A (i)legitimidade das centrais sindicais para o controle concentrado de constitucionalidade

Autores

  • André de Carvalho Ribeiro
  • Demétrius Amaral Beltrão Faculdade de Direito do Sul de Minas

Resumo

Mediante o desenvolvimento de pesquisa na base de jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), buscamos identificar os precedentes daquele Tribunal quanto à (i)legitimidade das centrais sindicais para o controle concentrado de constitucionalidade, tendo por objetivos (i) inferir as razões dos votos proferidos e (ii) observar a ocorrência de argumentos favoráveis e contrários ao enquadramento das centrais como entidades de classe de âmbito nacional. Para serem alcançados os objetivos, esta pesquisa empírica, de natureza qualitativa, utiliza uma metodologia analítica de investigação e uma técnica de pesquisa documental e bibliográfica. Infere-se, pela análise desenvolvida, que a problemática do enquadramento das centrais sindicais como entidades de classe de âmbito nacional encontra-se no plano da indeterminação da linguagem, de modo que a expressão “entidade de classe”, por não dispor de um conceito normativo, deve ser compreendida da forma como se apresenta no campo de sua manifestação concreta.

Biografia do Autor

André de Carvalho Ribeiro

Mestre em Direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas – FDSM. Especialista em Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – TRT2.

Demétrius Amaral Beltrão, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Professor Titular de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Doutor e Mestre em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Direito Público da Pontifí­cia Universidade Católica de Poços de Caldas - PUC/Minas. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário - IBET. Procurador-Geral do Municí­pio de Pouso Alegre - MG. Advogado.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

Dos Artigos Originais