OLIMPÍADA DE EMPREENDEDORISMO DE POUSO ALEGRE (OEPA): "MUNDO DIGITAL EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA"

24/10/2020

Inscrições abertas para a Olimpíada de Empreendedorismo de Pouso Alegre (OEPA) que neste ano terá como tema "Mundo digital em um contexto de pandemia" sob a coordenação dos Professores Mestra Ana Carolina de Faria Silvestre e Doutor Ricardo Alves de Lima.

A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos da graduação para participarem da Olimpíada de Empreendedorismo de Pouso Alegre (OEPA), um projeto em parceria com o NEMPA (Núcleo de Empreendedorismo de Pouso Alegre), associação constituída pela Prefeitura Municipal, Sebrae e ACIPA (Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre).

Resumo do Projeto: A OEPA possui caráter interdisciplinar e tem como objetivo construir pontes relacionais entre docentes, discentes, comunidade e empresas, possibilitando a realização de um trabalho que proporcione a integração da teoria e prática profissional.
Em 2020, o tema geral das olimpíadas será: Mundo digital em um Contexto de Pandemia. Os alunos da FDSM, de todos os períodos, poderão se inscrever individualmente ou em grupos de até 5 integrantes para participarem. Os alunos que se inscreverem individualmente serão alocados em grupos já constituídos na FDSM ou em IES parceiras. No ato da inscrição, deverão optar por um dos dois eixos que se seguem: mercado ou impacto social/empreendedorismo social.
Eixo mercado: Entende-se como proposta de mercado aquela que preenche um vácuo existente no mercado, visando inovar e alcançar uma margem de lucro na sua operação.
Eixo empreendedorismo/impacto social: Proposta de impacto social é aquela que atua para solucionar um problema da coletividade, podendo ser lucrativa ou simplesmente autossustentável.
Na vertente mercado, deverão propor uma ideia de negócio inovadora, lucrativa e viável em tempos de pandemia. Na vertente empreendedorismo/impacto social, deverão propor uma proposta que colabore para solucionar um problema da coletividade em um contexto de pandemia. No eixo empreendedorismo social/impacto social, pode-se propor soluções/projetos/propostas que visem melhorar processos já praticados em ONG´s ou instituições que atendam à comunidade e/ou que tenham impacto na comunidade.

Programação*:
10/07/2020: evento preparatório promovido pelo SEBRAE para que os alunos enviem o vídeo para concorrer à olimpíada.
10/08/2020: envio de um vídeo em formato para a avaliação da pré-banca formada pelo SEBRAE e pela Comissão de Investimento e Mentoria do NEMPA.
19/09, 26/09 e 03/10/2020: realização do AGITA que trata-se de um treinamento para os competidores com o objetivo trabalhar as ideias para a fase final.
24/10/2020: realização da OEPA.

*Sujeita a alterações.

As inscrições serão recebidas no e-mail extensao@fdsm.edu.br no período entre 26/05 e 19/06/2020. Favor, enviar nome completo, número de matrícula e telefone para contato.

EDITAL

Evento 614 - OLIMPÍADA DE EMPREENDEDORISMO DE POUSO ALEGRE (OEPA): 'MUNDO DIGITAL EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA'