CLXXIX SIMPÓSIO "O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA: PRIMEIRA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA PARA COMPREENSÃO DO TRIBUNAL DO JÚRI NA JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL BRASILEIRA"

06/11/2021, sábado, às 10h

Inscrições abertas para o CLXXIX Simpósio com o tema "O caso dos exploradores de caverna: primeira experiência acadêmica para compreensão do Tribunal do Júri na jurisdição constitucional brasileira" sob a coordenação da Professora Mestra Fafina Vilela de Souza.

A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o CLXXIX Simpósio presencial e que será transmitido ao vivo com o tema "O caso dos exploradores de caverna: primeira experiência acadêmica para compreensão do Tribunal do Júri na jurisdição constitucional brasileira", sendo ministrado pelas Professoras Mestras Fafina Vilela de Souza e Maria Eunice de Oliveira Costa e pelos alunos representantes das turmas de Introdução ao Estudo do Direito II.

Ementa: Após as experiências teóricas iniciais no mundo jurídico, chega o momento de os acadêmicos do 2º período do curso de Direito na FDSM avaliarem a relevância da interdisciplinaridade da Teoria da Norma Jurídica. Isto se dará com a oportunidade de conhecer áreas mais práticas e a ampliação do conhecimento sobre a aplicação do Direito Penal sob o enfoque de diversas Ordens Jurídicas e, particularmente, do Ordenamento Jurídico no Estado Constitucional brasileiro. O ponto de partida será o resultado da leitura compartilhada do opúsculo O caso dos exploradores de caverna" - de Lon Luvois Fuller, que parte da premissa "Quem quer que, intencionalmente, prive a outrem da vida, será punido com a morte". Assim, o acadêmico poderá, por meio de veredictos justificados, colocar-se no lugar dos julgadores do texto base para a manifestação de seus veredictos de forma justificada, com base nos Direitos Fundamentais brasileiros, nos Atos de Justiça e nas possibilidades de novas leituras das normas jurídicas a partir dos princípios normativos.

A atividade ocorrerá no dia 06/11/2021, sábado, às 10h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e também será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.

Evento 812 - CLXXIX SIMPÓSIO 'O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA:  PRIMEIRA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA PARA COMPREENSÃO DO TRIBUNAL DO JÚRI NA JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL BRASILEIRA'