Insuficiência de recursos financeiros em detrimento do implemento das garantias constitucionais e a efetivação de direitos no sistema carcerário brasileiro

Autores

  • Samuel Rosa Carlos
  • Angelo Junqueira Guersoni Faculdade de Direito do Sul de Minas
  • Wanderson Gomes de Oliveira Faculdade de Direito do Sul de Minas

Resumo

O presente artigo aborda o tema relacionado à insuficiência de recursos financeiros em detrimento ao implemento das garantias constitucionais e a efetivação de direitos no sistema carcerário brasileiro. Nesse sentido, propõe-se a analisar desde a evolução histórica das penas ao longo dos anos, passando pelo instituto da execução penal e alcançando a problemática relativa à insuficiência de recursos financeiros no cárcere. Na intenção de estabelecer um maior entendimento à problemática, dados são apresentados e, para tese comparativa, usado o valor investido no sistema educacional brasileiro. Nessa toada, configurada a discrepância existente, deve-se analisar os direitos e garantias constitucionais e legalmente impostos ao apenado poderiam, de alguma forma, ser concretizados, e a resposta é negativa. Ainda, visa questionar, conjuntamente, e desenvolver um entendimento relacionado à desigualdade social vivenciada, a qual desencadeia um looping na vida de determinadas esferas da sociedade, marginalizadas, alcançando-se ao fim o descumprimento da finalidade da pena.

Biografia do Autor

Angelo Junqueira Guersoni, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Professor Adjunto da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Mestre em Direito da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Especialista em Direito Social e Biodireito da Universidade Salesiana de Lorena - UNISAL. Especialista em Contratos Mercantis e Direito Civil da Universidade de São Paulo - USP. Oficial Titular de Cartório Extrajudicial de Pessoas Naturais.

Wanderson Gomes de Oliveira, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Professor Adjunto da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Mestre em Direito do Centro Universitário Salesiano - UNISAL. Especialista em Direito Processual da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Especialista Direito Público do Centro Universitário Newton Paiva, em convênio com a Associação dos Magistrados Estaduais - ANAMAGES. Advogado.

Downloads

Publicado

2022-07-19

Edição

Seção

Dos Artigos Originais