EXCLUSIVO PARA INGRESSANTES NA FDSM

A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os novos alunos (ingressantes) para o Curso de Extensão com o tema “Direito, Arte e literatura: diálogos interdisciplinares" que será coordenado e ministrado pelos Professores Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre e Dr. Rafael Lazzarotto Simioni.

Ementa

O direito e as artes (lato sensu), no horizonte das disciplinaridades, são universos de inteligibilidade autônomos. No entanto, o cruzamento entre eles é absolutamente frutífero para se pensar os institutos jurídicos, a relação entre direito natural e direito positivo, a relação entre narratividade, tradição e normatividade etc. Este curso pretende explorar algumas dimensões dessa potencialidade.

Profa. Ana Carolina de Faria Silvestre
Expositora
Profa. Ana Carolina de Faria Silvestre
Currículo Lattes

Doutoranda em Ciências Jurídico-filosóficas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mestre e pós-graduada em Ciências Jurídico-filosóficas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Professora na Faculdade de Direito do Sul de Minas e no Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação. Gestora do Núcleo de Extensão da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Gestora de Relações Interinstitucionais na Faculdade de Direito do Sul de Minas. Autora e co-autora de artigos e livros publicados no Brasil, Portugal, Espanha, Itália e Inglaterra. Membro da rede em Didática e Pedagogia do Direito coordenada por Maria Francisca Elgueta e Eric Palma da Unidad de Pedagogía Universitaria y Didáctica del Derecho de la Universidad de Chile. Membro da Rede Brasileira de Direito e Literatura. Membro da International Research Collaborative network intitulada Law, Reason and Emotion. Membro da Collaborative Research Network intitulada Law and Emotion.

Prof. Rafael Lazzarotto Simioni
Coordenador da Pós-Graduação
Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni
Currículo Lattes

Pós-Doutor em Filosofia e Teoria do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2011), Doutor em Direito Público pela Unisinos (2008), Mestre em Direito pela UCS (2005) e graduação em Direito pela UCS. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas-FDSM e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade do Vale do Sapucaí-Univás. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da FDSM. Pesquisador-líder do Grupo de Pesquisa Margens do Direito (PPGD/FDSM). Teoria, filosofia e sociologia do direito são suas principais áreas de interesse.

Conteúdo Programático do Curso

AULA 1: 14/08/2020
Tema: Formação do Direito do Trabalho, princípios e fontes do Direito do Trabalho, elementos de caracterização da relação de emprego, conceito de empregado.

Aula 01: 05/11/2020
Tema: Livro “A guerra não tem rosto de mulher”, Svetlana Alexijevich: narratividade, tradição e normatividade.

Aula 02: 12/11/2020
Tema: Livro “Hamlet”, William Shakespeare: o mito da justiça perfeita.

Aula 03: 19/11/2020
Tema: Antígona, Sófocles: direito natural e/ou direito positivo.

Aula 04: 26/11/2020
Tema: Arte e direito: justiça e bem comum na “Allegoria del Buon Governo” de Ambrogio Lorenzetti.

Aula 05: 03/12/2020
Tema: Entre Themis e Athena: “A Justiça” de Alfredo Ceschiatti no STF.

Aula 06: 10/10/2020
Tema: Livro “A revolução das mulheres”, Aristófanes: as potencialidades/provocações convocadas pela comédia.

*Sujeito a alterações.