CICLO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM SOCIOLOGIA GERAL E ANTROPOLOGIA

21/09, 09 e 23/11, sábado, às 09h.

Inscrições abertas para o Ciclo de Estudos Avançados em Sociologia Geral e Antropologia com o tema "TODA FORMA DE PODER É... UM REPENSAR DAS DINÂMICAS SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE BRASILEIRA" sob a coordenação do Professor Dr. Edson Vieira da Silva Filho.

A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos para o Ciclo de Estudos Avançados em Sociologia Geral e Antropologia com o tema "TODA FORMA DE PODER É... UM REPENSAR DAS DINÂMICAS SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE BRASILEIRA" que será ministrado pelo Professor Dr. Edson Vieira da Silva Filho e por seus monitores Lucas Souza Fuzari e Matheus Maciel Paiva.

Apresentação: O objetivo do Ciclo de Estudos Avançados em Sociologia Geral e Antropologia é resgatar e fomentar a discussão sobre as pesquisas e interpretações das dinâmicas sociais enquanto relações de poder, além de auxiliar os alunos do 2° período nesta mesma disciplina, atuando, portanto, como monitoria aos mesmos. Trazer aos alunos dos demais períodos a possibilidade de revisitar a matéria em uma dinâmica marcada por estratégias didáticas diferentes das utilizadas durante o curso. Isso ocorrerá, pois a estrutura do Ciclo de Estudos Avançados parte do conteúdo previsto no plano de ensino da disciplina. Contudo, buscando uma releitura mais ampla a partir de novas reflexões sobre o tema, abordagem de novos autores, uma abertura à multidisciplinariedade e debates após as exposições. Trata-se, portanto, de sedimentar este conhecimento lecionado em sala de aula e propiciar, aos alunos dos outros períodos da graduação, um resgate destes temas de suma importância atualmente baseada em uma proposta interativa.

Programa:
1. Antropologia: conceitos iniciais;
2. Pluralismo e movimentos étnicos culturais;
3. Sociologia e Conhecimento: racionalidade moderna e controle social;
4. Controle social;
5. Grupos Sociais;
6. Categorias sociais e os rótulos;
7. Processos Sociais, Status e Papel Social;
8. A Organização Social na Explicação dos Clássicos;
9. Globalização e pós-modernidade: a fratura na racionalidade moderna.

O Ciclo de Estudos iniciará no dia 21/09/2019, sábado, das 09h às 11h, na sala de aula do 8º período B, localizada no terceiro piso do prédio sede desta instituição.

Os encontros estão previstos para ocorrer nas seguintes datas: 21/09; 05/10 e 23/11/2019.

Vagas limitadas.

Evento 538 -  CICLO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM SOCIOLOGIA GERAL E ANTROPOLOGIA