CURSO "DIREITO, ARTE E LITERATURA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES"

03/10/2022 , às 2ªf e 3ªf, às 17h30

Inscrições abertas para o Curso híbrido com o tema "Direito, Arte e literatura: diálogos interdisciplinares" realizado pela FDSM e coordenado pelos Professores Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre e Dr. Rafael Lazzarotto Simioni.

A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos para o Curso híbrido com o tema "Direito, Arte e literatura: diálogos interdisciplinares" que será ministrado pelos Professores Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre e Dr. Rafael Lazzarotto Simioni.

Ementa: O direito e as artes (lato sensu), no horizonte das disciplinaridades, são universos de inteligibilidade autônomos. No entanto, o cruzamento entre eles é absolutamente frutífero para se pensar os institutos jurídicos, a relação entre direito natural e direito positivo, a relação entre narratividade, tradição e normatividade etc. Este curso pretende explorar algumas dimensões dessa potencialidade.

Conteúdo Programático:
- Livro "A guerra não tem rosto de mulher", Svetlana Alexijevich: narratividade, tradição e normatividade.
- Livro "Hamlet", William Shakespeare: o mito da justiça perfeita.
- Arte e direito: justiça e bem comum na "Allegoria del Buon Governo" de Ambrogio Lorenzetti.
- Livro "A revolução das mulheres", Aristófanes: as potencialidades/provocações convocadas pela comédia.
- Entre Themis e Athena: "A Justiça" de Alfredo Ceschiatti no STF.
- Antígona, Sófocles: direito natural e/ou direito positivo.
- Ponciá Vicêncio, Conceição Evaristo.
- A Balada de Adam Henry, Ian Mcewan.

O Curso será presencial e transmitido ao vivo pela internet na plataforma Webinarjam, com os links de acesso disponibilizados no Portal do Aluno.

As aulas estão previstas para ocorrer nos dias 03, 04, 17, 18, 24, 25 e 31/10 e 01/11/2022, às segundas e terças-feiras, das 17h30 às 18h30, no Salão do Tribunal do Júri. A gravação das aulas ficará disponível no Portal do Aluno por até 07 (sete) dias após o término do curso.

Evento 928 - CURSO 'DIREITO, ARTE E LITERATURA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES'