Logo FDSM

Notícias

Ano de Publicação: 2024 2023 2022 2021 2020 2019

2024

Novembro

Na sexta-feira, 08 de novembro, o Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão e a FDSM concluíram com sucesso o terceiro e último dia do I Curso de Investigação Criminal, voltado para acadêmicos e membros da comunidade interessados no aprofundamento dos métodos investigativos e do papel da perícia em casos de homicídio.

 

Para encerrar o curso, a Professora de Medicina Legal e Médica Dra. Fiorita Gonzales Lopes Mundim conduziu a aula com o tema "A importância da Medicina Legal no crime de homicídio". A palestra abordou o papel da medicina legal na coleta de provas para o inquérito policial, destacando como exames e laudos médico-legais contribuem para o entendimento das causas e dinâmicas dos crimes de homicídio. Dra. Fiorita compartilhou sua experiência proporcionando uma visão detalhada das etapas de análise, e a relevância da atuação técnica em casos complexos.

 

Nos dois primeiros dias do curso, os participantes também tiveram a oportunidade de ouvir o Delegado Rodrigo Cavassoni de Souza e a Perita Criminal Carol Drummond Sampaio, que trouxeram valiosas lições sobre o inquérito policial e a preservação do local de crime, respectivamente. O evento reuniu um grande número de acadêmicos no Salão do Tribunal do Júri, proporcionando discussões enriquecedoras e ampliando o entendimento sobre as contribuições da perícia e da investigação criminal no combate ao crime.

 

O aluno Victor Hugo Ribeiro realizou a abertura dos trabalhos, representando o Diretório Acadêmico.

 

O Prof. Cristiano Thadeu e Silva Elias, a Dra. Fiorita Mundim e o aluno Victor Hugo Ribeiro.

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Com o apoio da FDSM, o Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão promoveu nesta quinta-feira, 07 de novembro, o segundo dia do I Curso de Investigação Criminal. Voltado para acadêmicos e a comunidade, o curso é gratuito e ocorre a partir das 18h, no Salão do Tribunal do Júri da instituição.

 

No segundo dia do evento, a Perita Criminal Carol Drummond Sampaio ministrou a aula "Perícia Criminal: Importância da preservação do local do crime no crime de homicídio". A especialista trouxe uma análise prática de como o trabalho pericial é fundamental para garantir que as evidências no local do crime sejam preservadas e corretamente interpretadas, contribuindo para o esclarecimento de casos de homicídio.

 

O objetivo do I Curso de Investigação Criminal do Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão é abordar a atuação das perícias e da medicina legal em locais de crime, oferecendo uma visão detalhada da coleta e análise de provas em inquéritos policiais. O curso completa sua programação com o terceiro encontro nesta sexta-feira, dia 08 de novembro, que contará com a presença da Professora de Medicina Legal Dra. Fiorita Gonzales Lopes Mundim.

 

Informações: clique aqui.

Fotos: A Dupla Produções

 

A aluna Giovana Bonini, do Diretório Acadêmico, realizou a abertura do evento. 

 

A perita criminal Carol Drummond Sampaio em sua apresentação no curso.

 

Evento lotou o Salão do Júri da FDSM. 

 

A Profª Ma. Maria Eunice Costa, a perita Carol Drummond Sampaio e a aluna Giovana Bonini.

 

Alunos do Diretório Acadêmico com a palestrante Carol Driummond e a Profª Maria Eunice.



Acessar notícia

O Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, com o apoio da FDSM, está promovendo nesta semana o I Curso de Investigação Criminal. Realizado no Salão do Tribunal do Júri da instituição, o curso visa proporcionar uma visão aprofundada sobre o papel essencial da perícia criminal nos casos de homicídio, reunindo renomados especialistas para compartilhar seus conhecimentos e experiências.

 

A primeira aula, ministrada pelo Delegado da Polícia Civil Rodrigo Cavassoni de Souza, abordou "A importância do Inquérito Policial nos crimes de homicídio", destacando a complexidade e a relevância das investigações no combate à impunidade. A presença e interação dos participantes evidenciam o interesse e a necessidade de aprofundamento neste campo para futuros profissionais do Direito e da investigação criminal.

 

O curso, que se estende até o dia 08/11, contará ainda com as contribuições da Perita Criminal Carol Drummond, que discutirá hoje (07/11) a "Importância da preservação do local do crime no crime de homicídio", e da professora de Medicina Legal Dra. Fiorita Gonzales Lopes Mundim, que fechará o evento com uma aula sobre "A importância da Medicina Legal no crime de homicídio".

 

Informações: clique aqui.

Fotos: A Dupla Produções

 

A aluna Mayara Turchetti, vice-presidente do Diretório Acadêmico, abriu os trabalhos do curso.

 

 

O Delegado da Polícia Civil Rodrigo Cavassoni de Souza em sua apresentação.

 

 

 

As alunas Jéssyca Martins e Mayara Turchetti, o Prof. Me. Altair Motta Machado e o palestrante, Dr. Rodrigo Cavassoni.



Acessar notícia

Outubro

Com duas grandes palestras focadas em temas contemporâneos do Direito Penal, a FDSM encerrou com sucesso, na noite da última 6ª feira, 25 de outubro, o XXIV Congresso Jurídico, realizado em parceria com o Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão. O evento foi prestigiado por alunos, egressos, autoridades e professores da instituição.

 

A primeira palestra, intitulada Crime Organizado Transnacional: uma Perspectiva a partir do Brasil, foi conduzida pelo Dr. Christian Viana, que destacou a complexidade do crime organizado em um contexto global, abordando seus reflexos diretos no Brasil e os desafios enfrentados pelas instituições nacionais para combatê-lo.

 

Em seguida, o Dr. Christiano Gonzaga trouxe uma reflexão instigante sobre o tema Perspectivas das Ciências Criminais numa Sociedade Líquida, analisando o impacto da modernidade líquida nas relações sociais e nos sistemas de justiça penal, além de propor caminhos inovadores para enfrentar a volatilidade das novas dinâmicas criminais.

 

Ao final das palestras, foi servido um coquetel aos alunos e participantes, criando um ambiente descontraído para debates e trocas de ideias entre os profissionais e futuros juristas.

 

O XXIV Congresso Jurídico da FDSM contou com o patrocínio da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais e Editora Dialética.

 

Fotos: A Dupla Produções

 

Palestra com o Dr. Christian Viana, sobre o tema "Crime Organizado Transnacional: uma Perspectiva a partir do Brasil".

 

Palestra com o Dr. Christian Viana.

 

Palestra com o Dr. Christian Viana.

 

Palestra com o Dr. Christiano Gonzaga, sobre o tema "Perspectivas das Ciências Criminais numa Sociedade Líquida".

 

 

Evento lotou o Salão Nobre da FDSM.

 

Autoridades, professores, alunos e egressos com os palestrantes.

 

Autoridades e professores da FDSM com os palestrantes Dr. Christiano Gonzaga e Dr.. Christian Viana.

 

Autoridades e professores da FDSM, palestrantes, egressos e membros do Diretório Acadêmico. 

 

Coquetel de encerramento do Congresso.

 



Acessar notícia

No dia 25 de outubro, o XXIV Congresso Jurídico da FDSM, realizado em parceria com o Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, trouxe aos participantes uma análise detalhada sobre o tema Jogos de Azar e Lavagem de Dinheiro no Brasil: Aspectos Cíveis e Criminais do Caso Deolane, durante o Minicurso 02, ministrado pelo Prof. Me. Gustavo Silva Xavier.

 

O evento contou com a participação do Prof. Dr. Hamilton da Cunha iribure Júnior como coordenador, e do aluno Pedro Silva como representante do Diretório Acadêmico. Foram abordadas questões complexas sobre a legalidade e os impactos dos jogos de azar no país, além das implicações cíveis e criminais associadas ao fenômeno da lavagem de dinheiro, com foco em um dos casos mais midiáticos do ano, envolvendo a figura de Deolane.

 

Ao longo do minicurso, o professor apresentou um panorama jurídico sobre o tema, explorando o embasamento legal e a interpretação dos tribunais brasileiros em relação aos jogos de azar, além de examinar os métodos e desafios no combate à lavagem de dinheiro no setor. A atividade despertou grande interesse entre os alunos, promovendo um espaço de reflexão crítica sobre como esses temas são abordados no sistema jurídico atual. Ao final, foram sorteados livros entre os participantes.

 

O Prof. Me. Gustavo Silva Xavier, egresso da graduação e mestrado da FDSM.

 

O aluno Pedro Silva, o Prof. Me . Gustavo Xavier e o Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Jr.

 

Momento do sorteio de livros.

 

Momento do sorteio de livros.

 

Momento do sorteio de livros.



Acessar notícia

Na manhã desta 6ª feira, 25, o Congresso Jurídico da FDSM, realizado em parceria com o Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, trouxe aos participantes uma palestra sobre "Desjudicialização por Meio das Serventias Extrajudiciais", conduzida pela Profª Mª Lívia de Almeida Carvalho. A palestrante, que é Oficial de Registro de Imóveis de Pouso Alegre e reconhecida por sua ampla experiência na área, abordou os avanços e os benefícios do uso das serventias extrajudiciais como alternativas para desafogar o sistema judiciário.

 

Durante o evento, Lívia detalhou as possibilidades de resolução de conflitos por meio dos cartórios extrajudiciais, que oferecem alternativas ágeis e eficazes para cidadãos e empresas. Foram discutidos os ganhos em eficiência e celeridade processual, além do papel fundamental das serventias extrajudiciais na facilitação de serviços como reconhecimento de firma, registros de imóveis, e até mediações e conciliações extrajudiciais.

 

A palestra contou com a presença de estudantes, professores e profissionais da área jurídica, constituindo-se em um espaço valioso de aprendizagem e atualização para os participantes e promovendo uma visão ampla sobre a importância da desjudicialização no Brasil e as vantagens para o cidadão e o sistema jurídico. 

 

 

A palestrante Lívia Carvalho falou sobre Desjudicialização por Meio das Serventias Extrajudiciais.

 

Evento contou com a presença de alunos, egressos e profissionais da área jurídica.

 

 

O vice-diretor, Prof. Me. José Augusto de Carvalho Neto, a palestrante e o aluno Pedro Henrique Silva, representante do Diretório Acadêmico.

 

O aluno Pedro Henrique fez a entrega da placa de homenagem à palestrante.

 



Acessar notícia

Na noite de quinta-feira, 24 de outubro, o XXIV Congresso Jurídico da FDSM, realizado em parceria com o Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, promoveu um painel sobre o tema “As Provas Digitais e a Inteligência Artificial na Área Trabalhista”. A palestra foi ministrada pelo renomado Prof. Me. Élisson Miessa, Procurador do Trabalho e especialista na área, que discutiu as transformações tecnológicas na prática jurídica trabalhista e o uso crescente de provas digitais e Inteligência Artificial (IA) em processos judiciais.

 

O painel foi coordenado pelo Prof. Murillo Franco Camargo, Juiz do Trabalho, com a participação da aluna Giovana Bonini, representante do Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão. Também estiveram presentes o Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende, diretor da FDSM, o vice-diretor, Prof. José Augusto de Carvalho Neto, o coordenador da graduação, Prof. Elias Kallás Filho, além de professores, autoridades, egressos, profissionais da área jurídica e alunos da graduação.

 

Dr. Élisson Miessa explorou as oportunidades e os desafios trazidos pela utilização de provas digitais, como e-mails e registros de acesso, nos processos trabalhistas, ressaltando a importância da autenticidade e da integridade desses elementos no contexto judicial. Também discutiu as implicações éticas e legais do uso da IA, destacando os impactos da automação na proteção de dados e direitos dos trabalhadores. 

 

Ao final da palestra, livros do Dr. Miessa foram sorteados entre os presentes, encerrando a noite com grande entusiasmo e proporcionando aos participantes a oportunidade de aprofundarem seus estudos nos temas abordados.

 

 

Fotos: A Dupla Produções

 

O palestrante, Prolf. Élisson Miessa.

 

Evento foi prestigiado por alunos e egressos da FDSM, além de professores e autoridades locais.

 

O tema abordado foi "As Provas Digitais e a Inteligência Artificial na Área Trabalhista". 

 

Palestra lotou o Salão do Júri.

 

O Prof. Me. Murillo Franco Camargo abriu os trabalhos da noite.

 

 

 

A aluna Giovana Bonini realizou a entrega da placa de homenagem ao palestrante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O coordenador da graduação, Prof. Elias Kallás Filho, o vice-diretor, Prof. José Augusto de Carvalho Neto, o diretor, Prof. Luiz Otávio de O. Rezende, o palestrante, Prof. Élisson Miessa, o Prof. Murillo Franco Camargo e a aluna Giovana Bonini.

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Na tarde desta 5ª feira, 24, foi realizado o minicurso “Reforma Tributária na Prática: Desafios e Possibilidades”, como parte da programação do XXIV Congresso Jurídico da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). O evento foi ministrado pela Dra. Bianca Tito, especialista na área tributária, e reuniu estudantes, professores e profissionais do direito, interessados em compreender os impactos e desafios da atual proposta de reforma tributária no Brasil.

 

Durante o minicurso, Dra. Bianca abordou temas essenciais para o entendimento das mudanças propostas no sistema tributário nacional, oferecendo uma análise detalhada sobre as oportunidades que podem surgir com a reforma e os principais desafios a serem enfrentados por contribuintes, advogados e empresas. 

 

O minicurso destacou-se pela abordagem clara e objetiva da palestrante, que explicou como a reforma pode afetar diferentes setores econômicos, enfatizando aspectos práticos da transição tributária e suas consequências no cotidiano empresarial. Ao final, a palestrante esclareceu dúvidas dos participantes.

 

O evento foi coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Alem Mello Ferreira e contou com a participação da acadêmica Ludmila Laudares como representante do Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, parceiro na realização do XXIV Congresso Jurídico. O evento acontece até sexra-feira, 25 de outubro. Informações e inscrições: clique aqui.

 

A Profª Dra. Bianca Tito em seu minicurso, acompanhada pelo Prof. Dr. Rafael Alem e a aluna Ludmila Laudares.

 

Minicurso foi prestigiado por alunos e egressos da FDSM.

 

 

Momento da entrega da placa de homenagem à professora.

 



Acessar notícia

Na manhã desta quinta-feira, 24 de outubro de 2024, a FDSM, em parceria com o Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, abriu as atividades do XXIV Congresso Jurídico com a jurista Dra. Vanna Cabral, que minisitrou a palestra "Verdade X Prova: Para que serve a prova no Processo Civil". O evento, realizado no Salão do Júri, reuniu estudantes e profissionais do Direito em torno de um tema central para a justiça processual.

 

O painel contou com a coordenação da Profª Ma. Marina Vieira, e a participação da acadêmica Ana Gabriela Onisto. Durante sua exposição, a Dra. Vanna Cabral destacou a importância da prova como meio para a construção da verdade processual, permitindo que o juiz tenha embasamento sólido para suas decisões. A jurista explorou como a prova influencia diretamente a justiça e a imparcialidade nas decisões judiciais.

 

Esse painel marcou o primeiro de uma série de palestras e minicursos que continuarão ao longo do Congresso Jurídico, reafirmando a parceria entre a FDSM e o Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão na promoção de eventos de grande relevância acadêmica e jurídica.

 

Mais informações e inscrições para o Congresso: clique aqui.

 

A palestrante, Profª Vanna Cabral, acompanhada pelos professores Ma. Marina Vieira e Me. Luís Tarcísio de Paiva Costa, e os alunos representantes do Diretório Acadêmico.

 

A Profª Vanna Cabral falou sobre o tema "Verdade X Prova: Para que serve a prova no Processo Civil". 

 

Evento foi prestigiado por alunos e egressos da FDSM.

 

 

 

A aluna ana Gabriela Onisto, representante do Diretório Academico, entregou a placa de homenagem à Profª Vanna Cabral.

 



Acessar notícia

A Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) iniciou na noite desta 4ª feira, dia 23 de outubro, o XXIV Congresso Jurídico, realizado em parceria com o Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão. A palestra de abertura foi ministrada pelo renomado jurista Flávio Tartuce, relator da Reforma do Código Civil. O evento foi prestigiado por alunos, professores, egressos e autoridades locais.

 

Em sua fala, o Prof. Flávio Tartuce compartilhou uma visão geral sobre a Reforma do Código Civil abordando temas cruciais, como os conceitos básicos do Direito Digital, a responsabilidade civil em plataformas digitais, além de questões ligadas ao patrimônio digital, entre outros pontos. O jurista destacou também as mudanças significativas no Direito de Família, onde se buscou consolidar as posições majoritárias dos tribunais e da jurisprudência do STJ. E também mencionou o impacto dessas mudanças na modernização do Código Civil e a necessidade de adaptação às novas demandas da sociedade digital.

 

Concluindo a palestra, o jurista enfatizou aos alunos a importância da dedicação à leitura e aos estudos, e a alta qualidade do ensino ministrado na FDSM. "É uma honra estar na FDSM, uma instituição de grande prestígio e comprometida com a formação de excelência. Fico muito satisfeito em poder compartilhar essas mudanças no Código Civil nesta casa onde já estive por diversas vezes, com um público interessado e engajado. Aqui se respira o Direito", destacou.

 

O Diretor da FDSM, Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende, comemorou o sucesso do evento: "Receber o jurista Flávio Tartuce é uma enorme satisfação para nós. Sua participação enriquece o nosso Congresso e proporciona um debate de altíssimo nível, conectando nossos alunos e a comunidade jurídica com as mais recentes inovações e atualizações do Direito no Brasil", concluiu.

 

A palestra de Flávio Tartuce abriu oficialmente o Congresso Jurídico da FDSM, que continuará com uma série de atividades e debates ao longo da semana, consolidando a instituição como referência em educação jurídica no Brasil. Mais informações e inscrições: clique aqui.

 

O XXIV Congresso Jurídico conta com o patrocínio da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA/MG) e a Editora Dialética. 

 

Fotos: A Dupla Produções

Evento de abertura lotou o Salão Nobre da FDSM.

 

O diretor da instituição, Prof. Luiz Otávio de O. Rezende, abriu os trabalhos da noite.

 

Flávio Tartuce falou sobre a Reforma do Código Civil.

 

 

Alunos membros do Diretório Acadêmico, professores e autoridades em lugar de honra.

 

 

 

O vice-diretor, Prof. José Augusto de Carvalho Neto, na entrega da placa de homenagem ao palestrante.

 

O palestrante com professores da FDSM e autoridades.



Acessar notícia

Nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2024, a Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), em parceria com o Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão, realizará o XXIV Congresso Jurídico, consolidando-se como um dos eventos acadêmicos mais aguardados do ano. Com o tema “Direito e Sociedade: Reflexões Multidisciplinares”, o congresso reunirá grandes nomes do Direito, oferecendo uma oportunidade única de atualização profissional e enriquecimento acadêmico. O evento tem como patrocinadores oficiais a CAA-MG (Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais) e a Editora Dialética.

 

A abertura do evento ficará por conta do renomado Dr. Flávio Tartuce, referência nacional no Direito Civil, que apresentará a palestra “Reforma do Código Civil: Visão Geral”. A programação conta ainda com palestras e minicursos que abrangem temas atuais e relevantes para as diferentes áreas do Direito, contribuindo para o aprimoramento e a reflexão crítica dos participantes sobre os desafios do cenário jurídico contemporâneo.

 

Destaques da Programação:

 

  • Reforma do Código Civil: Visão Geral – Dr. Flávio Tartuce
  • Verdade X Prova: Para que serve a prova no Processo Civil – Dra. Vanna Cabral
  • Reforma Tributária na Prática: Desafios e Possibilidades – Dra. Bianca Tito
  • As provas digitais e a Inteligência Artificial na área trabalhista – Dr. Élisson Miessa
  • Desjudicialização por meio das Serventias Extrajudiciais – Ma. Lívia de Almeida Carvalho
  • Jogos de Azar e Lavagem de Dinheiro no Brasil: Aspectos Cíveis e Criminais do Caso Deolane – Me. Gustavo Silva Xavier
  • Crime Organizado Transnacional: Uma Perspectiva a partir do Brasil e as Perspectivas das Ciências Criminais numa Sociedade Líquida – Dr. Christian Viana e Dr. Christiano Gonzaga

Inscrições e programação completa, clique aqui.

"O Congresso Jurídico tem como principal objetivo promover a atualização dos conhecimentos jurídicos, em sintonia com as transformações legislativas e sociais. A diversidade de temas abordados permite uma visão ampla das intersecções entre o Direito e outras áreas, proporcionando aos alunos, profissionais e pesquisadores a oportunidade de se aprofundarem nas questões mais complexas do Direito atual", destacou o diretor, Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende.

 

O Congresso é uma oportunidade imperdível para alunos e profissionais que desejam se manter atualizados e preparados para os novos desafios do mercado. Além das palestras e minicursos, o evento contará com um coquetel de encerramento, proporcionando um momento de confraternização e networking entre os participantes.

 

Congressos da FDSM e do Diretório Acadêmico em 2023.

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

No último sábado, dia 05 de outubro de 2024, a Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) promoveu a Mesa Redonda híbrida intitulada "Como perguntou Renato Russo: O que você vai ser, quando você crescer?". O evento, idealizado e coordenado pelo Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho, ocorreu no Salão do Tribunal do Júri da instituição, com transmissão ao vivo pela plataforma Webinarjam, reunindo tanto o público presencial quanto virtual.


A Mesa Redonda contou com a participação dos Professores Me. Altair Mota Machado, Me. Francisco José de Oliveira, Dr. Ricardo Alves de Lima, e os egressos Ma. Marcela Modesto Fermino e Me. Thiago Fagundes Amaral. Durante o encontro, os convidados compartilharam relatos inspiradores de suas trajetórias pessoais e profissionais, abordando como o Direito transformou suas vidas e abriu novos caminhos em suas carreiras.


O evento proporcionou aos participantes reflexões valiosas sobre as oportunidades no campo jurídico, inspirando-os a refletirem sobre suas próprias escolhas profissionais com mais clareza e propósito.


 



 



 



 



 



Acessar notícia
Estão abertas as inscrições para a Bolsa de Iniciação Científica da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais).  
Será oferecida 01 (UMA) Bolsa com vigência de 12 meses, a contar da data de divulgação do resultado do Processo Seletivo, conforme critérios estabelecidos no Edital de Seleção de Bolsa-Estímulo de Iniciação Científica da FAPEMIG – 06/2024.  
O prazo para inscrições vai até 11 de OUTUBRO de 2024.  
Para obter todas as informações e a ficha de inscrição, leia o EDITAL.  
EDITAL - CLIQUE AQUI
ATENÇÃO: FICHA DE INSCRIÇÃO NO ANEXO I - AO FINAL DO EDITAL. 
Informações: Núcleo de Pesquisa – Whatsapp 35 3449-8106 / pesquisa@fdsm.edu.br  
 


Acessar notícia

Setembro

A Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) encerrou com sucesso, na sexta-feira, dia 27 de setembro, a Semana de Responsabilidade Social 2024. O evento contou com uma série de atividades voltadas para a comunidade, e a última palestra, com o tema Abuso Infantil, foi ministrada pela Professora Doutora Estela Vieira.

 

Durante sua apresentação, a Dra. Estela abordou as diversas formas de abuso infantil, os impactos na vida das vítimas e as maneiras de identificar e combater esse tipo de violência. A palestra contou com a presença de alunos do ensino médio do Colégio Europa, de Pouso Alegre, e Escola Estadual Presidente Wenceslau, de Brazópolis. 

 

O evento foi finalizado com um sorteio de brindes, promovendo interação entre os presentes e celebrando o encerramento de uma semana de grande relevância social. Após a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da FDSM em um tour guiado pela faculdade. 

 

A Semana de Responsabilidade Social da FDSM mais uma vez reafirmou o compromisso da instituição com temas de grande impacto para a sociedade, preparando os estudantes para refletir e agir de forma responsável em suas futuras carreiras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

A Semana de Responsabilidade Social da FDSM segue com uma programação repleta de eventos com temas super atuais e relevantes para o universo de estudos dos alunos do ensino médio.


Nesta quarta-feira, dia 25 de setembro, a Profª Ma. Marina Vieira apresentou uma palestra inspiradora sobre Inteligência Artificial (IA), ressaltando a importância do tema tanto para a preparação dos alunos para as provas do Vestibular e Enem, quanto para os desafios tecnológicos que o futuro reserva.


O evento contou com a participação de estudantes de diversas escolas da região, incluindo a Escola Estadual Monsenhor José Paulino e a Escola Estadual Presidente Bernardes, ambas de Pouso Alegre, a Escola Estadual Professora Maria Vitorino de Souza, de Senador Amaral, e a Escola Estadual Magalhães Carneiro, de Silvianópolis.


Após a palestra, os alunos realizaram um tour pelas instalações da FDSM, conhecendo de perto a infraestrutura de uma das mais tradicionais faculdades de direito da região. Além disso, foram sorteados brindes para os presentes, tornando a experiência ainda mais especial e dinâmica.


A Semana de Responsabilidade Social da FDSM tem sido um sucesso, promovendo o engajamento dos estudantes com temas atuais e preparando-os para os desafios acadêmicos e profissionais que enfrentarão. A última palestra acontece na sexta-feira, dia 27, sobre o tema “Abuso Infantil”. Mais informações: clique aqui.


 



 



 



 



 



 



 



 


 



Acessar notícia

Nesta terça-feira, 24 de setembro, a FDSM recebeu alunos das Escolas Estaduais João Lopes (Cambuí), Prefeito Celso Vieira Vilela (Heliodora) e Dom Francisco Silva (Espírito Santo do Dourado) para uma palestra especial, conduzida pelo Prof. Carlos Conti, como parte da Semana de Responsabilidade Social da instituição.


O evento trouxe reflexões importantes sobre escolhas profissionais e a preparação para o futuro. O Prof. Conti incentivou os estudantes a pensarem nas decisões que podem impactar suas carreiras, abordando temas como responsabilidade, planejamento e comprometimento com os estudos. O encontro foi marcado por uma rica troca de ideias, proporcionando aprendizados que poderão auxiliar os alunos em suas trajetórias acadêmicas e profissionais.


Para encerrar a palestra de forma especial, os participantes fizeram um tour pelas instalações da FDSM, conhecendo os ambientes e a estrutura oferecida pela instituição. Além disso, houve o sorteio de brindes, tornando a experiência ainda mais memorável.


A FDSM agradece a presença de todos os estudantes e reafirma seu compromisso com o futuro dos jovens da região, oferecendo iniciativas que buscam promover o desenvolvimento educacional e social.


 



 



 



 



 



 



 



Acessar notícia

A FDSM, em parceria com o Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, realizará nos dias 23, 24 e 25 de outubro o XXIV Congresso Jurídico, cujo tema central será “Direito e Sociedade: Reflexões Multidisciplinares”. O evento, já tradicional no calendário acadêmico, será aberto com uma palestra de Flávio Tartuce, um dos maiores nomes do Direito Civil no Brasil, abordando a “Reforma do Código Civil: Visão Geral”.

 

Com uma programação variada que combina palestras e minicursos ministrados por profissionais de renome, o Congresso Jurídico se consolida como um evento essencial para quem busca se aprofundar nas complexidades do Direito e sua relação com a sociedade contemporânea.

 

Temas e Palestrantes:

  • Reforma do Código Civil: Visão Geral - Dr. Flavio Tartuce
  • Verdade X Prova: Para que serve a prova no Processo Civil - Dra. Vanna Cabral
  • Reforma Tributária na Prática: Desafios e Possibilidades - Dra. Bianca Tito
  • Execução Trabalhista: Como Atingir Outros Responsáveis para o Pagamento da Dívida - Dr. Élisson Miessa
  • Desjudicialização por meio das Serventias Extrajudiciais - Ma. Lívia de Almeida Carvalho
  • Jogos de Azar e Lavagem de Dinheiro no Brasil: Aspectos Cíveis e Criminais do Caso Deolane - Me. Gustavo Silva Xavier
  • Crime Organizado Transnacional: Uma Perspectiva a Partir do Brasil e as Perspectivas das Ciências Criminais numa Sociedade Líquida - Dr. Christian Viana e Dr. Christiano Gonzaga

 

Além das palestras e minicursos, será oferecido um Coquetel de Encerramento aos participantes.

 

INSCRIÇÕES: CLIQUE AQUI.

 

Informações no Núcleo de Extensão: WhatsApp 35 3449-8125

 

Registros do Congresso Jurídico 2023.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

No dia 19 de setembro, 5ª feira, a FDSM realizou uma palestra sobre o tema Educação Inclusiva, ministrada pela professora Cláudia Marques Cunha Silva, no Salão do Júri da instituição. O evento, voltado para os docentes da graduação, foi uma iniciativa da Coordenação do Curso e do setor de Psicopedagogia, com o apoio da Direção da FDSM.

 

A palestra abordou temas essenciais relacionados à diversidade na sala de aula e ao aprimoramento das práticas docentes a partir de uma perspectiva inclusiva, buscando capacitar os professores para melhor acolher e atender às necessidades de todos os alunos. A iniciativa reflete o compromisso da FDSM com a promoção de um ambiente acadêmico mais inclusivo e acessível para todos.

 

O Prof. Dr. Elias Kallás Filho, Coordenador do Curso, destacou que "a inclusão educacional é um tema de grande importância no contexto atual, especialmente em instituições de ensino superior. A diversidade de perfis em sala de aula exige que os professores se adaptem e utilizem novas metodologias, garantindo que todos os alunos tenham igualdade de acesso ao conhecimento e às oportunidades."

 

Já o Diretor da FDSM, Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende, ressaltou: "A FDSM tem o compromisso de formar profissionais que, além de um sólido conhecimento jurídico, estejam preparados para atuar em uma sociedade plural e inclusiva. Investir na capacitação de nossos professores é um passo essencial para assegurar que nossos alunos encontrem um ambiente educacional que respeite as diferenças e promova o desenvolvimento integral."

 

Essa ação reforça o empenho da FDSM em promover uma educação de excelência, respeitando as diversidades e oferecendo as melhores condições de aprendizado para seus alunos.

 

 

Palestra com a Profª Cláudia Marques aos docentes da FDSM.

 

Evento foi direcionado aos professores da graduação.

 

A profª Cláudia Marques e a gestora do Núcleo de Psicopedagogia da FDSM, Lucineia Martins. 

 

 



Acessar notícia

Nesta sexta-feira, dia 20, aconteceu mais uma Oficina de Redação ministrada pela Profª Claudia Rosa como parte da programação da Semana de Responsabilidade Social da FDSM. O evento contou com a participação de alunos de quatro escolas da região: Escola Estadual Vereador Joaquim Borges da Costa, de Careaçu; Escola Estadual Coronel Gabriel Capistrano, de São Sebastião da Bela Vista; Escola Estadual Cônego Francisco Stella, de Estiva; e Escola Estadual Monsenhor José Paulino, de Pouso Alegre.

 

A oficina teve como foco a preparação dos estudantes para o Enem e Vestibulares, proporcionando dicas práticas e orientações sobre a estrutura da redação, competências exigidas e os critérios de avaliação. Durante o encontro, os alunos tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades de escrita, discutir temas relevantes e esclarecer dúvidas com a professora.

 

Os estudantes também participaram de sorteios de brindes ao final do evento, e puderam realizar um tour pela FDSM, conhecendo os principais setores da instituição.

 

A Oficina de Redação faz parte da série de eventos gratuitos da Semana de Responsabilidade Social da FDSM, que tem o objetivo de fortalecer o vínculo da faculdade com a comunidade, oferecendo oportunidades de aprendizado para os jovens da região. As atividades ocorrerão até 27 de setembro. Mais informações, clique aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Em mais uma conquista que reforça a excelência acadêmica da FDSM, três alunos da instituição foram os grandes vencedores da 2ª Gincana do Saber, promovida pela Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE-MG) em Pouso Alegre. O evento, que busca estimular o conhecimento e o desenvolvimento prático dos estagiários em Direito, contou com a participação de cinco estudantes da FDSM que atuam como estagiários na AGE-MG.


A campeã desta edição foi Victória Rafaela de Jesus Oliveira, aluna do 6º período da FDSM, que desde fevereiro de 2024 vem se destacando como estagiária no órgão. O segundo lugar foi conquistado por outros dois alunos da FDSM: Matheus Charlanti Mutti Tavares, do 8º período, e Débora Gabrielly Tosta Ribeiro, do 2º período, comprovando a diversidade de talentos da faculdade.


A Gincana do Saber é uma iniciativa da AGE-MG para avaliar o conhecimento dos estagiários, promovendo ao mesmo tempo integração e a aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala de aula. Com provas e desafios, os estudantes têm a chance de aprimorar suas habilidades essenciais para o futuro profissional.


A FDSM parabeniza os alunos vencedores, desejando-lhes muito sucesso!


 



A aluna Victória Rafaela de Jesus Oliveira, do 6º período, foi a grande campeã da Gincana.


 



A aluna Débora Gabrielly Tosta Ribeiro, do 2º período, ficou em segundo lugar.


 



O aluno Matheus Charlanti Mutti Tavares, do 8º período, também foi vice campeão da Gincana.


 



Alunos com a equipe da AGE-Pouso Alegre.



Acessar notícia

A FDSM promoveu na manhã desta 5ª feira, 19, um Aulão de Direitos Humanos como parte da programação da Semana de Responsabilidade Social. A atividade foi conduzida pelo Prof. Dr. Rafael Alem, e proporcionou aos participantes uma visão aprofundada e crítica sobre temas centrais dos Direitos Humanos, abordando questões contemporâneas e seus impactos na sociedade.


O evento, realizado no Salão do Tribunal do Júri da instituição, contou com a presença de estudantes do ensino médio da Escola Estadual Presidente Bernardes e SESI SENAI, de Pouso Alegre, e Escola Estadual João Ribeiro de Carvalho, de Conceição dos Ouros. Eles puderam interagir com o professor e esclarecer dúvidas sobre temas relacionados aos Direitos Humanos, visando a preparação para o Enem e Vestibulares.


Após a palestra, os alunos participaram de sorteio de brindes e fizeram um tour pela faculdade, conhecendo as principais dependências da FDSM, como a Biblioteca, Laboratório de Informática, Sala de Aula e Salão Nobre. 


A Semana de Responsabilidade Social da FDSM segue até o dia 27 de setembro, com palestras e oficinas preparatórias para o Enem e Vestibulares, oferecendo uma oportunidade única para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos participantes. Mais informações e inscrições: clique aqui. 


 


 



 



 



 



 



 



 



 



 



Acessar notícia

Na noite desta quarta-feira, 18 de setembro, o Salão do Tribunal do Júri da FDSM foi palco de mais uma atividade da Semana de Responsabilidade Social, com a realização da Oficina de Redação, ministrada pela professora Claudia Rosa. Voltada para alunos do ensino médio, a oficina teve como objetivo oferecer orientações práticas e teóricas sobre técnicas de redação, focando especialmente em competências e temas exigidos NO Enem e Vestibulares.


Com grande participação dos estudantes, a professora Claudia Rosa abordou os principais desafios da escrita dissertativa-argumentativa, oferecendo dicas valiosas sobre como estruturar a introdução, desenvolver os argumentos e elaborar uma conclusão consistente. Além disso, foram discutidos os critérios de correção e como evitar os erros mais comuns que comprometem a pontuação nas redações.


De Pouso Alegre estiveram presentes os alunos do ensino médio do Colégio Tiradentes e Escola Estadual  Presidente da Costa e Silva (Polivalente). Também participaram estudantes da Escola Estadual Coronel Ananias de Andrade, de Bom Repouso, Escola Estadual Coronel Gabriel Capistrano, de São Sebastião da Bela Vista, e Escola Estadual Prefeito Celso Vieira Vilela, de Heliodora.


A Semana de Responsabilidade Social da FDSM segue até o dia 27 de setembro, com diversas atividades voltadas para o público jovem, incluindo palestras e oficinas que abrangem diferentes áreas do conhecimento. Além disso, todos os dias são realizados sorteios de brindes para os participantes.


As vagas são limitadas e exclusivas para alunos do ensino médio, reforçando o compromisso da FDSM em contribuir para a formação acadêmica e social da comunidade.


Para mais informações sobre a programação completa, clique aqui.


 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



Acessar notícia

A Biblioteca da FDSM iniciou, no dia 16 de setembro, uma campanha de Conscientização e Luta da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de promover a inclusão, sensibilizar sobre a importância do respeito às diferenças e combater o preconceito e a discriminação. A iniciativa foi idealizada pelo colaborador Jander Rodrigues dos Reis, com o apoio da gestora Vera Barone, e busca engajar a comunidade acadêmica em práticas que favoreçam uma convivência mais inclusiva e acolhedora.

 

Para falar sobre o tema, foram instalados cartazes informativos em pontos estratégicos dentro e ao redor da Biblioteca, abordando temas relacionados à inclusão, acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência. O objetivo é promover uma ampla reflexão sobre como cada pessoa pode contribuir para um ambiente mais justo e respeitoso.

 

Para Jander Rodrigues dos Reis, a campanha é uma oportunidade de transformar a percepção das pessoas sobre o que significa inclusão: “A verdadeira inclusão vai além de adaptar o espaço físico; é sobre mudar mentalidades. É essencial que a gente entenda que a inclusão começa com o respeito às diferenças, com a valorização de cada indivíduo, independentemente de suas limitações.” Ele reforça que todos têm um papel importante no combate ao preconceito e na construção de uma sociedade mais igualitária.

 

A gestora da biblioteca, Vera Barone, destaca a importância da campanha no contexto acadêmico: “A conscientização sobre o respeito e a inclusão é essencial, especialmente em um ambiente educacional. Nosso objetivo é promover um espaço em que todos se sintam acolhidos e reconhecidos. O combate à discriminação começa no dia a dia, nas pequenas ações, e esse tipo de iniciativa reforça o nosso compromisso com uma sociedade mais inclusiva.”

 

A campanha faz parte das atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. A data, oficializada pela Lei nº 11.133/2005, é um marco importante para a reflexão sobre os direitos das pessoas com deficiência e a necessidade de eliminar barreiras, sejam elas físicas ou sociais.

 

A Biblioteca da FDSM convida todos os seus usuários e a comunidade acadêmica a visitar a exposição e participar da campanha, contribuindo para a promoção de um ambiente mais inclusivo e acessível, reafirmando o compromisso com a luta contra o preconceito e a discriminação. A campanha ficará em exposição até 30 de setembro.

 

 

A gestora Vera Barone e ocolaborador Jander Rodrigues dos Reis.

 

 

 



Acessar notícia

Inteligência Artificial foi o tema da terceira palestra da Semana de Responsabilidade Social da FDSM. A palestra ministrada pelo Prof. Carlos Alberto Conti Pereira aconteceu na noite do dia 17 de setembro, no Salão do Júri da Faculdade.


Durante o evento, o Prof. Conti destacou o impacto da IA no mercado de trabalho, na educação e no cotidiano dos jovens. A palestra despertou o interesse dos alunos ao apresentar como a inteligência artificial já está moldando diversas áreas, desde a automação de processos até a tomada de decisões com base em dados. 


O professor Conti também enfatizou a importância de compreender os aspectos éticos e legais relacionados ao uso dessas tecnologias, fomentando um debate crítico entre os participantes. Estiveram presentes alunos da Escola Estadual Dom Francisco Silva, de Espírito Santo do Dourado, e Escola Estadual Cristiano Machado, de Ipuiúna.


O evento faz parte de uma série de atividades da Semana de Responsabilidade Social da FDSM, que acontece até o dia 27 de setembro, com o objetivo de contribuir com a preparação para o Enem e Vestibulares, e aproximar os jovens de temas relevantes seu futuro acadêmico e profissional. Além disso, a FDSM reforça seu compromisso com o desenvolvimento social e educacional da comunidade local.


