Logo FDSM

SEMINÁRIO PRESENCIAL: SEMANA DA MULHER DO DIRETÓRIO ACADÊMICO PROFESSOR JORGE BELTRÃO.

09/03/2026, segunda-feira, às 18h

Inscrições abertas para o seminário "Semana da Mulher" do Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão realizado na modalidade presencial, com o apoio desta instituição de ensino.


A Faculdade de Direito do Sul de Minas e o Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão convidam todos os acadêmicos e a comunidade para o seminário "Semana da Mulher" que será ministrado pelos convidados Luciene Melo, Larissa Machado e Rodrigo Cavassoni.

Ementa: O evento tem como objetivo fomentar o debate acadêmico e social acerca das múltiplas formas de violência e desigualdade enfrentadas pelas mulheres na sociedade contemporânea. O evento abordará, sob uma perspectiva jurídica e interdisciplinar, temas como "Mulheres Negras e o Sistema Penal: Entre a Invisibilidade e a Punição", analisando a seletividade penal e o impacto do racismo estrutural; "Violência Doméstica: Quebrando o Silêncio", com enfoque nos mecanismos legais de proteção e enfrentamento, e apresentação de um novo projeto desenvolvido na Delegacia de Polícia de Pouso Alegre; e "Violência e Assédio no Ambiente de Trabalho", discutindo práticas discriminatórias, responsabilização e instrumentos de tutela dos direitos fundamentais.

A atividade ocorrerá nos dias 09, 10 e 11/03/2026, segunda a quarta-feira, a partir das 18h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição. Segue programação completa.

Programação:
09/03/2026 às 18h
- Palestra 01: Mulheres Negras e o Sistema Penal: entre a invisibilidade e a punição com a egressa e advogada Luciene Melo.

10/03/2026 às 18h
- Palestra 02: A Violência e o Assédio das Mulheres no Ambiente de Trabalho com a egressa e advogada Larissa Machado.

11/03/2026 às 18h
- Palestra 03: Violência Doméstica: quebrando o silêncio (e apresentação do Projeto VIRA) com o Delegado da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais Doutor Rodrigo Cavassoni.

Carga Horária: até 15 horas de atividades complementares (05 horas para cada dia).


Vagas limitadas.

 
Evento 1314 - SEMINÁRIO PRESENCIAL: SEMANA DA MULHER DO DIRETÓRIO ACADÊMICO PROFESSOR JORGE BELTRÃO.

Programas
de Bolsas e Financiamentos

A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.

Saiba mais
FIES

Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação

CREDIES

Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação