O Curso de Oratória Jurídica e Tribunal do Júri objetiva desenvolver habilidades e competências de domínio da linguagem, tanto para a produção e organização de formas de argumentação, quanto para a o entendimento e identificação de emoções em ambientes forenses.

EXCLUSIVO PARA INGRESSANTES NA FDSM

A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os novos alunos (ingressantes) para o Curso de Extensão com o tema “Oratória Jurídica e Tribunal do Júri" que será coordenado e ministrado pelos Professores Dra. Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis e Me. Francisco José de Oliveira.

Ementa

Oratória jurídica e Tribunal do Júri. Comunicação. Argumentação. Linguagem técnica e emotiva. Debate. Casos concretos.

Profa. Dra. Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis
Expositora
Prof. Dra. Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis
Currículo Lattes

Possui graduação em Pedagogia pela PUC-Campinas (2004), mestrado em Educação pela PUC-Campinas (2007), graduação em Direito pela PUC-Campinas (2009) e doutorado em Educação pela UNICAMP (2012). Atualmente é professora da graduação e da pós graduação da Faculdade de Direito do Sul de Minas e da Faculdade de Educação da UNICAMP. Pesquisadora e líder do Laboratório de Políticas Públicas e Direitos Fundamentais (LabDirF/FDSM), bem como pesquisadora e vice-líder do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional - LaPPlanE da Faculdade de Educação. Secretária Geral da Sociedade Brasileira de Educação Comparada - SBEC, (gestão 2017-2019), hoje Primeira Secretária (gestão 2020-2021). Foi Coordenadora Associada do Curso de Pedagogia da FE/UNICAMP (gestão 2016-2017), atualmente é Coordenadora Associada do Curso de Licenciatura Integrada em Física e Química e Licenciaturas (gestão 2020-2022). No ano de 2014, foi professora convidada da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - FLACSO/Argentina junto à Área de Estudios Latinoamericanos -ADELA, bem como da Unidad de Pedagogía Universitaria y Didactica del Derecho da Universidad do Chile no ano de 2016. Possui projetos em parceria com as Universidades de Cardiff (Reino Unido) e Siegen (Alemanha). Tem experiência na área de Educação e Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas educacionais, sociais e ambientais; direito, hermenêutica e interpretação jurídica; formação docente e interdisciplinaridade.

Prof. Francisco José de Oliveira
Prof. Me. Francisco José de Oliveira
Currículo Lattes

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (1993). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná Atualmente é professor contratado da Faculdade de Direito do Sul de Minas, nas matérias de Direito de família e Contratos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: cônjuge, meação, regime de bens e sucessão.

Conteúdo Programático do Curso

Aula 01: 14/10/2020
Tema: Aspectos gerais da comunicação.

Aula 02: 21/10/2020
Tema: Composição do discurso: Ethos, Pathos e Logos.

Aula 03: 28/10/2020
Tema: Gêneros retóricos: político, judicial e epidítico.

Aula 04: 04/11/2020
Tema: Tipos de Argumentação, Linguagem técnica e emotiva.

Aula 05: 11/11/2020

Tema: Como vencer um debate sem ter razão.

Aula 06: 18/11/2020
Tema: Trabalhar situações de casos concretos.

*Sujeito a alterações.