 



Prof. Conti ministrou a terceira palestra da Semana de Responsabilidade Social da FDSM.


 



Estiveram presentes alunos das cidades de Ipuiúna e Espírito Santo do Dourado.


 



 



 



 




Acessar notícia

A FDSM está com inscrições abertas para o XIII Seminário de Iniciação Científica, que será realizado no dia 09 de novembro (sábado), às 9h, no Salão Nobre da instituição. O evento, organizado pelo Núcleo de Pesquisa sob a coordenação da Profª. Drª. Estela Cristina Vieira de Siqueira, é voltado para acadêmicos de graduação e pós-graduação em Direito e áreas afins.

 

O Seminário de Iniciação Científica tem como objetivo promover a troca de conhecimentos entre estudantes e pesquisadores, oferecendo uma oportunidade para a apresentação de trabalhos acadêmicos. As inscrições para a submissão de trabalhos e participação como ouvinte estão abertas até o dia 28 de outubro de 2024.

 

Os interessados em participar podem acessar o Edital e realizar a inscrição - clique aqui para mais informações.

 

Não perca a oportunidade de compartilhar seu conhecimento e contribuir para o avanço da pesquisa jurídica!

 

Apresentações do Seminário de IC da FDSM em 2023.

 

 

 

 

 



Acessar notícia

A Semana de Responsabilidade Social da FDSM está a todo vapor, proporcionando aos estudantes do ensino médio de Pouso Alegre e região uma excelente oportunidade de preparação gratuita para o ENEM 2024 e vestibulares. O objetivo do evento é oferecer uma série de oficinas e palestras sobre os temas mais cotados para a redação do Enem e principais vestibulares do país. Além de muito conteúdo, a programação inclui sorteio de brindes e tour pela FDSM.

 

A Semana de Responsabilidade Social teve início na 2ª feira, dia 16 de setembro, com a palestra Trabalho Análogo à Escravidão”. O Prof. Me. Murillo Franco Camargo, Juiz do Trabalho, apresentou o conteúdo abordando questões cruciais para a compreensão e combate a essa violação dos direitos humanos. O evento foi prestigiado por alunos do ensino médio do Colégio Europa, de Pouso Alegre.

 

Já no dia 17 de setembro, 3ª feira, a Profª Ma. Jéssica Carrozza discutiu “Jogos Eletrônicos”, explorando suas implicações sociais e culturais. O evento contou com a presença de alunos da Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira, Polivalente (Pouso Alegre) e Escola Estadual Mendes de Oliveira, de Congonhal.

 

Além do conteúdo, ao final das palestras os participantes podem esclarecer dúvidas relacionadas ao tema e ao Direito. Eles também são convidados para um tour pela FDSM, e participam de sorteios de brindes exclusivos.

 

Os eventos da Semana são uma super oportunidade para se preparar para o ENEM 2024, oferecendo insights e conhecimentos que podem ser valiosos para a prova. A programação continua com Oficinas de Redação, Aulão de Direitos Humanos e debates sobre temas atuais como Inteligência Artificial e Abuso Infantil.

Informações e inscrições: clique aqui.

 

 

Palestra realizada no dia 16 de setembro, com o Prof. Murillo Franco Camargo.

 

 

 

Palestra realizada no dia 17 de setembro, com a Profª Jéssica Carrozza.

 

 

 

 

 



Acessar notícia

A FDSM realizou no sábado, dia 14 de setembro, o CCXXX Simpósio com o tema “A Jurisdição Brasileira frente ao Agronegócio”. O evento, que ocorreu no Salão do Tribunal do Júri da instituição e foi transmitido ao vivo pela plataforma Webinarjam, contou com a participação do Professor Mestre Luiz Tarcísio de Paiva Costa, dos egressos Mestre Ricardo Biaso Ribeiro de Oliveira e Mateus de Souza Silvério, além do acadêmico Lucas Peixoto Lasmar.



O simpósio abordou o papel essencial da jurisdição brasileira na proteção e regulação do agronegócio, destacando a relevância do setor para a economia nacional. Durante o evento, os palestrantes enfatizaram a importância de compreender as leis que regem o setor agropecuário, uma vez que o não cumprimento pode resultar em sérias sanções. Foi também destacado o papel da jurisdição brasileira na resolução de conflitos envolvendo produtores rurais e instituições financeiras, visando assegurar a sustentabilidade e o cumprimento das normas legais.



O simpósio promoveu uma rica troca de conhecimentos entre acadêmicos, consolidando-se como uma importante oportunidade de conscientização sobre o papel da jurisdição no agronegócio brasileiro.


 



Os expositores Ricardo Biaso, Mateus Silvério, o Prof. Luiz Tarcísio de Paiva Costa e o aluno Lucas Lasmar.


 



O aluno Lucas Lasmar em sua exposição.


 



O egresso Ricardo Biaso em sua exposição.



Acessar notícia
A FDSM realizou, no dia 13 de setembro de 2024, a Mesa Redonda "Pequenos Contos para Grandes Sorrisos: A importância constitucional e psicológica do acesso à leitura infantil". O evento foi promovido pelas mestrandas Lidiane Cintra de Oliveira Dias, Júlia de Paula Faria, Ritieli Aparecida Tavares Lima, em parceria com a psicóloga Jaqueline Pereira Dias Correa, reforçando o protagonismo das alunas do mestrado da FDSM em iniciativas de inserção social.
 
A atividade, que faz parte do projeto "Pequenos Contos para Grandes Sorrisos", teve como objetivo discutir a relevância da leitura infantil, tanto a realizada pelos pais nos primeiros anos quanto pelas próprias crianças. O debate destacou a importância dessa prática para o desenvolvimento mental, físico e motor infantil, além de frisar que garantir o acesso das famílias aos livros é um dever constitucional, essencial para a promoção da cultura e educação.
 
Realizado no Salão do Tribunal do Júri da FDSM, o evento foi transmitido ao vivo pela plataforma Webinarjam, proporcionando um impacto positivo entre os participantes, que prestigiaram presencialmente e em modo on-line. A Mesa Redonda mostrou a importância do engajamento acadêmico na construção de uma sociedade mais inclusiva e conectada com o direito à educação e à cultura.
 

 

A mestranda Júlia Faria em sua apresentação, junto com as colegas Ritieli Lima, Lidiane Dias e a psicóloga Jaqueline Correa.

 

 

A mestranda Lidiane Dias em sua apresentação.

 

 

Membros do Projeto de Inserção Social Pequenos Contos para Grandes Sorrisos e a psicóloga Jaqueline Corrêa.



Acessar notícia

Na quarta-feira, dia 11, os alunos da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) e do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) protagonizaram um amistoso de futsal cheio de emoção e competitividade. O evento, que aconteceu no ginásio do Bandula, em Pouso Alegre, reuniu as equipes masculina e feminina das duas instituições, promovendo muita integração entre os alunos.


O jogo masculino foi marcado pelo equilíbrio e fortes emoções, com o placar final ficando em 5x5, refletindo a intensidade da partida e o talento das equipes em quadra. Já no confronto feminino, a equipe da FDSM saiu vitoriosa, vencendo o Inatel por 1x0, em um jogo que destacou a determinação e habilidade das atletas.


Além dos resultados, o amistoso cumpriu seu papel de promover a união e amizade entre as instituições, mostrando que o esporte vai além da competição, servindo como uma poderosa ferramenta de integração e desenvolvimento social.


A FDSM parabeniza todos os atletas pelo excelente desempenho e espírito esportivo demonstrado durante o evento, que reforça o compromisso da faculdade com o incentivo ao esporte e ao bem-estar dos seus alunos.


 



Equipe masculina de Futsal da FDSM.


 



Equipe feminina de Futsal da FDSM.



Acessar notícia

No sábado, 8 de setembro, o esporte também foi destaque na FDSM. As alunas-atletas da faculdade participaram de um amistoso de vôlei contra a equipe do curso de Educação Física da Univás (Universidade do Vale do Sapucaí), realizado na quadra da FDSM. O evento contou com grande envolvimento das duas instituições, promovendo a integração entre os estudantes por meio do esporte.


Sob a coordenação dos treinadores Sérgio Castro e Geisibel Oliveira, diretores de esporte da FDSM, as alunas da FDSM alcançaram excelente performance, vencendo a partida por 3 sets a 2. O amistoso foi marcado por jogadas bem estruturadas e pela dedicação das atletas, que demonstraram grande talento e espírito de equipe.


"Esses momentos de integração reforçam o compromisso da FDSM com a promoção da prática esportiva, como parte essencial da formação integral dos seus alunos, incentivando a disciplina, o trabalho em equipe e a busca por uma vida mais saudável", destacou o diretor, Prof. Luiz Otávio de O. Rezende.


Parabenizamos nossas alunas pela excelente atuação, e agradecemos à equipe da Univás pela parceria de sempre, fortalecendo os laços entre as instituições e proporcionando momentos de aprendizado e integração.


 



Alunas do time de vôlei da FDSM.


 



Alunas do curso de Educação Física da Univás.



Acessar notícia

A FDSM realizou nesta quarta-feira, dia 4 de setembro de 2024, os certificados de excelência do Programa Bolsa Estímulo, destinado aos alunos de graduação com melhor desempenho acadêmico. Desde 2004, o programa beneficia os seis melhores alunos de cada turma, oferecendo bolsas parciais de até 30% para valorizar o esforço e a dedicação aos estudos.

 

O Diretor da FDSM, Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende, destacou o compromisso da instituição em promover o ensino de qualidade e reconhecer o mérito dos estudantes."É uma grande satisfação proporcionar esse benefício, que reconhece e recompensa o empenho acadêmico de nossos alunos. Ao reconhecer seu desempenho, estamos incentivando a formação de profissionais altamente comprometidos e responsáveis, o que certamente se refletirá em suas carreiras e no futuro promissor que almejamos para cada um deles", destacou o diretor.

 

O Programa Bolsa Estímulo reforça o compromisso da FDSM com a excelência educacional, incentivando seus alunos a alcançarem cada vez mais na jornada acadêmica e profissional. Parabéns aos contemplados!

 

Confira a lista completa dos agracidados: clique aqui.

 

Veja todas as fotos da entrega dos certificados: clique aqui.

 

Alunas destaque do 2º Período A.

 

Alunos destaque do 2º Período B.

 

Alunos destaque do 2º Período D.

 

Alguns dos alunos destaque do 4º Período A.

 

Alunos destaque do 4º Período B.

 

Alguns dos alunos destaque do 4º Período D.

 

Alguns dos alunos destaque do 6º Período A.

 

Alunos destaque do 6º Período B.

 

Alunos destaque do 6º Período D.

 

Alunos destaque do 8º Período A.

 

Alguns dos alunos destaque do 8º Período D.

 

Alguns dos alunos destaque do 10º Período A.

 

Alguns dos alunos destaque do 10º Período B.

 

Alunos destaque do 10º Período D.



Acessar notícia

A FDSM marcou presença na Mostra de Profissões do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Itajubá. O evento aconteceu no dia 31 de agosto, e teve como objetivo apresentar aos estudantes do ensino médio as diversas opções de carreira e instituições de ensino superior da região.


Representando a FDSM, a equipe do setor comercial apresentou aos alunos o curso de Direito, destacando a excelência acadêmica, as oportunidades de desenvolvimento profissional e os diferenciais oferecidos pela instituição, como o alto índice de empregabilidade e o conceito máximo (nota 5) do MEC.


Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a estrutura e os projetos inovadores da FDSM, incluindo o programa de extensão e as atividades práticas que preparam os alunos para o mercado de trabalho. Também foi realizado o sorteio de uma cesta da Cacau Show, tendo como ganhador o aluno André Tócio.


A FDSM parabeniza a direção do Colégio Sagrado Coração de Jesus pela iniciativa e sucesso do evento!


 



Estudantes no estande da FDSM na Mostra de Profissões, em Itajubá.


 



Alunos puderam escalerecer dúvidas sobre o curso.


 



O estudante ganhador do sorteio, André Tócio.


 



Equipe Comercial da FDSM presente no evento.



Acessar notícia

Agosto

Os alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio São José estiveram na FDSM na manhã do dia 27 de agosto, para uma atividade especial promovida pelo professor Marcelo Rolim, docente do colégio. O evento aconteceu no Salão do Júri, e contou com a participação do Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, coordenador do Programa de Mestrado da faculdade.


Os alunos foram desafiados em uma dinâmica de debates, onde precisaram defender suas perspectivas sobre temas relevantes e polêmicos. "A atividade visa contribuir para o desenvolvimento do raciocínio crítico e da capacidade de argumentação dos estudantes, habilidades essenciais para o sucesso acadêmico e profissional", destacou o professor.


A mesa de trabalhos foi composta pelo Prof. Dr. Rafael Simioni, o acadêmico Luan Ribeiro do Valle, egresso do Colégio São José, e o Prof. Guilherme Barros, coordenador do Ensino Médio do Colégio São José. Juntos, eles mediaram os debates e enriqueceram as discussões com seus apontamentos. 


A FDSM parabeniza o Colégio São José pela iniciativa e expressa seu orgulho em apoiar e divulgar projetos educacionais que promovem o conhecimento e contribuem para o desenvolvimento social. Sucesso e boas provas a todos os participantes!


 



 



 



 



 




Acessar notícia

A FDSM realizou no sábado, 24 de agosto, a Mesa Redonda com o tema “Diálogos entre Magistrados: A Legalização da Maconha no Brasil e Moçambique”. O evento, que aconteceu no Salão do Tribunal do Júri da instituição e foi transmitido ao vivo pela plataforma Webinarjam, contou com a presença de um público diversificado, incluindo participantes virtuais de Moçambique.

 

Os palestrantes foram os magistrados e mestrandos Nadira Nicolas Sulemane Padamo, de Moçambique, e Guilherme Martins Freire, do Brasil, com mediação do Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho e da egressa Mestra Marcela Modesto Fermino.

 

A iniciativa destacou-se pela relevância do tema e pela perspectiva internacional do debate. A legalização da maconha é um assunto polêmico, e durante a Mesa Redonda, os participantes abordaram o assunto sob uma perspectiva jurídica, considerando as realidades de ambos os países.

 

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Razão Crítica e Justiça Penal, que tem como pesquisador líder o Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho, o evento proporcionou um debate dinâmico, com espaço para a participação ativa do público, que pôde interagir com os palestrantes por meio de perguntas. A realização da atividade reflete o compromisso da FDSM em promover discussões aprofundadas sobre temas de impacto global, contribuindo para a formação de um pensamento crítico e atualizado entre seus alunos e a comunidade acadêmica.

 

 

O Prof. Dr. Edson Vieira com o mestrando Guilherme Freire e a Mestra Marcela Modesto Fermino.

 

Evento contou com público presencial e on-line nacional e internacional.

 



Acessar notícia

O Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão, em parceria com a FDSM, realizou com grande sucesso o 1º Fórum de Direito Penal, que aconteceu entre os dias 20 e 23 de agosto de 2024. O evento reuniu acadêmicos, profissionais da área jurídica e membros da comunidade, proporcionando um espaço de debate e reflexão sobre temas atuais e desafiadores no campo do Direito Penal.


O Fórum contou com a presença de renomados especialistas, como os Investigadores da Polícia Civil Daniel da Silva Gonçalves e Vanessa Aparecida Rodrigues de Siqueira, os Promotores de Justiça Dr. Christiano Leonardo Gonzaga Gomes e Dr. Augusto Reis Ballardim, e o Delegado de Polícia Civil Dr. Marcello de Andrade Paladino. Cada um dos convidados trouxe suas perspectivas e experiências, enriquecendo o debate e contribuindo para o entendimento dos desafios e inovações na área.


A última palestra, realizada no dia 23 de agosto, teve como destaque a apresentação do Dr. Marcello de Andrade Paladino, Delegado de Polícia Civil, que abordou o tema "Análise das Reformas Legislativas e suas Consequências Jurídicas no Crime de Estelionato". A palestra proporcionou uma análise crítica das recentes reformas legislativas, discutindo suas implicações práticas e jurídicas, especialmente no contexto do crime de estelionato. A participação ativa dos presentes e a qualidade das discussões confirmaram o sucesso do evento.


 


Fotos: A Dupla Produções


 



 



 



 



 



 



 



 



Acessar notícia

O Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão, com o apoio da FDSM, está promovendo nesta semana o I Fórum de Direito Penal, um evento que reúne grandes nomes do Direito Penal em uma série de palestras que exploram os desafios e inovações na área.

Na noite de ontem, 22 de agosto, o evento destacou a palestra "Aspectos Penais e Processuais da Proteção aos Vulneráveis", ministrada pelo Promotor de Justiça de Minas Gerais, Dr. Augusto Reis Ballardim. A apresentação abordou questões cruciais sobre a proteção de grupos vulneráveis dentro do sistema jurídico, oferecendo uma análise profunda dos mecanismos legais e processuais envolvidos. O Dr. Ballardim discutiu o papel do Direito Penal na garantia dos direitos humanos e na defesa dos indivíduos mais fragilizados, reforçando a importância de uma atuação eficiente e humanizada por parte dos operadores do direito.

O evento, que começou no dia 20 de agosto, já contou com outras palestras relevantes, como a análise sobre o papel da Polícia Civil no Direito Penal e uma discussão sobre o "Direito Penal do Amigo". O fórum seguirá até o dia 23 de agosto, trazendo uma programação diversa e enriquecedora para acadêmicos, profissionais e a comunidade.

A FDSM e o Diretório Acadêmico Professor reforçam o convite a todos para participare da palestra de encerramento, que acontece nesta sexta-feira, 23 de agosto, às 18h no Salão do Júri: "Análise das Reformas Legislativas e suas Consequências Jurídicas no Crime de Estelionato", com o Delegado de Polícia Civil de Minas Gerais Dr. Marcello de Andrade Paladino.

Inscrições: clique aqui.

 

A Profª Maria Eunice O. Costa, o palestrante, Dr. Augusto Reis Ballardim, e a acadêmica Giovana Bonini, do Diretório Acadêmico.

 

Evento lotou o Salão do Tribunal do Júri.

 

 



Acessar notícia

A FDSM celebrou seus 65 anos de história e sucesso no Direito em grande estilo nesta 4ª feira, 21 de agosto. O segundo dia do I Fórum de Direito Penal, promovido pelo Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão com o apoio da Faculdade, contou com a presença do Promotor de Justiça de Minas Gerais, Dr. Christiano Leonardo Gonzaga Gomes. A apresentação com o tema "Direito Penal do Amigo" foi um sucesso e gerou intensa participação do público presente.

 

O tema "Direito Penal do Amigo" refere-se a um fenômeno no qual decisões judiciais e investigações penais são influenciadas por relações pessoais ou políticas, desvirtuando os princípios de imparcialidade e justiça. Esse tema, que envolve uma crítica à seletividade e à parcialidade no sistema penal, foi discutido de maneira aprofundada, levantando questões essenciais sobre ética e o papel do judiciário.

 

Além de abordar um assunto atual e polêmico, marcando um importante momento de reflexão para a comunidade jurídica, a palestra também integrou as comemorações dos 65 anos da FDSM, reforçando o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e a discussão de temas relevantes e contemporâneos.

 

As atividades do I Fórum de Direito Penal continuam nos dias 22 e 23 de agosto, e as inscrições permanecem abertas para os próximos debates.

 

Programação

  • 22/08/2024 às 18hPalestra 03: Aspectos Penais e Processuais da Proteção aos VulneráveisPromotor de Justiça de Minas Gerais Dr. Augusto Reis Ballardim.
  • 23/08/2024 às 18hPalestra 04: Análise das Reformas Legislativas e suas Consequências Jurídicas no Crime de EstelionatoDelegado de Polícia Civil de Minas Gerais Dr. Marcello de Andrade Paladino.

 

Mais informações e inscrições: clique aqui.

Cobertura Fotográfica: A Dupla Produções

 

Os professores Me. José Augusto de Carvalho Neto e Me. Luiz Otávio de O. Rezende (vice-diretor e diretor da FDSM, respectivamente), o palestrante Dr. Christiano Leonardo Gonzaga Gomes, e o presidente do D.A., acadêmico Marcello Castro.

 

O presidente do D.A., acadêmico Marcello Castro.

 

Evento lotou o Salão do Júri da FDSM.

 

Alunos integrantes da diretoria do Diretório Acadêmico e professores.

 

Integrantes e ex-integrantes do Diretório Acadêmico.

 

Evento contou com a presença de alunos e egressos da FDSM.

 

Membros do Diretório Acadêmico e egressos com o palestrante. 



Acessar notícia

O Diretório Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão, em parceria com a FDSM, está promovendo o I Fórum de Direito Penal, que começou ontem, 20 de agosto, e continuará até o dia 23. O evento foi inaugurado com grande presença de público, reforçando o interesse da comunidade acadêmica e jurídica pelos temas debatidos.

 

O primeiro dia do fórum contou com a palestra dos Investigadores da Polícia Civil de Minas Gerais, Daniel da Silva Gonçalves e Vanessa Aparecida Rodrigues de Siqueira, que abordaram "O Papel da Polícia Civil no Direito Penal". A discussão foi enriquecida pela participação ativa dos presentes, marcando o início de uma série de debates aprofundados sobre os principais desafios e inovações no campo do Direito Penal.

 

Os próximos dias do evento trarão contribuições dos Promotores de Justiça Dr. Christiano Leonardo Gonzaga Gomes e Dr. Augusto Reis Ballardim, além do Delegado da Polícia Civil Dr. Marcello de Andrade Paladino. A ementa inclui temas como o direito penal do amigo, direitos humanos e proteção aos vulneráveis, práticas investigatórias no inquérito policial, além de análises sobre reformas legislativas e jurisprudência atual.

 

Mais informações e inscrições: clique aqui. 

 

 

Confira as fotos da palestra de abertura do 1º Fórum de Direito Penal.

Cobertura Fotográgica: A Dupla Produções

O Prof. Me. Altair Mota Machado, os investigadores da Polícia Civil Daniel da Silva Gonçalves e Vanessa Aparecida Rodrigues de Siqueira, e a aluna Mayara Turchetti, vice-presidente do D.A.

 

Evento lotou o Salão do Júri.

 

 

 

Alunos com os palestrantes da noite.



Acessar notícia

Na manhã do último sábado, 17 de agosto, o Salão do Tribunal do Júri da FDSM foi palco do CCXXVIII Simpósio presencial, que abordou o tema "Tutelas Provisórias". O evento foi ministrado pelos Professores Mestres Luiz Tarcísio de Paiva Costa, José Augusto Carvalho Neto e Murillo Franco Camargo, e contou com a participação de alunos da graduaçao. 


O simpósio destacou a relevância das tutelas provisórias no cenário jurídico atual, abordando as diferentes espécies previstas no Código de Processo Civil, como a tutela de urgência e a tutela da evidência. Os palestrantes discutiram a importância dessas medidas para a efetividade do processo e a proteção de direitos que necessitam de resposta judicial rápida.


A atividade foi uma oportunidade para os participantes aprofundarem seus conhecimentos e compreenderem melhor a aplicação estratégica das tutelas provisórias no cotidiano profissional. O evento reforçou a importância do tema tanto para estudantes quanto para profissionais que buscam aperfeiçoar suas práticas na área jurídica.


 



Os professores Murillo, Luiz Tarcísio e José Augusto, expositores do Simpósio.


 



Evento contou com a presença de alunos da graduação da FDSM.



Acessar notícia

O grande legado e brilhante trajetória do advogado e ex-diretor da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), Prof. Carlos Abel Guersoni Rezende, foram eternizados em uma homenagem marcante da OAB-MG. A 24ª Subseção em Pouso Alegre inaugurou suas novas instalações nesta quarta-feira, dia 14 de agosto, com o nome do ex-diretor, falecido em 2023.

 

Conduzida pelo presidente da OAB-MG, Dr. Sérgio Leonardo, a solenidade contou com a presença de diversas autoridades, em sua grande maioria, advogados egressos da FDSM. Entre os presentes estava o presidente da CAA/MG (Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais), o egresso do mestrado Dr. Gustavo Chalfun, além de outros ex-alunos e alunas da instituição. 

 

A presidente da 24ª Subseção e também egressa, Dra. Graziela Brianezi, destacou a importância do Dr. Carlos Abel para a advocacia do sul de Minas. “A escolha do nome do Dr. Carlos foi muito fácil, pela pessoa que ele sempre foi, pelo carisma, pelo cuidado e pela humildade que ele sempre teve no tratamento com todos. Então, por todo o seu legado, por toda a sua história como advogado, como presidente da Subseção, e por ter administrado uma das faculdades mais importantes que temos no sul de Minas, ele não poderia deixar de ser homenageado por nós. Ele e os demais homenageados, que foram combatidos advogados e nos deixam um legado de história, aprendizado e saudade”, destacou. 

 

Os advogados e professores Luiz Otávio de Oliveira Rezende, diretor da FDSM, e Leonardo de Oliveira Rezende, coordenador, fizeram o descerramento da placa de homenagem. “Meu pai foi exemplar em todos os papeis que exerceu, e minha maior inspiração como advogado. Sua trajetória foi marcada pelo compromisso com a justiça, a ética e o respeito aos colegas e clientes. Agradeço a toda a diretoria da 24ª Subseção, em especial à Dra. Graziela, pela honrosa homenagem”, destacou o diretor.

 

A Subseção da OAB-MG Pouso Alegre também homenageou os advogados Dr. Antônio Tadeu Ribeiro, ex-professor e egresso da FDSM, e Dr. Carlos Dias. Eles nomearam, respectivamente, o auditório e escritório compartilhado da nova sede, que está localizada à Rua Bom Jesus, nº 621, na região central de Pouso Alegre. 

 

 

Crédito das Fotos: OAB Pouso Alegre

 

Momento do descerramento da placa da nova sede da Subseção da OAB-MG Pouso Alegre, homenageando o ex-diretor e professor Dr. Carlos Abel Guersoni Rezende.

 

Autoridades na mesa diretora de trabalhos.

 

O presidente da OAB-MG, Dr. Sérgio Leonardo.

 

A presidente da 24ª Subseção da OAB-MG, Dra. Graziela Brianezi.

 

 O presidente da CAA/MG, Dr. Gustavo Chalfun.

 

Evento contou com grande presença de advogados egressos da FDSM.

 

Momento do descerramento da placa em homenagem ao Dr. Antônio Tadeu Ribeiro.

 

Momento do descerramento da placa em homenagem ao Dr. Carlos Dias.

 

Nova sede da Subseção da OAB-MG em Pouso Alegre.



Acessar notícia

A FDSM marcou presença no evento "Inovamente", promovido nesta 5ª feira, dia 15, pelo cursinho pré-vestibular Inteligência e Ação, da cidade de Estiva-MG.

 

Em tom descontraído e com muito conteúdo, o Prof. Carlos Conti fez uma apresentação sobre o Direito e a FDSM aos cerca de 300 estudantes presentes. O evento contou com a presença de escolas Cambuí, Senador Amaral, Estiva e Bom Repouso.

 

O acadêmico Gabrel Bertolacini Marques, no 9º período da graduação, prestigiou o evento. A FDSM também realizou o sorteio de brindes entre os alunos participantes.

 

A FDSM agradece a direção do cursinho Inteligência e Ação pelo convite, e está à disposição para palestras em escolas. Mais informações e agendamento pelo WhatsApp 35 3449-8124.

 

 

O Prof. Carlos Conti durante sua apresentação no evento "Inovamente", realizado na cidade de Estiva-MG.

 

Cerca de 300 alunos prestigiaram o evento.

 

O Prof. Carlos Conti fez uma apresentação sobre o Direito e a FDSM aos estudantes. 

 

Alunos contemplados pelo sorteio de brindes personalizados da FDSM.

 

O Prof. Conti e o acadêmico Gabriel Bertolacini Marques.

 

 



Acessar notícia

O Direito Constitucional está no centro das mais significativas transformações jurídicas no Brasil. Para capacitar os profissionais do Direito a atuarem de forma eficaz nesse cenário dinâmico, a Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) iniciou nesta segunda-feira, 12 de agosto, o Ciclo de Estudos Avançados com o tema “Ações Constitucionais: Teoria e Prática - Inovações Jurisprudenciais”.

O evento, coordenado pelo Grupo de Pesquisa Sapere Aude, cujo pesquisador-líder é o Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iriburi Júnior, destaca a importância de dominar ferramentas jurídicas essenciais, como o Mandado de Segurança, Habeas Data, Mandado de Injunção, Ação Popular e Habeas Corpus. Essas ações são cruciais para a atuação jurídica eficaz e ética no contexto atual, onde as jurisprudências evoluem rapidamente.

Composto por cinco encontros, o Ciclo de Estudos contará com a participação especial do egresso da FDSM, Prof. Me. Gustavo Silva Xavier, que ministrará os conteúdos ao lado do Prof. Dr. Hamilton. No primeiro evento, o acadêmico Yago Vinícius Pereira compôs a mesa de trabalhos, contribuindo para um debate enriquecedor.

Os próximos encontros estão programados para os dias 19, 26, 30 de agosto e 16 de setembro, sempre das 17h às 18h45, no Salão do Júri da FDSM. O evento é presencial e gratuito, aberto a todos os interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre as ações constitucionais e suas inovações jurisprudenciais.

Informações e inscrições: clique aqui

 

O Prof. Me. Gustavo Silva Xavier em sua apresentação.

 

O Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Jr.  



Acessar notícia

A Faculdade de Direito do Sul de Minas realizou na manhã de sábado, 10 de agosto, o seu Terceiro Encontro Extensionista, com o tema "Juntos Construímos Mais". O evento foi promovido pelos alunos do 2º período da graduação, e contou com a participação especial do Insanos MC, o maior moto clube do mundo. A organização conta com 14 mil associados presentes em 65 países. 

 

O encontro foi aberto pelo Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho, coordenador das atividades. "As atividades de extensão curricularizadas devem fazer com que os conhecimentos e ações acadêmicas cheguem ao social. Com esse espírito estabelecemos uma parceria com o INSANOS MC para promover a ideia do social e da necessária interação entre setores diferentes da sociedade, no sentido de resgate de promessas e alívio de déficits sociais", destacou.

 

Em seguida, os membros do Insanos Moto Clube apresentaram a história e o trabalho realizado pela organização, que vai muito além do entretenimento e paixão por motos. "Temos como missão fazer o bem e ajudar pessoas necessitadas, fornecendo o mínimo necessário para a subsistência. Não sustentamos ninguém, apenas oferecemos ajuda. E para nós, é uma grande alegria estar aqui hoje, apoiando esse projeto da FDSM", destacou Diego, um dos palestrantes.

 

 O apoio do Insanos Moto Clube propiciou um grande volume de arrecadação de leite e alimentos em geral para o Asilo Betânia da Providência e Casa de São Rafael, instituições de Pouso Alegre apoiadas pelas atividades extensionistas da FDSM. As doações lotaram um caminhão e foram entregues logo após o evento.

 

Como forma de agradecimento especial, o Prof. Edson entregou aos integrantes do Moto Clube, Diego Carvalho, Renato Silva, Jerônimo Mendonça e Adhemar Júnior, um certificado de honra ao mérito. "Agradecemos imensamente por esse apoio, que resultou em uma importante ajuda para a Casa de São Rafael e Asilo Betânia da Providência", concluiu o professor.

 

O Prof. Edson Vieira realizou a abertura dos Terceiro Encontro Extensionista da FDSM.

 

Diego Carvalho, um dos integrantes do Insanos Moto Clube, durante a palestra.

 

O evento foi prestigiado por alunos e professores da instituição.

 

Dr. Edson na entrega de certificado ao integrante do Moto Clube, Renato Silva.  

 

Dr. Edson na entrega de certificado oficial ao Insanos Moto Clube, recebido por Jerônimo Mendonça.

 

Dr. Edson na entrega de certificado ao integrante do Moto Clube, Diego Carvalho.  

 

Dr. Edson na entrega de certificado ao integrante do Moto Clube, Adhemar Jr.  

 

 

 



Acessar notícia

Desde o início da graduação, a FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) se destaca por preparar seus alunos não apenas com o conhecimento teórico necessário, mas também com o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais que são fundamentais para uma alta performance profissional no mercado jurídico.

 

Na última sexta-feira, 9 de agosto, os alunos do 2º Período participaram de uma aula especial sobre o tema “Desenvolvimento de Habilidades: Hard e Soft Skills Essenciais ao Operador do Direito”. A atividade foi conduzida pela professora Marcela Duarte e contou com a participação do egresso Ygor Sampaio, advogado atuante na área penal, e do Prof. Francisco José de Oliveira, Defensor Público e docente da FDSM.

 

A aula proporcionou uma abordagem prática sobre as demandas do mercado de trabalho para os operadores do Direito, destacando a importância de desenvolver tanto habilidades técnicas quanto emocionais. Os palestrantes falaram aos alunos sobre como as mudanças tecnológicas vêm impactando o setor jurídico e a necessidade de os futuros profissionais estarem preparados para enfrentar esses desafios com assertividade e transparência.

 

 

Aula no período da manhã, com o egresso e advogado Ygor Sampaio.

 

 

 

 

 

Aulas no período da noite, com o professor Francisco José de Oliveira.

 

 

 

 



Acessar notícia

Julho

A FDSM já inicia o 2º semestre apresentando novidades para o aprimoramento profissional dos alunos e comunidade jurídica. Serão lançados dois novos Cursos de Extensão sobre os temas Proteção de Dados Pessoais: desafios e oportunidades na Era Digital, e Redação Prática para Juristas. A coordenação é do Prof. Me. Luiz Otávio de Oliveira Rezende, diretor da instituição.


Com conteúdo programático voltado à prática jurídica, os cursos serão presenciais, com encontros aos sábados pela manhã, nos meses de agosto e setembro. Além da teoria, as aulas abordarão temáticas voltadas a questões comuns ao cotidiano dos profissionais de Direito, bem como casos práticos, possibilitando aos participantes o desenvolvimento de novas competências profissionais.


“Estamos lançando esses novos cursos porque entendemos que na era contemporânea, marcada por rápidas mudanças sociais, tecnológicas e legislativas, o aprimoramento contínuo tornou-se uma necessidade vital para o profissional de Direito. Nesse contexto, a atualização constante e o desenvolvimento de novas competências são fundamentais para garantir a excelência profissional e a relevância no mercado de trabalho”, ressaltou o diretor da FDSM.


 



 


Matrículas abertas, vagas limitadas.


As matrículas para os cursos Proteção de Dados Pessoais: desafios e oportunidades na Era Digital, e Redação Prática para Juristas já estão abertas, com vagas limitadas e condições especiais para alunos e egressos da FDSM.


Mais informações: 35 3449-8124 (WhatsApp).


 



As Professoras Jéssica e Marcela, que ministrarão os novos cursos de extensão da FDSM.



Acessar notícia

A FDSM foi uma das empresas apoiadoras do Campeonato Sudeste Brasileiro de Jiu Jitsu Esportivo, evento realizado no domingo, 14 de julho, pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Esportivo em Pouso Alegre. A competição aconteceu no Colégio São José, e reuniu cerca de 2.300 competidores de Pouso Alegre, municípios do sul de Minas e diversos estados brasileiros, registrando um público recorde de mais de 8 mil pessoas.

 

O apoio em mais uma edição do Campeonato, que conta com a coordenação do empresário e profissional de Educação Física Hiromi Matsumoto, reflete o compromisso da FDSM em incentivar atividades que promovam a disciplina, o trabalho em equipe e o respeito, valores que são compartilhados tanto no ambiente acadêmico quanto no esportivo.

 

"O esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social. Assim como a educação, ele tem a capacidade de moldar caráteres, incentivar a superação de limites e promover a inclusão. Ao apoiar eventos esportivos para a comunidade, a FDSM reforça sua missão de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, saudáveis e engajados com a sociedade", destacou o diretor, Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende.

 

 

Crédito das fotos: Assessoria CBJJE - Mais fotos: clique aqui.

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

A FDSM sediou nesta 3ª feira, 10 de julho, a Formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realizado pela Polícia Militar de Minas Gerais. O Programa tem por objetivo prevenir o uso de drogas e combater a violência entre crianças e adolescentes.


O PROERD é desenvolvido em parceria com as escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino. São aplicadas 10 lições para crianças e adolescentes entre o 4º e 6º ano do Ensino Fundamental, em encontros semanais, ao longo de um semestre letivo. As aulas são ministradas por policiais militares fardados, que orientados por um livro especial, ensinam as crianças como reforçar a autoestima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania.


Na solenidade realizada na FDSM formaram-se no PROERD os estudantes do 5º ano das seguintes instituições de Pouso Alegre: Escola Municipal Dom Otávio, Escola Estadual Joaquim Queiroz, Escola Estadual Maria Pereira Fernandes, Colégio Foch e Centro Educacional Reis Magos. O evento lotou o Salão Nobre com familiares e amigos dos formandos.


O diretor da Faculdade, Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende, fez questão de prestigiar o evento. “Foi emocionante ver a emoção e satisfação das crianças em participar da formatura aqui em nossa instituição. O PROERD é um projeto de extrema importância para a sociedade, temos muita satisfação em apoiar esse trabalho da Polícia Militar. Parabenizo o 20º BPM e a 17ª RPM pelo sucesso do projeto. Contem sempre com o nosso apoio”, destacou.


 


Fotos: ASCOM 20º BPM



 



 



 



 



 




Acessar notícia

A FDSM mais uma vez marcou presença na 6ª Gincana do Saber Jovem, organizada pela Escola do Legislativo de Pouso Alegre. A grande final aconteceu na sexta-feira, dia 28 de junho, no Plenário da Câmara Municipal, com a participação de alunos e professores do ensino médio de Pouso Alegre.

 

O tema da Gincana foi a Constituição Federal, com base no estudo da obra "Constituição em Miúdos II", de autoria da ex-diretora da Escola do Legislatvio, jornalista Madu Macedo. A etapa classificatória aconteceu no início do mês de junho, e contou com a participação de 15 escolas da cidade. Foram selecionadas as cinco instituições de ensino que mais pontuaram: Colégio Apogeu, Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira, Colégio Objetivo, IF – Sul de Minas e Colégio Sesi-Senai.

 

As duplas de estudantes que representaram as cinco escolas finalistas responderam a dez questões de diferentes níveis de dificuldade, com pontuações distintas – uma forma divertida de estimular o conhecimento sobre cidadania e a Constituição Federal.

 

Os alunos demonstraram empenho nos estudos, e a disputa foi acirrada. Na décima pergunta, a última da etapa e de maior pontuação, três duplas ainda tinham o potencial de ganhar. Quem saiu vitorioso foi o Colégio Objetivo, representado pelos estudantes Pedro Henrique Ribeiro Borges de Morais e Murilo Lopes de Almeida.

 

A FDSM presenteou os ganhadores e a professora orientadora do Colégio Objetivo com cestas de chocolates da Cacau Show. As demais duplas finalistas ganharam brindes personalizados, e houve ainda o sorteio de camisetas para os alunos da plateia.

 

A Gincana do Saber Jovem foi conduzida pelas egressas da FDSM, Mônica Franco, assessora da Escola do Legislativo, e Maria Fernanda Pereira Rosa, que também é mestranda na faculdade. A competição foi coordenada pela diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, jornalista Emanuela Barretto, que compôs a mesa de honra do evento juntamente com o Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Jr.

 

A FDSM parabeniza os alunos vencedores e todos os demais finalistas pela excelente participação e desempenho na Gincana!

 

 

Premiação da dupla vencedora do Colégio Objetivo.

