Logo FDSM

PALESTRA

10/04/2021, sábado, às 10h30.

Inscrições abertas para a Palestra on-line com o tema "Observatório de Direitos Humanos FDSM-Univás: narrativas de direitos humanos em tempos de pandemia" sob a coordenação das Professoras Mestra Ana Carolina de Faria Silvestre (FDSM) e Doutora Camila Claudiano Quina Pereira (Univás).


A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a palestra virtual e em tempo real com o tema "Observatório de Direitos Humanos FDSM-Univás: narrativas de direitos humanos em tempos de pandemia" que será ministrada pelas Professoras Mestra Ana Carolina de Faria Silvestre (FDSM) e Doutora Camila Claudiano Quina Pereira (Univás).

Ementa: O que são os Direitos Humanos? A partir de uma concepção moderno-iluminista, trata-se de direitos inerentes às pessoas humanas e acessíveis à reta razão. Todo ser humano, portanto, poderia, por meio de um exercício de índole racional, aceder aos mesmos direitos. Ainda que seja possível pensar, hoje, os direitos humanos a partir dessa perspectiva, a pergunta continua e as dificuldades que se impõem para respondê-la se hipertrofiam em um horizonte de pandemia. No Brasil, no dia em que se propõe este diálogo, mais de 300.000 pessoas morreram em decorrência da COVID-19. Há pessoas que desde o início da pandemia tiveram condições de seguir os protocolos sanitários recomendados pela OMS, conservando seus rendimentos e sua saúde. Outros, não puderam parar e enfrentam transporte público lotado, não higienizado, e encontram-se absolutamente expostos ao vírus. Muitos perderam o emprego e sobrevivem com o auxílio emergencial e outros auxílios governamentais e/ou provenientes da sociedade civil. Mulheres vítimas de violência necessitam partilhar o mesmo espaço, 24h por 24h/dia com seus agressores etc. As pandemias são várias, ou seja, diferentes pessoas experienciam de distintos modos este contexto de crise que nos atravessa. Neste ano, o observatório visará compreender o que são, efetivamente, a partir de uma perspectiva fenomenológica, os direitos humanos no Brasil (e no mundo) e as estratégias de enfrentamento das pessoas que tiveram seus direitos suspensos ou violados no contexto da pandemia da Covid 19. É possível explorar também a perspectiva dos atores legais sobre a crise sanitária.

Linha de pesquisa: Narrativas de Direitos Humanos: violações de direitos

A atividade será transmitida no Webinarjam no dia 10/04/2021, sábado, às 10h30.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.

INSCREVA-SE

 
Evento 746 - PALESTRA

Programas
de Bolsas e Financiamentos

A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.

Saiba mais
FIES

Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação

CREDIES

Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação

BOLSA SOCIAL

Programa de bolsas institucional com descontos de até 30% na mensalidade.

PMPA

Programa de Bolsa Estágio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre/MG com bolsas de até 80% na mensalidade.