O paralelo entre a literatura e o direito penal: um estudo sobre a correlação da produção literária paranasiana do fim do século XIX e da deficiente crítica criminológica

Autores

  • Edson Vieira da Silva Filho Faculdade de Direito do Sul de Minas
  • Janaína Bernardo Cepelo

Resumo

O artigo visa o estudo da correlação entre direito penal moderno e o Parnasianismo. A pesquisa desenvolve-se na apreciação desse movimento literário no Brasil, perpassando por sua contextualização no mundo moderno e sua deficiente crítica social, e em seguida, por sua característica marcante, o excessivo apego ao rigor formal. Concomitantemente, há a conceituação da criminologia moderna que pregava uma moral burguesa padronizada e extremamente generalista. Durante todo o desenvolvimento busca-se realizar uma análise multidisciplinar conciliando as ciências criminológica e literária justamente na medida em que ambos pregam um indivíduo idealizado. Nessa ótica, Alessandro Baratta e Nilo Batista são referenciais teóricos para o desenvolvimento desse artigo que objetiva mais que tão somente um estudo sobre as discriminatórias práticas penais modernas, como também visa criar um paralelo entre esse e o movimento literário Parnasiano, traçando o caminho para a superação da realidade alienatória a partir da criminologia crítica contemporânea desses dois autores.

Biografia do Autor

Edson Vieira da Silva Filho, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Professor Titular da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Presidente da Fundação Sul Mineira de Ensino - FSME. Pós-Doutorado na Universidade do Vale do Rio Sinos - UNISINOS. Doutor em Direito da Universidade Estácio de Sá - UNESA. Mestre em Direito da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Direito da Universidade São Francisco. Delegado de Polícia aposentado do Estado de Minas Gerais. Advogado.

Downloads

Publicado

2020-12-12

Edição

Seção

Dos Artigos Originais