 

Premiação dos estudantes finalistas do Colégio Apogeu.

 

Premiação dos estudantes finalistas do Colégio Sesi Senai.

 

Premiação dos estudantes finalistas do IF - Sul de Minas.

 

Alunos contemplados no sorteio de camisetas realizado pela FDSM.

 

Os estudantes ganhadores da competição, Pedro Henrique Ribeiro Borges de Morais e Murilo Lopes de Almeida. 

 

 



Acessar notícia

Junho

Na manhã desta 6ª feira, 28 de junho, os integrantes do Colegiado Superior da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) e do Conselho Diretor da Fundação Sul Mineira de Ensino (FSME), mantenedora da instituição, elegeram os novos diretores que estarão a frente da FDSM no próximo quadriênio. Foram eleitos o Prof. Me. Luiz Otávio de Oliveira Rezende para o cargo de diretor, e o Prof. José Augusto de Carvalho Neto como vice-diretor.

 

Encerrando sua gestão, o Prof. Me. Leonardo de Oliveira Rezende agradeceu o apoio do corpo docente e administrativo, destacando o grande empenho de todos para as realizações e os desafios superados pela FDSM durante os seus dois mandatos. “Agradeço a todos, destacando que passamos por períodos difíceis, especialmente na época da pandemia, mas conseguimos superar graças ao empenho e à união da nossa equipe”, disse.

 

O novo diretor, Prof. Me. Luiz Otávio de Oliveira Rezende, ressaltou o compromisso de dar continuidade ao trabalho, sempre buscando a excelência em todos os processos para oferecer a melhor formação jurídica à sociedade. “Seguiremos nesse propósito de melhoria contínua, sempre ouvindo a todos e trabalhando para que a comunidade e toda a sociedade continuem sendo beneficiadas pelo ensino jurídico de excelência que há 65 anos a FDSM oferece”, concluiu.

 

 

Os professores Me. José Augusto de Carvalho Neto (vice-diretor), Me. Leonardo de Oliveira Rezende (ex-diretor) e Me. Luiz Otávio de Oliveira Rezende (diretor). 

 

 

O novos membros da direção, Prof. Luiz Otávio e Prof. José Augusto, com o presidente da Fundação Sul Mineira de Ensino, Prof. Edson Vieira da Silvia Filho, e os coordenadores da graduação e mestrado, Prof. Rafael Simioni e Prof. Elias Kallás Filho. 

 

 

Membros do Colegiado Superior da FDSM, Conselho Diretor da Fundação Sul Mineira de Ensino e colaboradores na Assembleia para a eleição da nova diretoria.

 

 

O aluno Marcello Yan de Castro, presidente do Diretório Acadêmico Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, com o novo diretor, Prof. Luiz Otávio, e o vice-diretor, Prof. José Augusto.



Acessar notícia

Os alunos do ensino médio do Colégio Objetivo de Pouso Alegre participaram, na manhã do dia 13 de junho, do evento “Carreiras Jurídicas” na Faculdade de Direito do Sul de Minas. O intuito foi apresentar aos estudantes as opções de carreira que o Direito oferece, a partir das experiências profissionais de professores da FDSM.

 

O evento foi conduzido pelo Prof. Carlos Alberto Conti Pereira, e contou com as participações dos professores Me. Altair Mota Machado (Delegado de Polícia aposentado), Me. Ângelo Junqueira Guersoni (Oficial Titular de Cartório Extrajudicial), Me. Edmar de Souza Salgado (Juiz do Trabalho), Dra. Estela Vieira (Pesquisadora), Ma. Jéssica Carrozza (Pesquisadora) e Dr. Ricardo Alves de Lima (Advogado). Cada um deles compartilhou suas experiências em seus ramos de atuação.

 

Ao final das apresentações dos professores, os alunos puderam esclarecer dúvidas sobre as carreiras e foram realizados sorteios de brindes. Os participantes também realizaram um tour pela instituição, acompanhados pela equipe Comercial.

 

A FDSM agradece a direção do Colégio Objetivo, em especial a Profª Selma Carrozza Tótora, pela presença dos alunos, desejando-lhes muito sucesso em suas escolhas!

 

 

Os professores Estela Vieira, Edmar Salgado, Carlos Conti, Jéssica Carrozza, Altair Machado, Ângelo Guersoni e Ricardo Lima.

 

Cerca de 70 alunos participaram do evento na FDSM

 

Ao final, os estudantes puderam esclarecer dúvidas sobre as carreiras jurídicas.

 

 



Acessar notícia

A Faculdade de Direito do Sul de Minas promoveu, no dia 10 de junho, o Simpósio presencial com o tema "Dano-morte e a tutela da pessoa: Uma nova perspectiva de responsabilidade civil a partir da análise do caso de Brumadinho". O evento foi ministrado pelos professores Ricardo Alves de Lima e Murillo Franco Camargo, com a participação do acadêmico Yago Vinícius Pereira Andrade.


O objetivo do evento foi analisar questões importantes e polêmicas acerca do caso do desastre ambiental ocorrido na cidade mineira de Brumadinho em 2019, quando uma barragem se rompeu causando a morte de 270 pessoas, além da destruição da fauna e flora da cidade e de regiões próximas.


Durante o Simpósio, os professores analisaram, sob a ótica do Direito Civil e do Trabalho, a responsabilidade da empresa Vale S.A. (administradora da barragem) pelo ocorrido, além de pontos jurídicos relacionados à morte das vítimas, restituição integral dos danos, dano-morte, reparação e acidente do trabalho.


 



Os professores Ricardo Alves de Lima e Murillo Franco Camargo, e o acadêmico Yago Vinícius Pereira Andrade. 


 



 



 




Acessar notícia

A FDSM realizou nesta 5ª feira, dia 6 de junho, a palestra presencial “A influência da Constituição Portuguesa no Direito Brasileiro: 50 anos da Revolução dos Cravos”. O evento foi ministrado pelos professores Me. Luiz Tarcísio de Paiva Costa, Dr. Rafael Alem de Mello Ferreira e Dr. Ricardo Alves de Lima.

 

O objetivo da palestra foi explorar a importância da Revolução dos Cravos e sua contribuição para a formação da Constituição Portuguesa de 1976, bem como analisar a influência deste marco histórico no desenvolvimento do Direito Constitucional Brasileiro. O evento foi prestigiado por alunos, egressos e profissionais do direito interessados em compreender as interações e intercâmbios jurídicos entre Portugal e Brasil.

 

Os professores Dr. Ricardo Lima e Me. Luiz Tarcísio de Paiva Costa.

 

 

Os professores Dr. Ricardo Lima, Me. Luiz Tarcísio de Paiva Costa e Dr. Rafael Alem Mello Ferreira. 

 

 

 

 



Acessar notícia

No dia 04 de junho aconteceu na FDSM a mesa redonda híbrida com o tema "Títulos de crédito: fundamentos, tipos e importância no contexto econômico atual". O evento foi ministrado pelo Prof. Me. Luiz Tarcísio de Paiva Costa e o acadêmico Marcello Yan de Castro.


O objetivo do evento foi apresentar uma visão abrangente e detalhada sobre os títulos de crédito, abordando seus fundamentos, tipos, importância no comércio e finanças, bem como os desafios e perspectivas futuras no contexto econômico atual.


A FDSM agradece a presença de todos.


 



O Prof. Me. Luiz Tarcísio de Paiva Costa ministrando a palestra.


 



O aluno Marcello Yan de Castro.


 



 




Acessar notícia

Maio

Mais do que atividades acadêmicas extraclasse, os eventos realizados pela FDSM têm por objetivo levar aos alunos conhecimento atual sobre o Direito, a partir de experiências de sucesso. E no dia 28 de maio aconteceu mais uma Mesa Redonda sobre Carreiras Jurídicas, desta vez com foco no Ministério Público do Trabalho. 


Sob a coordenação do Prof. Me. José Augusto de Carvalho Neto, o evento foi ministrado pelo Dr. Carlos Alberto Costa Peixoto, Procurador do Trabalho, com a participação dos acadêmicos Lucas Coldibelli e Thailane Magalhães. 


Durante a palestra, Dr. Carlos Alberto apresentou as estruturas de funcionamento do Ministério Público do Trabalho, com suas carreiras e a atuação da instituição diante da sociedade. 


A FDSM agradece a todos os presentes!


 



A aluna Thailane Magalhães, o Prof. Me. José Augusto de Carvalho Neto, o Procurador do Trabalho Dr. Carlos Alberto Costa Peixoto, e o aluno Lucas Coldibelli.


 




Acessar notícia

Um grupo de estudantes do ensino médio da Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, conhecida popularmente como Polivalente, de Pouso Alegre, esteve na FDSM no dia 28 de maio, durante os períodos da manhã e noite, para uma palestra com o Prof. Conti sobre o tema “Direito e a nossa vida”.

Além de saber mais sobre o Direito e sua aplicação no cotidiano, bem como as carreiras jurídicas e a estrutura oferecida aos alunos, os estudantes realizaram um tour, conhecendo os principais espaços da Faculdade. Ao final, foi oferecido um lanche a todos.

Contato para agendamento de palestras e eventos: WhatsApp 35 3449-8124


 



 



 



 



 



 



 




Acessar notícia

Sob a coordenação do Prof. Me. Francisco José de Oliveira, os alunos do 3º Período da graduação da FDSM participaram do Projeto de Extensão FDSM na Praça. A atividade aconteceu no sábado, dia 25 de maio, na Praça Senador José Bento, em frente à Catedral Metropolitana de Pouso Algre.

 

O objetivo do Projeto é estender à comunidade o conhecimento produzido na graduação, proporcionando aos alunos a experiência prática do Direito e levando conhecimento e orientação jurídica gratuita à população. O tema da atividade foi Direito de Família e Direito do Consumidor.

 

Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar as teorias do Direito de maneira prática, participando ativamente no meio social, e contribuindo para o esclarecimento sobre questões trazidas pela comunidade. Também foi distribuída à população uma cartilha com os principais pontos que geram dúvidas nas áreas de Direito de Família e Direito do Consumidor.

 

A FDSM agradece a todos envolvidos, e parabeniza pelo sucesso da atividade!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

A FDSM realizou no sábado, 25 de maio, a Mesa Redonda híbrida com o tema "Carreiras Jurídicas: Transição de Carreira em Direito", ministrada pelo Juiz de Direito do TJMG e Mestre Gustavo Henrique Moreira do Valle. O evento foi coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Alves de Lima.

 

O objetivo da Mesa Redonda foi a abordagem da multiplicidade de carreiras que o Direito oferece e os desafios enfrentados ao se optar pela transição de uma área para a outra. O evento foi prestigiado por alunos da graduação de forma presencial e em modo on-line.

 

O Juiz de Direito do TJMG e Mestre Gustavo Henrique Moreira do Valle, e o Prof. Dr. Ricardo Alves de Lima.

 

 

 



Acessar notícia

“Organizações Criminosas em Minas Gerais: desafios e estratégicas de combate” foi o tema da palestra proferida pelo egresso Dr. Marco Antonio Territo de Barros, chefe da Assessoria Estratégica da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, na Faculdade de Direito do Sul de Minas, no dia 24 de maio. O evento foi promovido pelo Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão com o apoio da FDSM.

 

Dr. Marco Antonio formou-se pela FDSM em 2008, é agente da Polícia Rodoviária Federal e atual chefe da Assessoria Estratégica da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais. Entre diversas formações após a graduação, especializou-se em “Educação Transformadora: pedagogia, fundamentos e práticas” pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e possui Mestrado em Segurança Viária pela Universidade Carlos III em Madrid.

 

O evento contou com a presença de agentes da Polícia Rodoviária Federal em Pouso Alegre, alunos e egressos da FDSM. O objetivo foi demonstrar as formas de atuação das organizações criminosas no estado de Minas Gerais, e quais os principais desafios e estratégias de combate que estão sendo adotadas pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública de MG.

 

Fotos: A Dupla Produções

 

O palestrante, Dr. Marco Antonio Territo de Barros, com o professor Altair Mota Machado e a acadêmica Sabrina Gonçalves.

 

Evento foi prestigiado por integrantes da Polícia Rodoviária Federal em Pouso Alegre.

 

O presidente do Diretório Acadêmico, Marcello Castro, com o palestrante, Dr. Marco Antonio Territo de Barros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Direito do Sul de Minas, em parceria com o Núcleo de Extensão, realizou no dia 24 de maio, 6ª feira, o Seminário presencial com o tema "Direito Desportivo: Desafios Atuais. 

 

O evento teve início com a palestra "Sociedade Anônima do Futebol: o caso do Cruzeiro", ministrada pelo Prof. Me. Gustavo Oliveira Chalfun. O objetivo do Seminário, realizado sob a coordenação do Prof. Dr. Elias Kallás Filho, foi a abordagem de temas relevantes e atuais do Direito Desportivo, sobretudo em razão do advento da Lei Geral do Esporte.

 

Após a palestra, aconteceu uma Exposição de Pôsteres dos mestrandos integrantes da Linha de Pesquisa 1 do Programa de Mestrado – Efetividade dos Direitos Fundamentais Sociais. A atividade foi realizada no Salão Nobre, e foi oferecido um coffee break aos alunos.

 

A FDSM parabeniza os mestrandos pelos excelentes trabalhos realizados!

 

O Prof. Dr. Elias Kallás Filho e o palestrante, Prof. Me. Gustavo Chalfun com os mestrandos.

 

Mestrandos da FDSM - turma 2023/2025 - Linha de Pesquisa 1.

 

Mestrandos da FDSM - turma 2023/2025 - Linha de Pesquisa 1.

 

Evento foi prestigiado por alunos da graduação.

 

Evento foi prestigiado por alunos da graduação.

 

Evento foi prestigiado por alunos da graduação.

 

O palestrante, Prof. Me. Gustavo Chalfun, egresso do mestrado da FDSM.

 

 

Trabalho: Princípios do Direito DesportivoMestrandos: Dhyordan Souza e Larissa Martins Firme

 

Trabalho: Proteção Jurídica do Atleta JuvenilMestrandas: Jamille Vieira Borba e Milene Regina Anadão Sati

 

Trabalho: Fomento Público ao EsporteMestrandos: Welliton Nazário e Carlos Tiago Azevedo

 

Trabalho: Organização da Justiça DesportivaMestrandos: Fernanda Gotardelo e Mário Bernardes de Souza Júnior

 

Trabalho: Casas de Apostas: Regulamentação e DesafiosMestrandos: Gabriel Batista Vilela e Luciano Robinson Calegari

 

Trabalho: Regulamentação dos e-sportsMestrandos: Maria Fernanda Pereira Rosa, Livia Gonçalves e Yago Toledo Dutra.

 

Trabalho: Direito do Consumidor nos Eventos Esportivos.Mestrandos: Marcela Jorge Silva, Matthews Devai e Ana Júlia Souza.

 

Trabalho: Bolsa AtletaMestrandos: Nathan Machado Borges Peloso e Pedro Gomes Pereira Corrêa Bueno

 

 

 



Acessar notícia

Nesta sexta-feira, 24 de maio às 18h, acontece na FDSM a palestra presencial “Organizações Criminosas em Minas Gerais: desafios e estratégicas de combate”, com o egresso Dr. Marco Antonio Territo de Barros. O evento é uma realização do Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão com o apoio da FDSM.

Dr. Marco Antonio formou-se pela FDSM em 2008, é agente da Polícia Rodoviária Federal e atual chefe da Assessoria Estratégica da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais. Entre diversas formações após a graduação, especializou-se em “Educação Transformadora: pedagogia, fundamentos e práticas” pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e possui Mestrado em Segurança Viária pela Universidade Carlos III em Madrid.

O evento demonstrará as formas de atuação das organizações criminosas no estado de Minas Gerais, e quais os principais desafios e estratégias de combate que estão sendo adotadas pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública de MG.

Informações e inscrições: clique aqui.

 

O egresso Dr. Marco Antonio Territo de Barros.



Acessar notícia

Proporcionar aos alunos experiências práticas de aprendizado, estendendo à comunidade o conhecimento produzido na faculdade. Com esse objetivo, mais uma vez os acadêmicos da Faculdade de Direito do Sul de Minas, supervisionados por professores, sairão a campo para esclarecer dúvidas jurídicas da comunidade, em Pouso Alegre.

 

O evento FDSM na Praça acontecerá na manhã do próximo sábado, dia 25 de maio, na Praça Senador José Bento, em frente à Catedral Metropolitana. As áreas jurídicas a serem esclarecidas serão o Direito de Família e Direito do Consumidor.

 

O Prof. Francisco José de Oliveira, defensor público em Pouso Alegre e gestor do Núcleo de Prática Jurídica da FDSM, irá supervisionar os alunos. “Será uma atividade extensionista com a participação das turmas do 3º período. O objetivo é que o conhecimento que produzimos no ambiente acadêmico ultrapasse os muros da faculdade e chegue até a sociedade, beneficiando-a com a nossa expertise”, explicou.

 

A atividade de extensão acontecerá das 8h às 12h, na Praça da Catedral, em Pouso Alegre. Os interessados em participar poderão esclarecer dúvidas e receber informações básicas sobre os primeiros passos para o encaminhamento de suas questões jurídicas, seja por meio da Defensoria Pública, Escritório Modelo da FDSM ou advogado particular.

 

Mais informações no Núcleo de Extensão: 35 3449-8125 / extensao@fdsm.edu.br  

 

 

FDSM na Praça sobre o tema Direito do Trabalho, realizado em 2023.

 

 

 

FDSM na Praça sobre o tema Direito do Consumidor, realizado em 2023.

 

 



Acessar notícia

O Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão, com o apoio da FDSM, encerrou com sucesso nesta sexta e sábado, dias 17 e 18 de maio o Curso de Extensão presencial com o tema "Oratória Jurídica". 

 

O curso foi ministrado em cinco encontros, com as participações do Prof. Dr, Rafael Lazzarotto Simioni, o egresso Mestre Rovilson Marques de Carvalho Júnior e o advogado Especialista Rivo Assis. As atividades aconteceram nos dias 10, 11, 16, 17 e 18/05, com intensa participação dos alunos.

 

o dia 17 de maio, sexta-feira, o Prof. Rafael Lazzarotto Simioni ministrou a palestra "O Poder da Linguagem Corporal na Oratória Jurídica: Estratégias de Comunicação". E no sábado, dia 18, aconteceu uma Atividade Prática de Oratória Jurídica.

 

A FDSM parabeniza o Diretório Acadêmico pela iniciativa, e agradece a participação dos alunos!

 

Palestra realizada no dia 17 de maio, com o Prof. Dr. Rafael Simioni.

 

 

 

 

 

 

Atividade prática realizada no dia 18 de maio, com o Prof. Dr. Rafael Simioni e o advogado e egresso Me. Rovilson Carvalho.

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

O Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, com o apoio da Faculdade de Direito do Sul de Minas, realizou nesta 4ª feira, dia 16 de maio, o terceiro encontro da Oficina de Oratória Jurídica. O objetivo é oferecer aos alunos uma formação completamente voltada para o exercício das carreiras jurídicas.

 

O terceiro encontro foi um Workshop ministrado pelo presidente da Comissão de Oratória da OAB/MG e consultor em comunicação estratégica, Dr. Rivo Assis. O tema apresentado foi “Oratória Moderna – aprenda a ser mais convincente dentro e fora dos tribunais”.

 

O Curso de Oratória Jurídica segue com atividades nesta sexta e sábado, 17 e 18 de maio, ministradas pelo Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni. Mais informações: clique aqui.

 

 

O Workshop foi ministrado pelo consultor em comunicação estratégica Dr. Rivo Assis.

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

A Comissão de Ações Sociais dos Alunos e Egressos da FDSM (CAS FDSM), com o apoio da faculdade e em parceria com outras universidades de Pouso Alegre, se mobilizou, entre os dias 7 e 10 de maio, em uma grande campanha em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. 

