CONGRESSO: NIKLAS LUHMANN E OS 50 ANOS DO LIVRO SOCIOLOGIA DO DIREITO.

07/11/2022, 4ª feira, às 9h

Inscrições abertas para o Congresso Niklas Luhmann e os 50 anos do livro Sociologia do Direito, realizado pelo Grupo de Pesquisa Margens do Direito FDSM, cujo pesquisador-líder é o Prof. Pós-Doutor Rafael Lazzarotto Simioni, e Programas de Pós-Graduação das seguintes instituições: IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), UFG (Universidade Federal de Goiás), UFBA (Universidade Federal da Bahia), USP (Universidade de São Paulo), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e UniRitter.

A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o Congresso Niklas Luhmann e os 50 anos do livro Sociologia do Direito, realizado pelo Grupo de Pesquisa Margens do Direito FDSM, cujo pesquisador-líder é o Prof. Pós-Doutor Rafael Lazzarotto Simioni, e Programas de Pós-Graduação parceiros.

O Congresso será on-line, e contará com mesas redondas, apresentações de trabalhos, além de palestras com conferencistas renomados(as) ligados(as) à temática do evento.
das seguintes instituições: Unisinos, UFG, UFBA, USP, UFRJ e UniRitter.

EMENTA: Publicado originalmente em 1972, o livro "Sociologia do Direito", de Niklas Luhmann, foi um marco de transformação do pensamento jurídico ocidental. A noção de direito como generalização simbólica de expectativas normativas propiciou um novo olhar sobre a relação entre direito e sociedade, surpreendentemente não apenas para a dogmática jurídica tradicional, mas também para as diversas matrizes da sociologia jurídica e da teoria do direito. Com a incorporação dos conceitos de autopoiese, meio e forma, comunicação e paradoxo, a relação entre direito e sociedade se tornou mais complexa, abrindo novas possibilidades de se pensar o direito e a tensão entre constitucionalismo e democracia.

PROGRAMAÇÃO:

07/11
- 9h: Lucas Fucci Amato (PPG FDUSP), Fernanda Busanello Ferreira (PPG-IDH UFG), Guilherme de Azevedo (PPGD UNISINOS), e Cícero Krupp da Luz (PPGD FDSM).
- 14h: GTs Wálber Araújo Carneiro (PPGD UFBA), e Heroana Letícia Pereira (Doutoranda FDUSP).
- 19h: Celso Campilongo (PPG FDUSP).

Dia 08/11
- 9h: Juliana Neuenschwander Magalhães (PPGD UFRJ), Germano Schwartz (PPG UniRitter) e João Paulo Bachur (PPG IDP).
- 19h: Leonel Severo Rocha (PPGD UNISINOS).

ATENÇÃO: O link será enviado por WhatsApp na semana do evento.

ENVIAR MEU RESUMO

Evento 951 - CONGRESSO: NIKLAS LUHMANN E OS 50 ANOS DO LIVRO SOCIOLOGIA DO DIREITO.