A trajetória ao direito de paridade política de gênero no México

Autores

  • Gabriela Maria Barbosa Faria
  • Cícero Krupp da Luz Faculdade de Direito do Sul de Minas

Resumo

A participação das mulheres na política mexicana é um exemplo raro no cenário político internacional. As medidas afirmativas adotadas destacam-se pelos avanços e conquistas obtidos nos últimos anos. O artigo é dividido em três partes, com objetivos específicos: a primeira se destina a realizar um breve apontamento histórico sobre a condição e a luta da mulher mexicana em busca de igualdade de gênero, demonstrando como a desigualdade existente atrasou e dificultou o reconhecimento da condição de sujeito de direitos para as mulheres. A segunda parte analisa quais foram as medidas adotadas no país visando uma maior representatividade das mulheres na política. E, por fim, como as medidas afirmativas adotadas, conjuntamente com o sistema eleitoral do país, contribuíram para a constitucionalização da paridade de gênero em todos os âmbitos, em 2019.

Biografia do Autor

Gabriela Maria Barbosa Faria

Mestra em Direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Especialista em Direito Público da Faculdade Legale - FALEG. Especialista em Direitos Humanos e Interseccionalidades da Escola Mineira de Direito - EMD.

Cícero Krupp da Luz, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Professor Titular de Pós-Graduação da Faculdade de Direito do sul de Minas - FDSM. Doutor em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Direito Público da Universidade do Vale do Rio Sinos - UNISINOS. Advogado.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

Dos Artigos Originais