Engajados em ajudar quem mais precisa nesse momento, os acadêmicos da graduação se empenharam e não mediram esforços para que fosse arrecadado o maior número de doações possível: itens de vestuário, higiene pessoal, alimentos, água potável, entre outros. As doações serão encaminhadas nesta 6ª feira, dia 10, pelo Grupo Duro na Queda, apoiador da ação.

Registramos nosso agradecimento a todos os alunos e demais pessoas que contribuíram com a ação. E nossa admiração e reconhecimento ao lindo trabalho realizado por toda a equipe do CAS FDSM.  Parabéns, alunos!

 

 

 

 



Acessar notícia

O Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, com o apoio da Faculdade de Direito do Sul de Minas, iniciou nos dias 10 e 11 de maio o Curso de Extensão sobre Oratória Jurídica. A formação está sendo ministrada pelo Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, o egresso Me. Rovilson Marques de Carvalho Júnior e o advogado Especialista Rivo Assis.

 

A abertura das aulas aconteceu na sexta-feira, dia 10, com a temática “Introdução a Oratória Jurídica e sua Aplicação nos Tribunais do Júri”, apresentada pelo Prof. Rovilson Marques de Carvalho Júnior. No sábado, dia 11, o professor aplicou uma atividade prática aos alunos participantes.

 

O curso terá continuidade nesta semana, nos dias 16, 17 e 18 de maio, com um Workshop de Oratória Jurídica Moderna, a palestra “O Poder da Linguagem Corporal na Oratória Jurídica: Estratégias de Comunicação” e finalizando no dia 18, com uma atividade prática.

 

O advogado e egresso Me. Rovilson Marques de Carvalho Jr. na abertura do evento.

 

Evento foi prestigiado por alunos e profissionais de Direito.

 

O Prof. Dr. Rafael Simioni também irá ministrar o curso.

 

Aula prática no dia 11 de maio, sábado.

 

O Prof. Rovilson e a aluna Giovanna Bonini, que participou da mesa de trabalhos.



Acessar notícia

A Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) realizou na 4ª feira, dia 08 de maio, o primeiro encontro do Minicurso presencial Dominando o Currículo Lattes: Um Guia Prático para Estudantes de Direito. A formação complementar gratuita tem como professores responsáveis a Profª Ma. Jéssica Pereira Arantes Konno Carrozza, egressa do mestrado da FDSM, e as mestrandas Júlia de Paula Faria e Lidiane Cintra de Oliveira Dias.

 

O objetivo do Minicurso é capacitar estudantes de Direito na utilização eficaz do Currículo Lattes, destacando sua importância para a carreira acadêmica e profissional. "No primeiro encontro, introduzimos os participantes ao Currículo Lattes, explorando seu conceito, histórico e sua importância no contexto acadêmico brasileiro e internacional”, destacou a professora Jéssica.

 

A mestranda Lidiane complementou: “Trouxemos uma visão geral das seções principais para criação de um perfil, como dados pessoais, formação, experiência e produção, com dicas específicas para a área do Direito”.

 

O segundo encontro será no dia 14 de junho, com aula prática no Laboratório de Informática da FDSM, informou a mestranda Júlia. “Os participantes aprenderão a inserir em conta no sistema Lattes suas produções e receberão orientações produções acadêmicas e profissionais. Por fim, daremos dicas para a manutenção e atualização do currículo”, concluiu.

 

O Minicurso é gratuito, e aberto à comunidade. Para quem desejar participar da aula prática, basta se inscrever no site – clique aqui. A próxima aula ocorrerá no dia 14 de junho, às 18h, no Laboratório de Informática da FDSM.

Mais informações: Núcleo de Extensão – 35 3449-8125 – extensao@fdsm.edu.br

 

A Profª Ma. Jéssica Carrozza e as mestrandas Lidiane Dias e Júlia Faria.

 

A mestranda Júlia Faria em sua apresentação.

 

A mestranda Lidiane Dias, que integrou a mesa de trabalhos da Oficina.

 

Alunos da graduação e mestrado presentes.

 



Acessar notícia

Os temas jurídicos mais relevantes e atuais estão sempre na pauta dos eventos acadêmicos da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). E no dia 3 de maio, a mestranda Júlia Klehm Fermino ministrou o CCXXV Simpósio presencial “Direito Animal e a Reforma do Código Civil”. 


Sob a coordenação do Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni e do Grupo de Pesquisa Margens do Direito (PPGD/FDSM/CNPq), o evento apresentou os principais conceitos do Direito Animal e as discussões trazidas pela comissão de juristas para a reforma do Código Civil, considerando que pesquisas jurídicas em nível internacional têm reconhecido os animais como seres sencientes que integram a sociedade.


 



A mestranda Júlia Klehm Fermino no Simpósio “Direito Animal e a Reforma do Código Civil”. 


 


 



 



 




Acessar notícia

A Faculdade de Direito do Sul de Minas realizou na manhã de sábado, dia 4 de maio, o CCXXVI Simpósio Retóricas visuais: a fundação política do Império do Brasil na pintura de Jean-Baptiste Debret. O evento foi ministrado pelo Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni.

 

Durante o Simpósio, foi apresentada uma série de imagens artísticas que demonstram as transformações jurídicas da passagem do Brasil-colônia para o Império do Brasil, e explicam como a arte política não só representa, mas sobretudo transforma a imagem que temos do Estado e de nós mesmos.

 

De acordo com o Prof. Simioni, Retórica é a arte da persuasão e ela não se limita à oratória ou à linguagem escrita. “Também existem retóricas visuais: as imagens também são poderosas formas retóricas de convencimento. As imagens produzidas por Jean-Baptiste Debret na época do Império do Brasil são repletas de significados e códigos encriptados pela história, cuidadosamente pensadas para ilustrar a nova fundamentação política e jurídica do Império do Brasil. E neste evento apresentei aos alunos a influência delas na construção da imagem que temos do Estado e de nós mesmos”, concluiu.

 

 

O Prof. Dr. Rafael Simioni ministrou o Simpósio.

 

 

 



Acessar notícia

O novo curso de extensão da Faculdade de Direito do Sul de Minas, sobre o tema Inteligência Artificial aplicada ao Processo, iniciou no sábado, dia 4 de maio, com a presença de alunos, egressos e profissionais do Direito de diversas áreas.

 

O curso está sob a coordenação do Prof. Me. Luiz Otávio de Oliveira Rezende, e o docente responsável pelas aulas é o Dr. Murillo Franco Camargo, Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região e professor na graduação. Ele iniciou as aulas apresentando aos alunos as Noções Básicas sobre a Inteligência Artificial e a Compreensão sobre os Conceitos (big data, machine learning, blockchain, algoritmo e IoT - Internet das coisas).

 

Também foram abordados aspectos relacionados aos direitos fundamentais e inteligência artificial: Mudanças de paradigmas, Acesso à Justiça e Novos tempos no constitucionalismo processual. 

 

As próximas aulas acontecerão nos dias 18 de maio e 08 de junho, em que serão abordados temas como Processo e Inteligência Artificial, Núcleos 4.0 e vulneráveis, Resolução de conflitos pelo ODR - impactos na sociedade, Devido processo legal e os contornos tecnológicos, Direito Probatório e a Inteligência Artificial, Prova digital, entre outros.

 

Ainda há vagas, e alunos e egressos têm desconto especial. Mais informações: clique aqui.

 

O Prof. Murillo Franco Camargo é o responsável pelas aulas.

 

Curso contou com a presença de alunos, egressos e profissionais da área jurídica.

 

 

 

 



Acessar notícia

A Faculdade de Direito do Sul de Minas promoveu na terça-feira, dia 30 de abril, o Simpósio híbrido com o tema Prisão ilegal e habeas corpus: aspectos teóricos e prático, sob a coordenação do Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho. O evento foi ministrado pela mestranda Júlia Klehm Fermino, a Profª Ma. Marcela Modesto Fermino e o advogado criminalista Ygor Sampaio, todos egressos da graduação.

 

Durante o evento, a mestranda Júlia Klehm Fermino e a Profª Ma. Marcela Modesto Fermino fizeram a exposição do tema a partir de um panorama geral das prisões, com enfoque nas prisões ilegais e a aplicabilidade do habeas corpus. O egresso e advogado Ygor Sampaio, vice-presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB de Santa Rita do Sapucaí, complementou com casos práticos reais de sua vivência profissional.

 

A mestranda Júlia Klehm Fermino, o advogado criminalista Ygor Sampaio e a Profª Ma. Marcela Modesto Fermino em evento na FDSM.

 

 

A mestranda Júlia Klehm Fermino em sua apresentação.

 

 

A Profª Ma. Marcela Modesto Fermino em sua apresentação.

 

 

Palestrantes e alguns alunos que participaram presencialmente do evento.

 



Acessar notícia

Abril

A Faculdade de Direito do Sul de Minas promoveu na 5ª feira, dia 25 de abril, o Simpósio com o tema A Prática do Etarismo no Contrato de Trabalho e suas Consequências. O evento presencial foi conduzido pelo Prof. Dr. Paulo Eduardo Vieira de Oliveira e a mestranda Mariana Telles Cavalcanti.

 

O etarismo é a discriminação das pessoas com base na idade, caracterizando-se pelo tratamento de forma injusta ou desigual, seja por serem consideradas muito jovens ou velhas para certas responsabilidades. No mercado de trabalho, trata-se de um dos maiores desafios a serem enfrentados por pessoas acima dos 40 anos. Trata-se de uma forma de preconceito desconectada da realidade, já que, segundo o IBGE, em 2030 o Brasil terá mais idosos do que pessoas com idade entre 0 e 14 anos.

 

 

“O etarismo sustenta-se pela ideia de que a idade está diretamente ligada à capacidade do ser humano de tomar decisões, trabalhar e realizar tarefas do cotidiano. Trata-se, portanto, de uma discriminação com base no fator idade, seja ela qual for”, destacou o Prof. Dr. Paulo Eduardo.

 

“No mercado de trabalho, essa forma de discriminação pode atingir trabalhadores das mais variadas faixas etárias, ou seja, pode afetar jovens adultos, os quais podem ter dificuldades em encontrar emprego e que, por isso, recebem salários mais baixos, sob a justificativa de que são novos e inexperientes. Ao mesmo tempo, também pode afetar adultos mais velhos, os quais geralmente encontram problemas para conseguir um emprego, manter seu emprego, serem promovidos ou mudar de carreira”, completou a mestranda Mariana Telles.

Ouça no Spotify o podcast sobre o tema e saiba mais - clique aqui. 

 

 

O Prof. Paulo Eduardo Vieira de Oliveira abriu o evento.

 

A  mestranda Mariana Telles Cavalcanti em sua apresentação.

 

 

 



Acessar notícia

Cerca de 200 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira, de Pouso Alegre, visitaram a FDSM na sexta-feira, dia 26 de abril, para uma palestra sobre o tema “Direito e a nossa Vida”.

 

Em clima de muita descontração o evento foi aberto pelo Prof. Carlos Alberto Conti Pereira, que falou sobre o Direito e seus impactos na vida em sociedade, além de trazer informações sobre o curso de graduação e todas as oportunidades oferecidas pela FDSM!

 

Em seguida, o Prof. Me. Murillo Franco Camargo, Juiz do Trabalho no TRT da 3ª Região/MG e egresso da FDSM, contou aos alunos sobre sua trajetória profissional até chegar à carreira de juiz, e respondeu a diversas perguntas!

 

Ao final aconteceu um sorteio de brindes, e foi oferecido um lanche especial aos alunos. A FDSM agradece a direção da Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira pela participação dos alunos, e se coloca à disposição das demais escolas do sul de Minas para eventos e visitas educacionais. Mais informações: 35 3449-8124 – Setor Comercial FDSM.

 

 

O evento foi aberto pelo Prof. Carlos Alberto Conti Pereira. 

 

Prof. Murillo em em conversa com os alunos.

 

Cerca de 200 estudantes estiveram presentes.

 

 

Alunos ganhadores do sorteio.



Acessar notícia

Os alunos integrantes do Projeto de Extensão Universitária da FDSM, juntamente com o coordenador, Prof. Edson Vieira da Silva Filho, realizaram nos dias 24 e 25 de abril a entrega das doações arrecadadas na ação social “De mãos dadas vamos mais longe”, finalizada no dia 20 de abril. Foram arrecadados alimentos, roupas e remédios para as instituições Asilo Betânia da Providência e Casa de São Rafael, de Pouso Alegre.

 

A Casa de São Rafael é direcionada à assistência social aos pacientes portadores de câncer em todas as idades. A instituição se mantém com recursos provindos de doações voluntárias, eventos, parcerias e projetos na área de captação. O objetivo é acolher o paciente oncológico carente em tratamento e disponibilizar todo o apoio necessário.

 

Já o Asilo Betânia da Providência presta assistência completa a pessoas idosas nas áreas médica, psicológica e social. A instituição existe há 85 anos, e é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, mantida principalmente a ajuda da comunidade. Atualmente são atendidos 72 idosos.

 

“Participar desse projeto está sendo uma experiência muito incrível. Porque na faculdade a gente aprende sobre leis, e tudo mais. E aqui, a gente consegue colocar isso em prática, com a humanidade. Como mestranda, está sendo uma grande satisfação trabalhar com o Prof. Edson e poder ajudar tantas pessoas”, destacou a mestranda Lidiane Cintra.

 

O projeto terá continuidade, e a próxima etapa será a arrecadação de agasalhos e alimentos. Interessados em participar devem entrar em contato com o setor de Extensão: 35 3449-8125 / extensao@fdsm.edu.br

 

 

Entrega de doações na Casa de São Rafael.

 

Entrega das doações no Asilo Betânia da Providência. 



Acessar notícia

No dia 24 de abril aconteceu na FDSM a palestra Fake News e Democracia: A Importância do Debate sobre o PL 2630/2020. O evento foi ministrado pela Profª Ma. Marcela Duarte e as alunas Mayara Turchetti Oliveira e Ysis Mariana Brandão Sampaio.

 

O objetivo foi promover um momento de reflexão sobre os aspectos jurídicos e sociais que envolvem o polêmico Projeto de Lei 2.630/2020, popularmente conhecido como o “PL das Fake News”, e a sua relação com a democracia brasileira.

 

Durante a palestra foram discutidos os impactos das fake news na sociedade e no processo democrático, bem como as principais críticas e controvérsias em torno do PL. Também foram exploradas alternativas para lidar com a disseminação de desinformação on-line sem comprometer os direitos fundamentais dos cidadãos.

 

 

A professora Ma. Marcela Duarte e as alunas Ysis Mariana Brandão Sampaio e Mayara Turchetti Oliveira.

 

 

Alunos durante o evento, cujo objetivo foi promover uma reflexão sobre o PL 2630/2020.

 

 

A professora Marcela Duate conduziu a atividade.

 

 

A aluna Ysis Sampaio em sua apresentação.

 

 

A aluna Mayara Oliveira em sua apresentação. 



Acessar notícia

Como o Direito impacta na nossa vida e nas relações em sociedade? Esse foi um dos temas tratados na palestra “Direito e a nossa Vida”, ministrada pelo Prof. Carlos Alberto Conti Pereira aos alunos da Escola Estadual Monsenhor José Paulino, de Pouso Alegre. Os eventos aconteceram nesta 4ª feira, dia 24, reunindo cerca de 170 estudantes do 3º ano do ensino médio, nos períodos da manhã e noite, na FDSM.

 

Durante a palestra, o Prof. Conti também abordou aspectos importantes que impactam o momento da escolha da carreira, e que se refletem diretamente no futuro profissional dos jovens. E concluindo, informou sobre o curso de Direito da FDSM, fechando com um convite para que eles assistam a uma aula experimental na faculdade.

 

Ao final aconteceu um sorteio de brindes, e foi oferecido um lanche especial aos alunos. A FDSM agradece a direção da Escola Estadual Monsenhor José Paulino pela vinda dos alunos, e se coloca à disposição das demais escolas do sul de Minas para eventos e visitas educacionais. Mais informações: 35 3449-8124 – Setor Comercial FDSM.

 

 

O Prof. Conti em palestra aos alunos da Escola Estadual Monsenhor José Paulino. 

 

Alunos do período da manhã.

 

No evento da manhã participaram cerca de 110 estudantes.

 

Temática abordou como o direito influencia diretamente a vida em sociedade.

 

Alunos do período da noite.

 

Alunos do período da noite.

 

Entrega de brinde para a aluna sorteada na palestra da noite.

 

 

 

 



Acessar notícia

O Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão realizou na 3ª feira, dia 23 de abril, com o apoio da FDSM, um Sarau Literário e Musical. O evento aconteceu no pátio da faculdade, e contou com a participação do Prof. Dr. Édson Vieira da Silva Filho, acompanhado pela acadêmica Ana Clara Maritan Rezende.

 

O objetivo foi refletir sobre importância de unir Direito e Arte em suas mais diversas formas de expressão, fazendo com que as suas potencialidades se unam e preparem os futuros profissionais como pessoas flexíveis aos diversos discursos existentes. Os autores trazidos foram Machado de Assis e Miguel Reale, que não era apenas jurista, mas também poeta.

 

O Sarau foi finalizado com uma bela apresentação musical do Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitscheck de Oliveira, e um café aos presentes, promovido pelo Diretório Acadêmico.

 

 

O Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho conduziu o evento.

 

A aluna Ana Clara Maritan Rezende também participou da mesa de trabalhos, representando o D.A.

 

Sarau Literário e Musical aconteceu no pátio do prédio sede da FDSM.

 

Músicos do Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitscheck de Oliveira em apresentação na FDSM.

 

Alunos prestigiaram o evento conduzido pelo Prof. Dr. Edson e a aluna Ana Clara.



Acessar notícia

A FDSM promoveu no sábado, dia 20 de abril, um evento acadêmico em apoio à Casa de São Rafael e Asilo Betânia da Providência. As duas instituições de Pouso Alegre são parceiras nos projetos de extensão da faculdade, e os trabalhos são desenvolvidos por alunos da graduação e mestrado, sob a coordenação do Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho.

 

A Casa de São Rafael realiza assistência social aos pacientes portadores de câncer em todas as idades. A instituição se mantém com recursos provindos de doações voluntárias, eventos, parcerias e projetos na área de captação. O objetivo é acolher o paciente oncológico carente em tratamento e disponibilizar todo o apoio necessário.

 

Já o Asilo Betânia da Providência presta assistência a pessoas idosas nas áreas médica, psicológica e social. A instituição existe há 85 anos, e é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, mantida principalmente a ajuda da comunidade. Atualmente são atendidos 72 idosos.

 

O evento acadêmico “De mãos dadas vamos mais longe” foi ministrado pelo Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho, e contou com a participação das convidadas Mariene de Morais, representante do Asilo Betânia da Providência, e Monica Maria Mendes, da Casa de São Rafael, e das mestrandas Lidiane Cintra de Oliveira Dias e Júlia Faria.

 

Também foi realizada uma homenagem à aluna Jéssica Lemos Lopes, que em 2023 conseguiu a arrecadação de mais de 1.000 litros de leite para o Asilo Betânia da Providência, com o apoio da comunidade evangélica da Igreja Assembleia de Deus Sul de Minas. A FDSM concedeu a ela um Certificado de Honra ao Mérito, assim como também para o Pr. Osvaldo Lino de Almeida e à Igreja. 

 

O Projeto de Extensão com as duas instituições terá continuidade, e a FDSM conta com a participação dos alunos e da comunidade, destacou o Prof. Edson. “Concluímos com êxito a primeira etapa do projeto. E vamos continuar trabalhando intensamente junto à comunidade, proceder com novas arrecadações e dar mais ênfase às relações interinstitucionais”, concluiu.

 

O Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho, coordenador do Projeto de Extensão da FDSM.

 

Evento reuniu alunos e representantes das instituições.

 

A mestranda Lidiane Cintra, a respresentante do Asilo Betãnia da Providência, Mariene de Morais, a mestranda Júlia Faria e a representante da Casa de São Rafael, Mõnica Mendes. 

 

A aluna homenageada, Jéssica Lopes.

