Justiça digital: uso da tecnologia para amenizar os efeitos da pandemia de covid 19

Autores

  • Francimeire Nascimento de Souza Centro Universitário de Brasília - UNICEUB
  • Paulo Afonso Cavichioli Carmona Centro Universitário de Brasília - UNICEUB http://orcid.org/0000-0002-7715-3983

Resumo

 Este artigo busca demonstrar, como a tecnologia da informação vem alterando e modernizando o funcionamento do sistema de justiça brasileiro. Primeiramente, será analisado os avanços das revoluções tecnológicas até a consolidação do Governo Eletrônico ou também denominado Governo Digital na Administração Pública Brasileira. Após busca entender como a tecnologia tem mudado o sistema de Justiça através da consolidação da Justiça Digital. Dentro desse cenário busca sintetizar um histórico do avanço da tecnologia da informação no Poder Judiciário, desde as primeiras iniciativas tecnológicas até as atuais e revolucionárias soluções implantadas para modernizar a justiça. Na sequência, pretende-se apresentar as principais medidas tomadas pelo Judiciário frente à crise sanitária causada pela COVID 19, dessa forma analisa como a tecnologia da informação contribuiu para a continuidade e prestação da atividade jurisdicional. 

Biografia do Autor

Francimeire Nascimento de Souza, Centro Universitário de Brasília - UNICEUB

Mestranda em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, UniCEUB. Cursando Especialização em Direito Digital pelo Instituto New Law – Uniftec, Brasil. Especialista em Direito Público: Constitucional, Administrativo e Tributário pela Universidade Estácio de Sá. Bacharel em Direito pela Universidade Nilton Lins. Advogada.  

Paulo Afonso Cavichioli Carmona, Centro Universitário de Brasília - UNICEUB

Pós-doutorado pela Università del Salento, Lecce, Itália (2020); Doutor em Direito Urbanístico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2012), Mestre em Direito Urbanístico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2006), graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (1995). Professor Titular de Direito Administrativo e Urbanístico do Programa de Mestrado/Doutorado de Direito e Políticas Públicas e do Mestrado de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Brasília (UNICEUB). Líder do Grupo de Pesquisa em Direito Público e Política Urbana - GPDDPU (UNICEUB). Professor de Direito Administrativo e Urbanístico dos cursos de Especialização da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (FESMPDFT). Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Urbanístico, Administrativo, Constitucional, Previdência Complementar, Ambiental, Penal e Violência Urbana. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), do qual foi Coordenador do Centro-Oeste (mandatos 2013-2017). Foi membro do Conselho Deliberativo do Funpresp-Jud (mandatos 2012-2017). Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) desde abril de 2000, atualmente titular da 7ª Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal. Membro do IDASAN - Instituto de Direito Administrativo Sancionador. Membro correspondente do Instituto de Direito Administrativo do Rio de Janeiro - IDARJ.   

Downloads

Publicado

2022-07-19

Edição

Seção

Dos Artigos Originais