A figura do inimigo e o encarceramento em massa: considerações sobre racismo estrutural e direito penal no Brasil

Autores

  • Marcela Modesto Fermino
  • Glícia Paula Resende Universidade José do Rosário Velano - UNIFENAS - Campus Campo Belo/MG
  • Edson Vieira da Silva Filho Faculdade de Direito do Sul de Minas

Resumo

O presente trabalho possui o objetivo de analisar e demonstrar o fato de que a ideologia racista e o racismo estrutural estão presentes no cotidiano do sistema penal. Para tanto, será utilizado como marco teórico principal as obras O Inimigo no Direito Penal, de Zaffaroni, e Encarceramento em Massa, de Juliana Borges. Na primeira, o autor diz que há um estereótipo de indivíduo (geralmente de classe periférica) e que este é perseguido e rotulado de inimigo, tanto pelo Estado quanto pela sociedade. Na segunda, a autora traz dados e informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Informações e Estatísticas do Sistema Penitenciário para comprovar que, comumente, há uma perseguição sobre as pessoas negras pelo sistema penal, e isso pode ser observado pelos números do cárcere.

Biografia do Autor

Marcela Modesto Fermino

Mestranda em Direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Bolsista da CAPES. Membra dos Grupos de Pesquisa do CNPq Razão Crítica e Justiça Penal e Estado e Administração Pública.

Glícia Paula Resende, Universidade José do Rosário Velano - UNIFENAS - Campus Campo Belo/MG

Professora na Universidade José do Rosário Velano - UNIFENAS - Campus Campo Belo/MG. Mestra em Direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Especialista em Criminologia da Pontifícia Universidade Católica - PUC/Minas. Especialiasta em Direito Civil da Universidade Cândido Mendes - UCAM. Membra do Grupo de Estudos Razão Crítica e Justiça Penal. Membro da ABRACRIM. Presidente da 120ª Subsecção da OAB/MG. Advogada.

Edson Vieira da Silva Filho, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Professor Titular da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Presidente da Fundação Sul Mineira de Ensino - FSME. Pós-Doutorado na Universidade Vale do Rio Sinos - UNISINOS. Doutor em Direito na Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Direito na Universidade São Francisco. Coordenador do Grupo de Pesquisa Razão Crítica e Justiça Penal. Delegado de Polícia aposentado do Estado de Minas Gerais. Advogado.

Downloads

Publicado

2022-07-19

Edição

Seção

Dos Artigos Originais