 

Alunos durante o evento.

 

A aluna Jéssica Lopes recebeu um certificado de Honra ao Mérito por sua relevante participação no projeto, junto com a comunidade da Igreja Assembleia de Deus Sul de Minas.

 



Acessar notícia

Como a aplicação e o uso da Inteligência Artificial está impactando o Direito no âmbito do processo? De que forma podem ser construídos os modelos de IA, e quais são os principais benefícios de suas aplicações no Poder Judiciário brasileiro? Estas e outras questões serão apresentadas e discutidas no novo curso de extensão promovido pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), com o tema Inteligência Artificial aplicada ao Processo.

 

De acordo com o coordenador do curso, Prof. Me. Luiz Otávio de Oliveira Rezende, o objetivo é proporcionar aos alunos e profissionais de Direito a discussão sobre questões teóricas e práticas no âmbito do processo em razão da aplicação e do uso da Inteligência Artificial. “Desejamos também que eles compreendam a aplicação da IA nos institutos processuais, e quais os caminhos possivelmente estabelecidos como consequência da inter-relação entre as matérias. Trata-se de um tema muito atual e necessário ao cotidiano dos profissionais da área jurídica”, destacou.

 

O Prof. Me. Murillo Franco Camargo, Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região/MG e docente na graduação da FDSM irá ministrar as aulas. “Vamos discutir temas essenciais e muito atuais, que merecem a atenção dos estudantes e profissionais de Direito, tais como  Direito Probatório, Provas Digitais, Poder Judiciário e os núcleos 4.0, ODRs., Futuro dos institutos processuais, entre outras questões. Será uma oportunidade de atualização muito interessante aos advogados, alunos e demais profissionais de Direito”, explicou.

 

O curso de extensão Inteligência Artificial aplicada ao Processo será presencial, possibilitando completa interatividade entre o professor e os alunos. As aulas acontecerão aos sábados, das 9h às 12h, nos dias 04 e 18 de maio, e 08 de junho de 2024. Haverá emissão de certificado.

 

Inscrições e informações: clique aqui  / WhatsApp 35 3449-8124.

 

O Prof. Me. Murillo Franco Camargo irá ministrar as aulas do novo curso de extensão da FDSM.



Acessar notícia

Os Grupos de Pesquisa coordenados pelos professores Dr. Rafael Alem Mello Ferreira, Dr. Edson Vieira da Silva Filho e Dr. Demétrius Amaral Beltrão estão com inscrições abertas, e são excelentes oportunidades de investimento na carreira acadêmica.

 

Escolha o tema de seu interesse e participe!

 

DIREITO E DEMOCRACIA: JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL AGRESSIVA

Coordenação: Prof. Dr. Rafael Alem Mello Ferreira

Objetivo do Grupo: Analisar e observar as decisões do Supremo Tribunal Federal e diagnosticar as teorias envolvidas nas decisões.

Inscrições até 12 de abril!

Informações: clique aqui.

 

GRUPO RAZÃO CRÍTICA E JUSTIÇA PENAL

Coordenação: Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho

Objetivo do Grupo: Analisar as formas de construção das diversas vertentes que fundamentam o Direito Penal, visando em especial avaliar a legitimidade de cada um deles, sob o ponto de vista do novo modelo constitucional brasileiro.

Inscrições até 15 de abril!

Informações: clique aqui.

 

ESTADO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

Coordenação: Prof. Dr. Demétrius Amaral Beltrão

Objetivo do Grupo: Entender o papel do Estado e os desafios por ele enfrentados na contemporaneidade, viabilizando a reflexão acerca da Constituição Econômica de 1988 e as possibilidades que ela abre para o desenvolvimento e a reestruturação do Estado brasileiro.

Inscrições até 22 de abril!

Informações: clique aqui.

 



Acessar notícia

A Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) realizará no dia 26 de abril uma Aula Magna com o Prof. Dr. Gustavo Ferraz de Campos Mônaco, um dos mais influentes juristas brasileiros da atualidade na área de Direito Internacional. Professor livre-docente, ele é o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo) e do Departamento de Direito Internacional e Comparado da instituição.

De acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da FDSM, Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, o tema da aula será o Controle de Constitucionalidade da Lei Estrangeira. “O Prof. Gustavo falará sobre um problema básico do Direito Internacional – os limites da aplicação da lei estrangeira em lides plurilocalizadas, que vêm crescendo de importância num mundo globalizado e interdependente. O objetivo é discutir, entre outras questões, as insuficiências dos tradicionais caminhos do Direito Internacional no trato da matéria e a importância de se incluir o controle da constitucionalidade da lei estrangeira como uma baliza da sua aplicação, ou não, pelo juiz nacional”, destacou.

A Aula Magna do Mestrado será exclusivamente presencial, e acontecerá no Salão do Tribunal do Júri da FDSM – dia 26 de abril (6ª feira), às 19h. As inscrições são gratuitas, e devem ser realizadas pelo site www.fdsm.edu.br . Vagas limitadas.

“O professor Gustavo Mônaco já lecionou em diversos cursos de pós-graduação da FDSM, é um dos maiores nomes do Direito no Brasil e nosso colega de longa data. Certamente será um grande evento. Convido a todos os nossos egressos, bem como os demais profissionais da área jurídica, para estarem conosco nessa Aula Magna”, concluiu o professor.    

Mais informações: PPGD FDSM - 35 3449-8106 / ppgd@fdsm.edu.br

 

O Prof. Dr. Gustavo Ferraz de Campos Mônaco, coordenador do PPGD da USP.



Acessar notícia

O Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão promoveu no sábado, dia 6 de abril, o CCXXI Simpósio com o tema Os Desafios do Início da Advocacia Criminal, ministrado pelo advogado especialista em Direito Penal Dr. André Rachi Vartuli. Também participaram da mesa de trabalhos o egresso Davi de Andrade Leite e o acadêmico Marcello Yan de Castro, presidente do D.A.

 

Durante o evento, Dr. André Vartuli falou sobre os desafios inerentes ao início da carreira na advocacia criminal, abordando especialmente as dificuldades enfrentadas por profissionais recém ingressos na área. Também foi ressaltada a importância da ética profissional, e apresentadas algumas estratégias para uma defesa jurídica eficaz. “Promover eventos que aproximam os alunos da prática profissional demonstra um acompanhamento com as atualidades, porque a gente sempre vê um déficit significativo entre a teoria e a prática. E com esses eventos, estamos aproximando os estudantes da realidade da advocacia”, destacou.

 

O aluno Ruann Franco Fernandes elogiou o evento. "Achei muito bacana o Diretório Acadêmico trazer o André Vartuli na faculdade, porque além dele demonstrar a advocacia criminal e os enfrentamentos que o advogado criminal tem que combater diariamente, ele é um advogado jovem, o que traz inspiração para os alunos que estão na graduação e se interessam por essa área. Uma palestra muito boa, muito eficiente e que, com certeza vai fazer a diferença na vida dos estudantes”, afirmou.

 

O egresso e advogado Davi de Andrade Leite destacou a experiência apresentada pelo palestrante e a satisfação de participar do evento. "É com imensa satisfação que hoje pudemos participar dessa palestra ministrada pelo Dr. André Vartuli, um profissional extremamente gabaritado na seara do Tribunal do Júri. Agradeço o Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão da FDSM, na pessoa do presidente Marcello Castro, pelo convite”, disse.

 

O presidente do D.A., aluno Marcello Yan de Castro, reafirmou o compromisso do Diretório em promover eventos acadêmicos de alta qualidade. “A realização desse evento faz parte das pautas com as quais o D.A. se comprometeu, de trazer grandes palestrantes e promover esse incentivo para que os alunos possam frequentar as nossas palestras, agregando ainda mais conhecimento prático à vida acadêmica. E a vinda do André Vartuli corrobora com essa proposta, de trazer palestrantes que venham com a prática, e não somente com a teoria”, finalizou.

 

 

O advogado especialista em Direito Penal Dr. André Rachi Vartuli.

 

Evento lotou o Salão do Júri com a presença de alunos e egressos.

 

O egresso e advogado Davi de Andrade Leite.

 

O presidente do D.A., Marcello Yan de Castro e convidados.

 



Acessar notícia

Dando continuidade às atividades extensionistas realizadas em 2023, um grupo de alunos do 1º período da graduação visitou, nos dias 1º e 2 de abril, as instituições Casa de São Rafael e Asilo Betânia da Providência, em Pouso Alegre.

 

A Casa de São Rafael é direcionada à assistência social aos pacientes portadores de câncer em todas as idades. A instituição se mantém com recursos provindos de doações voluntárias, eventos, parcerias e projetos na área de captação. O objetivo é acolher o paciente oncológico carente em tratamento e disponibilizar todo o apoio necessário.

 

Já o Asilo Betânia da Providência presta assistência completa a pessoas idosas nas áreas médica, psicológica e social. A instituição existe há 85 anos, e é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, mantida principalmente a ajuda da comunidade. Atualmente são atendidos 72 idosos.

 

"Nós queremos que o conhecimento produzido na faculdade consiga ultrapassar os seus muros e chegue na sociedade. Só que é um caminho de mão dupla, porque nós queremos que os nossos alunos transmitam, mas também recebam algo. Assim a formação acadêmica ganha um cunho social que sensibiliza melhor o profissional que a gente forma aqui na Faculdade de Direito do Sul de Minas", destacou o coordenador dos projetos, Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho.

 

 

Visita à Casa de São Rafael

Crédito das fotos: Luan Rodrigues - acadêmico do 1º Período D 

 

 

 

 

Visita ao Asilo Betânia da Providência



Acessar notícia

Levar conhecimento e informação sobre o universo jurídico e educacional para as instituições de ensino de Pouso Alegre e região. Com este objetivo, a Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) segue a todo vapor com o Projeto FDSM nas Escolas.

 

O mês de abril iniciou com eventos nos dias 2 e 3, ministrados pelo Prof. Carlos Conti nas cidades de Pouso Alegre e Ipuiuna. As palestras são gratuitas, e com conteúdo sempre adequado conforme a realidade e necessidades da escola.

 

No dia 2 de abril, foi realizado um Bate-Papo com os Professores na Escola Estadual Cristiano Machado, em Ipuiuna. A palestra motivacional abordou diversos aspectos pedagógicos que envolvem a realidade escolar dos jovens nos dias atuais. Participaram 38 professores.

 

Já nos dias 3, 8, 9 e 10 de abril o Prof. Conti esteve com os alunos do ensino das seguintes instituições: Colégio Anglo, Colégio Foch, Colégio Fênix, Curso Inteligência e Ação (Estiva), Colégio Maranatha, Centro Educativo Vida Nova (Camanducaia) e Escola Estadual João Ribeiro da Silva (Gonçalves).

 

As palestras são voltadas para alunos e educadores, e sempre com temas relacionados ao Direito, educação e motivação para uma carreira de sucesso. Somente neste ano a FDSM já esteve em instituições de Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Ipuiúna, São Sebastião da Bela Vista, Camanducaia e Gonçalves.

 

A FDSM agradece a excelente receptividade das escolas, e está à disposição da comunidade para eventos gratuitos com os estudantes do ensino médio. Mais informações: 35 3449-8124.

 

Palestra no Colégio Anglo, em Pouso Alegre.

 

 

Palestra na Escola Estadual João Ribeiro da Silva, em Gonçalves.   

 

 

Palestra no Colégio Fênix, em Pouso Alegre.

 

 

Palestra na FDSM, com os alunos do Curso Inteligência e Ação.

 

 

Bate-Papo com os Professores na Escola Estadual Cristiano Machado, em Ipuiuna.

 

 

 

Palestra no Colégio Foch, em Pouso Alegre.

 

 

 



Acessar notícia

Os alunos da FDSM iniciaram no dia 21 de março a edição 2024 do Projeto de Extensão Câmara Universitária e Monitoria do Parlamento Jovem, que neste ano será coordenado pela Profª Ma. Jéssica Pereira Arantes Konno Carrozza.

 

O projeto é uma iniciativa da Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho em parceria com Câmara Municipal e a FDSM, e tem como objetivo promover o envolvimento dos graduandos e mestrandos em Direito com as atividades do Poder Legislativo local voltadas à comunidade externa, especialmente a Câmara Mirim e a Câmara Jovem.

 

Na Câmara Universitária, no primeiro semestre, serão trabalhados temas políticos filosóficos com os alunos da Câmara Mirim e Jovem, por meio de debates e reflexões, abordando os pensamentos utilitário, libertário e da deontologia de Kant. No segundo semestre será desenvolvida a Ouvidoria Mirim e Jovem, na qual os alunos escolhem o tema que irão trabalhar e posteriormente colhem sugestões com os colegas nas suas respectivas escolas. As propostas são compiladas e as demandas mais solicitadas encaminhadas para o Poder Público.

 

Já na Monitoria do Parlamento Jovem os acadêmicos desenvolverão atividades com os estudantes do Ensino Médio participantes do projeto Parlamento Jovem de Minas. Neste ano, o tema será Melhorias no Ensino Escolar.

"O intuito desse Projeto de Extensão é aproximar os nossos alunos das atividades do Poder Legislativo de Pouso Alegre, para que eles possam ter vivência e experiência no direito público, direito administrativo, teoria do Estado e políticas públicas. Lá eles terão a oportunidade de monitorar a formação política dos jovens estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, bem participar na construção de projetos de lei que podem beneficiar a nossa cidade e região", destacou a Profª Ma. Jéssica Pereira Arantes Konno Carrozza. coordenadora do projeto.

 

Para a mestranda Maria Fernanda Pereira Rosa, atual coordenadora municipal do Parlamento Jovem, os projetos da Escola do Legislativo, apresentam através de uma abordagem única, grandes transformações na vida dos participantes. "Debater em um espaço de comunicação não-violenta é essencial para o crescimento e amadurecimento dos jovens do PJ, Câmara Mirim e Jovem. Os temas discutidos são extremamente relevantes e o contato com as diferenças amplia o debate capacidade de diálogo entre os integrantes. É uma grande alegria poder colaborar com a Assembleia Legislativa em conjunto com a Escola do Legislativo de Pouso Alegre", destacou.

 

Confira as fotos da primeira semana de atividades, realizadas nos dias 21 e 25 de março.

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Março

Aprimorar de forma completa o conhecimento jurídico dos alunos, sob o ponto de vista histórico, cultural e educacional. Esta é uma das premissas do curso de Direito da FDSM, e os eventos acadêmicos contemplam tal diferencial.

 

O mais recente tema abordado foi o Bicentenário da Constituição de 1824, em simpósio realizado no dia 25 de março. O evento foi ministrado pelo Prof. Me. Luiz Tarcísio de Paiva Costa, Profª Ma. Marina Helena Vieira da Silva e pelo egresso e mestrando Ricardo Biaso Ribeiro de Oliveira.

 

“A realização desta atividade para comemorar o bicentenário da constituição do Império de 1824 no Brasil é de extrema importância por uma série de razões históricas, culturais e educacionais. Este evento não apenas celebra um marco significativo na história do Brasil, mas também oferece uma oportunidade valiosa para reflexão, análise crítica e aprendizado”, destacou o Prof. Luiz Tarcísio.

 

 

Sobre a Constituição de 1824

 

A Constituição de 1824 foi a que vigorou por mais tempo, até a Proclamação da República em 1889. oi outorgada pelo imperador Dom Pedro I em 25 de março de 1824 e regeu as leis do país por 65 anos.

 

Oito meses depois do Grito da Independência, a primeira Assembleia Constituinte foi instalada em maio de 1823 no Rio de Janeiro. O parlamento reuniu 84 representantes de 14 províncias para debater as cláusulas da Carta Magna. Seis meses depois, diante da proposta que limitava os poderes do monarca, Dom Pedro I dissolveu a Assembleia e nomeou um Conselho de Estados para elaborar uma Constituição que garantisse plenos poderes a ele.

 

Com 179 artigos, o texto que passou a valer em 1824 estabeleceu que o Brasil era uma monarquia constitucional, hereditária e representativa. E concedeu ao imperador poderes ilimitados como chefe supremo da nação.

 

O país adotou como oficial a Religião Católica Apostólica Romana, deixando livres os demais cultos de forma privada. A Constituição assegurou a liberdade de expressão, o direito à propriedade e o fim do foro privilegiado. As eleições seriam indiretas e censitárias. Pessoas pobres, religiosos, mulheres, escravos, indígenas e filhos dependentes economicamente não tinham direito a voto.

 

O Brasil já teve seis versões diferentes da Carta Magna antes da Constituição Cidadã em vigor no país, e a Constituição de 1824 foi a que vigorou por mais tempo, até a Proclamação da República em 1889. (Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/ )

 

 

O mestrando Ricardo Biaso e os professores Luiz Tarcísio de Oliveira Costa e Marina Vieira.

 

Evento contou com a presença de alunos e egressos.

 

 



Acessar notícia

No sábado, dia 23 de março, aconteceu na Faculdade de Direito do Sul de Minas a palestra “Alerta Amber”, ministrada pela acadêmica e vice-presidente do Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, Mayara Turchetti Oliveira, e pelo Prof. Me. Altair Mota Machado, coordenador do evento.

 

O objetivo da palestra foi apresentar noções gerais de como o Alerta Amber funciona, como surgiu e como poderá acontecer a aplicabilidade do Alerta no Brasil. Durante o evento, foi apresentada também uma análise dos principais motivos do grande número de crianças desaparecidas no Brasil e no mundo.

 

O que é o Alerta Amber?

 

O programa Amber Alert é um sistema de alertas urgentes estabelecido nos Estados Unidos – e adotado pelo Brasil – que é ativado em alguns casos de rapto ou sequestro de crianças. Este sistema dispara publicações nas plataformas da Meta para anunciar a descrição da criança seqüestrada, além de descrições de qualquer indivíduo suspeito de envolvimento no crime.

 

Como o Amber Alert funciona?

 

Quando uma criança desaparece ou é sequestrada, o Amber Alerts é ativado e um comunicado especial é encaminhado às plataformas da Meta para publicar o alerta no raio de até 160km do local do fato ocorrido.

 

Fonte: https://amberalertbrasil.mj.gov.br/

 

 

A aluna Mayara Turchetti Oliveira.

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

As Oficinas de Petição "Estratégias Eficientes para a Advocacia Moderna", promovidas pelo Diretório Acadêmico em parceria com a Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), aconteceram com grande sucesso nos dias 20, 21 e 22 de março. 

 

No dia 20 de março foi abordado o tema Exploração de técnicas avançadas para o desenvolvimento de petições iniciais, com o egresso e advogado Dr. Robson Eduardo Brandão Krepp. O Prof. Dr. Elias Kallás Filho, coordenador da graduação, dirigiu a mesa de trabalhos, com a participação da aluna Maria Alice Ponce.

 

Já no dia 21 a Oficina foi sobre Estratégias eficientes na elaboração da contestação: abordagens práticas e jurídicas, com o Dr. Claudinei Ferreira Moscardini Chavasco. A Profª Dra. Estela Vieira coordenou a mesa diretora dos trabalhos, com a participação do aluno Yago Vinícius Pereira Andrade.

 

A Oficina de encerramento na 6ª feira, 22, foi sobre o tema “Análise crítica das petições judiciais sob a ótica do Poder Judiciário, com ênfase em clareza, concisão e conformidade às normas processuais”, com a Dra. Juliana Mendes Pedrosa, Juíza em Pouso Alegre. A mesa de trabalhos foi coordenada pelo Prof. Me. Murillo Franco Camargo, Juiz do Trabalho em PA, com a participação do aluno Marcello Yan de Castro, presidente do Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão.

 

 

OFICINA DE ABERTURA: 20 DE MARÇO

O egresso e advogado Dr. Robson Eduardo Brandão Krepp abordou o tema Exploração de técnicas avançadas para o desenvolvimento de petições iniciais.

 

Evento contou com a presença de alunos e egressos.

 

O Coordenador da graduação, Prof. Dr. Elias Kallás Filho, e a acadêmica Maria Alice Ponce. 

