Desapropriação:uma abordagem histórica da intervenção do estado na propriedade privada

Autores

  • Larissa Faria de Souza
  • Demétrius Amaral Beltrão Faculdade de Direito do Sul de Minas

Resumo

O presente artigo tem por objetivo geral fazer uma análise da desapropriação como intervenção máxima do Estado na propriedade privada. Nesse contexto será realizada uma abordagem histórica acerca da propriedade a fim de se demonstrar a evolução do pensamento humano e do Direito com relação ao instituto. Na sequência apresentar-se-á como o direito à propriedade foi introduzido ao ordenamento jurídico brasileiro a partir de um apontamento histórico constitucional. Com vistas a compreender a intervenção do Estado frente ao direito de propriedade tratar-se-á da função social da propriedade bem como do poder de polícia como instrumento de atuação estatal e, por fim, analisar-se-á o instituto da desapropriação. A partir do método analítico e da pesquisa bibliográfica, tenciona-se problematizar o instituto da desapropriação em contraposição ao direito de propriedade, no contexto de um Estado Social e Democrático de Direito, possibilitando aos entes públicos atuarem de modo a preterir o direito de propriedade em razão do interesse social.

Biografia do Autor

Larissa Faria de Souza

Mestranda em Direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas – FDSM. Bolsista da CAPES. Gerente do Departamento Contencioso da Procuradoria do Município de Pouso Alegre. Advogada.

Demétrius Amaral Beltrão, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Professor Titular da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Doutor e Mestre em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Direito Público da Pontifícia Universidade Católica de Poços de Caldas - PUC/MG. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário - IBET. Procurador-Geral do Município de Pouso Alegre - MG. Advogado.

Downloads

Publicado

2022-07-19

Edição

Seção

Dos Artigos Originais