 

A acadêmica Maria Alice Ponce, que compôs a mesa diretora dos trabalhos.

 

A acadêmica Maria Alice Ponce, o egresso e advogado Dr. Robson Eduardo Brandão Krepp, o presidente do Diretório Acadêmico, aluno Marcello Yan de Castro, e o Prof. Dr. Elias Kallás Filho.

 

 

OFICINA DO DIA 21 DE MARÇO

 

Dr. Claudinei Ferreira Moscardini Chavasco abordou o tema Estratégias eficientes na elaboração da contestação: abordagens práticas e jurídicas.

 

Evento foi prestigiado por alunos, egressos e profissionais do Direito.

 

A Profª Dra. Estela Vieira coordenou a mesa diretora dos trabalhos, com a participação do aluno Yago Vinícius Pereira Andrade.

 

 

OFICINA DO DIA 22 DE MARÇO

 

Análise crítica das petições judiciais sob a ótica do Poder Judiciário, com ênfase em clareza, concisão e conformidade às normas processuais foi o tema abordado pela Dra. Juliana Mendes Pedrosa, Juíza em Pouso Alegre. 

 

 

Alunos da graduação presentes no evento.

 

 

A mesa de trabalhos foi coordenada pelo Dr. Murillo Franco Camargo, Juiz do Trabalho em Pouso Alegre, com a participação do aluno Marcello Yan de Castro, presidente do Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão.

 



Acessar notícia

Os alunos do 1º Período da graduação da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) participaram, nesta 4ª feira, dia 20 de março, de um júri simulado. A atividade extraclasse, referente à disciplina Introdução ao Estudo do Direito, foi coordenada pelo Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, e aconteceu no Salão do Júri da Instituição.

 

De acordo com o Prof. Rafael, o júri fundamentou-se na clássica obra “ O caso dos Exploradores de Caverna (The Case of the Speluncean Explorers) publicada em 1949 pelo jurista britânico e professor de Harvard, Lon L. Fuller. A narrativa conta a história de cinco amigos que exploravam uma caverna quando aconteceu um desmoronamento. Eles ficaram presos, e o difícil resgate culminou na morte acidental de diversos socorristas. Há vários dias presos na caverna e, a ponto de morrerem de inanição, os exploradores resolveram assassinar um membro do grupo para servir de alimento e garantir a sobrevivência dos demais. Homicídio ou estado de necessidade? Um crime brutal ou uma situação de exceção? Este foi o caso a ser analisado e julgado pelos alunos.

 

A atividade contou com grande participação e envolvimento das três turmas, nos períodos da manhã e noite. A capacidade de argumentação dos acadêmicos ingressantes foi elogiada pelo professor. “A desenvoltura dos alunos foi ótima, e essa atividade permite a eles o exercício da oratória e do raciocínio jurídico, que são essenciais ao profissional de Direito. E na FDSM, isso é trabalhado desde o início do curso. Parabéns para todas as equipes de acusação e defesa, e parabéns também para os jurados que foram muito perspicazes na análise do caso”, concluiu o professor.

 

JÚRI COM OS ALUNOS DO 1º PERÍODO D.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JÚRI COM OS ALUNOS DO 1º PERÍODO A.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JÚRI COM OS ALUNOS DO 1º PERÍODO B.

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

No sábado, dia 16 de março, aconteceu na FDSM a palestra “Tutela Constitucional da Pessoa”, com o Prof. Dr. Ricardo Alves de Lima. O evento contou com a participação dos alunos em modo presencial e on-line.


O objetivo da palestra foi promover uma reflexão sobre as situações jurídicas existenciais dentro do Direito Civil, que se fundamentam na pessoa, centro em torno do qual se estruturam os direitos fundamentais e da personalidade.



 



 



 




Acessar notícia

Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos alunos ingressantes, a fim de prepara-los para desenvolverem ao máximo o seu potencial acadêmico, a FDSM iniciou neste sábado, dia 9, o Curso Gratuito Português Descomplicado para as turmas do 1º período.

 

O Prof. Marcelo Rolim, um dos profissionais mais bem conceituados de Pouso Alegre e região, com ampla experiência na área, é o responsável por ministrar o curso às turmas do 1º Período. Serão três encontros presenciais aos sábados, e ao final será concedido certificado.

 

A aluna Rayssa Brito Gonçalves elogiou a primeira aula. “Minha experiência com essa primeira aula foi a melhor possível. A língua portuguesa já é complexa por si só, e dentro do mundo jurídico ela é uma arma que tem que ser manejada com a melhor técnica possível. E esse curso está possibilitando para nós o aprimoramento dessas técnicas, e é sempre bom revisar os conteúdos de português, que são tão úteis no nosso dia a dia”, disse.

 

As próximas aulas do curso acontecerão nos dias 16 e 23 de março. Mais informações e inscrições – clique aqui.

 

 

 

 



Acessar notícia

Nos dias 6, 7 e 8 de março aconteceu na FDSM a Semana da Mulher, promovida pelo Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão com o apoio da faculdade.

 

A palestra de abertura foi sobre o tema A importância do Direito para combater a violência obstétrica, com a médica e professora Dra. Fiorita Gonzales Lopes Mundim. O objetivo foi analisar a importância do direito para o combate da violência obstétrica, além de explicar em que consiste tal violência.

 

Além da palestrante, compuseram a mesa diretora dos trabalhos a Profª Ma. Marcela Duarte e as alunas Ana Clara Maritan Resende e Rebeca de Souza Oliveira.

 

Já na 5ª feira, dia 7, aconteceu um Cine FDSM com a transmissão e discussão do filme O Renascimento do Parto, com a Profª Mª Jéssica Pereira Arantes Konno Carrozza. Após a exibição, foi realizado feito um breve debate mediado pela acadêmica Sabrina Ramos Gonçalves 

 

E na sexta-feira, 8 de março, aconteceu a Mesa Redonda Múltiplos saberes no enfrentamento a violência contra a mulher, com a Ma. Larissa Lemos Faria e a psicóloga Esp. Mariana Pereira da Rocha. As mediadoras foram a Profª Ma. Maria Eunice de Oliveira Costa e a acadêmica e vice-presidente do D.A., Mayara Turchetti.

 

 

Crédito das fotos: Isabelle Brandão 

 

REGISTROS DO EVENTO DO DIA 6 DE MARÇO

 

 

 

 

 

 

 

REGISTROS DO EVENTO DO DIA 7 DE MARÇO

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Nos dias 7 e 8 de março, a equipe do Escritório Modelo da FDSM realizou um treinamento com os alunos selecionados para estágio durante o ano de 2024. As atividades foram ministradas pelos professores José Carlos da Silva Oliveira, gestor do Escritório Modelo, e Matheus de Souza Garcia, advogado responsável pelo setor.

 

No dia 7 de março o treinamento foi ministrado pelo Prof.  Matheus, e aconteceu no Laboratório de Informática da FDSM. O objetivo foi apresentar e integrar os alunos ao sistema de atendimento e trabalhos do setor com relação à prática de estágio.

 

Já no dia 8 de março o treinamento foi realizado pelo Prof. Me. José Carlos da Silva Oliveira, gestor do Escritório Modelo, especificamente com os alunos selecionados para o setor de Mediação e Conciliação.

 

Os alunos selecionados foram: Iago José Faccio, Maira Ribeiro Moreira e Renata Pereira de Carvalho Vasconcelos Luz (área cível); Guilherme Lisboa Baltar, Juliana Evelyn da Silva Faria e Samira Mendes de Freitas (área de direito previdenciário); e Celmara Funchal Matos do Amaral e Maria Eduarda Fernandes de Paula (conciliação e mediação).

 

A FDSM deseja sucesso aos novos estagiários!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Com temas impactantes e grande presença de público, o I Seminário de Direito Contemporâneo abriu oficialmente, nos dias 28 e 29 de fevereiro, e 01º de março, a temporada dos grandes eventos acadêmicos realizados pelo Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão. Foram três dias de palestras sobre temas relevantes e atuais, com grandes nomes do Direito.

 

Na quarta-feira, 28 de março, o Seminário foi aberto com a palestra O Judiciário e a Política com o Professor, advogado e consultor, Dr. Georghio Tomelin. Já na quinta-feira, 29, o Juiz Federal da 1ª Vara do Trabalho de Pouso Alegre, Dr. Fábio Gonzaga de Carvalho, abordou com os alunos o tema Trabalho escravo na contemporaneidade: uma análise sob a perspectiva do Poder Judiciário.

 

Encerrando o evento, no dia 1º de março, aconteceram as palestras Direito Penal Contemporâneo com o advogado e Presidente da Comissão Estadual de Assuntos Penitenciários da OAB/MG, Dr. Maikon Vilaça, e Marketing Jurídico e Ética Profissional, com a Advogada e Conselheira Subseccional da OAB, Dra. Isabela Maia.

 

O I Seminário de Direito Contemporâneo do Diretório Acadêmico contou com a participação dos professores Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior, Me. Luiz Tarcísio de Paiva Costa e Me. José Augusto de Carvalho Neto, e o apoio da FDSM.

 

 

Registros da Abertura do Seminário, no dia 28 de fevereiro.

 

 

 

 

 

Registros da palestra de 29/02/24

Crédito das fotos: Victória Junqueira

 

 

 

 

 

 

Registros da palestra de 01/03/24

Crédito das fotos: Victória Junqueira

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Fevereiro

Com o objetivo de beneficiar e valorizar os seus alunos, a FDSM conta com o Programa Bolsa Estímulo, que concede bolsas parciais de estudos aos alunos da graduação com melhor desempenho acadêmico durante o semestre. A Bolsa Estimulo existe desde 2004, e beneficia os seis melhores alunos de cada turma com bolsas de até 30%.

 

Segundo o Coordenador Financeiro da faculdade, Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende, o Programa vem de encontro ao principal compromisso da FDSM: promover e valorizar o ensino de qualidade e a dedicação aos estudos. “Temos muita satisfação em proporcionar aos nossos alunos este benefício, que é uma forma de reconhecimento ao esforço deles. Quando valorizamos o bom desempenho acadêmico, estamos incentivando-os para que sejam profissionais responsáveis e dedicados em suas carreiras. Sabemos que o comprometimento de cada um se refletirá na formação e no futuro promissor que sonhamos para todos”, destaca.

 

Saiba quem foram os alunos destaque do 2º semestre de 2023 - clique aqui.

 

Alunos do 5º D que obtiveram melhor desempenho no 2º semestre de 2023.

 

Alunos do 3º B que obtiveram melhor desempenho no 2º semestre de 2023.

 

Alguns dos alunos do 7º D que obtiveram melhor desempenho no 2º semestre de 2023.

 

Alunos do 9º D que obtiveram melhor desempenho no 2º semestre de 2023.

 

Alguns dos alunos do 3º D que obtiveram melhor desempenho no 2º semestre de 2023.

 

Alguns dos alunos do 7º A que obtiveram melhor desempenho no 2º semestre de 2023.

 

Alguns dos alunos do 9º B que obtiveram melhor desempenho no 2º semestre de 2023.

 

Alunos do 5º B que obtiveram melhor desempenho no 2º semestre de 2023.

 

Alunos do 5º A que obtiveram melhor desempenho no 2º semestre de 2023.

 

Alunos do 9º A que obtiveram melhor desempenho no 2º semestre de 2023.

 



Acessar notícia

O Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, tradicional órgão de representação dos alunos da Faculdade de Direito do Sul de Minas, empossou sua nova diretoria para a gestão 2024. A equipe que integra a chapa “Renova D.A.” tomou posse na sexta-feira, dia 9 de fevereiro, com a presença de alunos, egressos, professores, autoridades e familiares dos novos membros.

 

Os professores José Augusto de Carvalho Neto, Luis Tarcísio de Paiva Costa, Maria Eunice de Oliveira Costa e Angelo Junqueira Guersoni prestigiaram a solenidade de posse. Também participaram os ex-presidentes e egressos Gustavo Freitas, e Igor Tavares, vereador pelo município de Pouso Alegre.

 

A nova diretoria é formada por alunos engajados nas questões acadêmicas, com participação em programas de monitoria, pesquisa, ações sociais. São eles:

 

  • Marcello Yan de Castro - Presidente
  • Mayara Turchetti Oliveira – Vice-Presidente
  • Ana Gabriela Onisto Oliveira – Tesoureira
  • Ana Clara Maritan Resende – 1ª Vice-Tesoureira
  • Yago Vinícius Pereira Andrade – Secretário
  • Giovana Bonini Simões – 1ª Vice-Secretária
  • Vitor Hugo Ribeiro Silva – 1º Suplente
  • Maria Alice Ponde – 2ª Suplente
  • Sabrina Ramos Gonçalves – 3ª Suplente
  • Maria Clara da Silva Souza – Conselheira Fiscal

 

A comunidade acadêmica da FDSM parabeniza os novos integrantes do Diretório Acadêmico, desejando-lhes muito sucesso!

 

Os novos membros da diretoria do D.A. com os professores Luís Tarcísio de Paiva Costa (esq.), Maria Eunice de Oliveira Costa e José Augusto de Carvalho Neto (dir).

 

O Prof. Luís Tarcísio de Paiva Costa em seu discurso de homenagem aos novos membros da diretoria.

 

O aluno Marcello Yan de Castro, novo presidente do D.A. em seu discurso de posse.

 

Alunos, professores, autoridades e egressos da FDSM, bem como amigos e familiares dos novos membros da diretoria prestigiaram o evento.

 

Marcello Yan de Castro - Presidente

 

Mayara Turchetti Oliveira – Vice-Presidente

 

Ana Gabriela Onisto Oliveira – Tesoureira

 

Ana Clara Maritan Resende – 1ª Vice-Tesoureira

 

Yago Vinícius Pereira Andrade – Secretário

 

Giovana Bonini Simões – 1ª Vice-Secretária

 

Vitor Hugo Ribeiro Silva – 1º Suplente

 

Maria Alice Ponce – 2ª Suplente

 

Sabrina Ramos Gonçalves – 3ª Suplente

 

Maria Clara da Silva Souza – Conselheira Fiscal



Acessar notícia

Uma viagem no tempo, rumo à tão sonhada formatura na graduação em Direito da FDSM. Esse foi o tema do evento “Viagem no Tempo”, realizado no dia 5 de fevereiro e que compôs a primeira aula dos alunos ingressantes de 2024.

 

A aula especial com os professores Carlos Conti e Rafael Simioni aconteceu no Salão Nobre. Os professores propuseram aos estudantes uma reflexão sobre vivências do passado, presente e o futuro que almejam para suas vidas.

 

Ao final, foi realizada uma formatura simbólica, para que os novos alunos experimentassem a sensação de subir no palco do Salão Nobre daqui a cinco anos, para o grande momento da Colação de Grau, em janeiro de 2029.

 

Desejamos sucesso aos novos talentos do Direito!

 

 

Evento com os alunos do Diurno.

 

 

 

Evento com os alunos do Noturno.

 

 



Acessar notícia

A convite da direção da ETE (Escola Técnica de Eletrônica) FMC, os professores Me. Carlos Alberto Conti Pereira e Dr. Ricardo Alves Lima participaram do evento Momento de Acolhida, realizado no sábado, dia 3 de fevereiro, no Auditório Sinhá Moreira, em Santa Rita do Sapucaí/MG.,

 

O evento reuniu educadores, estudantes e seus familiares para a palestra com o tema Responsabilidade Parental pelo uso da internet pelos filhos menores, ministrada pelos professores da FDSM.

 

Agradecemos a direção da ETE pelo convite, desejando um excelente ano letivo a toda a comunidade escolar!

 

 



Acessar notícia

Janeiro

Encerrando as solenidades oficiais de formatura, no dia 24 de janeiro, 4ª feira, aconteceu na Faculdade de Direito do Sul de Minas a Colação de Grau da 23ª Turma da Graduação em Direito/Período Diurno.

 

Familiares, amigos, professores, colaboradores e autoridades prestigiaram os novos bachareis em Direito. Foram homenageados os professores Luiz Tarcísio de Paiva Costa (paraninfo), Ricardo Alves de Lima (patrono) e José Augusto de Carvalho Neto (nome de turma). 

 

Também receberam homenagens especiais os professores Rafael Alem Mello Ferreira e Cristiano Thadeu e Silva Elias, e os colaboradores administrativos João Vieira Machado e Jander Henrique Rodrigues dos Reis.

 

A FDSM parabeniza todos os alunos, desejando-lhes muito sucesso em suas carreiras!

 

Cobertura fotográfica completa no Facebook fdsm.oficial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Em clima festivo e de muita emoção a Faculdade de Direito do Sul de Minas realizou na noite de 3ª feira, dia 23 de janeiro, a solenidade de Colação de Grau da 60ª Turma da Graduação em Direito/Período Noturno, Turmas A e B.

 

O evento foi prestigiado por autoridades, professores, colaboradores e amigos dos formandos, lotando o Salão Nobre da instituição. Foram homenageados os professores Luiz Tarcísio de Paiva Costa como nome de turma, Rafael Alem Melo Ferreira como patrono e José Augusto de Carvalho Neto como paraninfo.  

 

Também receberam homenagens especiais a professora Maria Eunice de Oliveira Costa e os colaboradores administrativos Fernanda Wheby, Edilson Santos e Héder Andrade.

 

A FDSM parabeniza todos os alunos, desejando-lhes muito sucesso em suas carreiras!

 

Cobertura fotográfica completa no Facebook fdsm.oficial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

O advogado Lucas Teodoro, formado pela FDSM em 2022, conquistou o 1º lugar no concurso para Analista Legislativo da Câmara Municipal de Pouso Alegre. O concurso aconteceu em 2023, e recebeu mais de 8 mil inscrições, com demanda de 574 candidatos por vaga.  

 

Desde a conclusão da graduação já foram quatro aprovações em concursos públicos, sendo dois deles em primeira colocação. Em depoimento, Lucas fala sobre suas conquistas e a gratidão pela FDSM. 

 

Eu me graduei na FDSM no ano de 2022 e, desde então, venho dedicando meus estudos para concursos públicos, sendo aprovado nos quatro concursos que eu prestei. Com poucos meses de estudo já tomei posse em meu 1º cargo público, na Câmara Municipal de Borda da Mata. O concurso da Câmara de Pouso Alegre foi muito disputado, e estou muito feliz com essa aprovação, que me permite sonhar em seguir novos voos, até então, inimagináveis. E, quem sabe, voltar à FDSM para seguir minha trajetória acadêmica cursando mestrado? Instituição a qual externo, em mais essa oportunidade, minha gratidão. 

 

A FDSM parabeniza o egresso pela conquista, desejando muito sucesso em sua carreira.  



Acessar notícia

A FDSM anuncia o período de rematrícula: de 15 a 31 deste mês. Alunos que renovarem suas matrículas e efetuarem o pagamento do boleto irão concorrer automaticamente a uma viagem exclusiva para Brasília, com sorteio em 9 de fevereiro. Para mais detalhes, acesse o regulamento no link abaixo.

 

Além da chance de ganhar a viagem, os participantes terão um abatimento no valor da rematrícula. A FDSM convida os alunos a aproveitarem esta oportunidade única para terem a chance de conhecer Brasília com essa viagem incrível!

 

Todos os alunos que realizarem o processo de rematrícula entre os 3° períodos e 9° estarão concorrendo à viagem. Esta iniciativa reflete o compromisso da FDSM em proporcionar experiências acadêmicas excepcionais que ampliam o desenvolvimento pessoal e acadêmico para que nossos alunos tenham sempre o melhor!

 

Realize sua rematrícula, garanta seu abatimento, realize o pagamento e concorra a essa super viagem!

Regulamento: CLIQUE AQUI E ACESSE O REGULAMENTO  E-book da rematrícula: CLIQUE AQUI E ACESSE

 

Informações de Contato:

WhatsApp:  (35) 9132-9285

E-mail: comercial@fdsm.edu.br 



Acessar notícia
Explore as oportunidades de crescimento acadêmico no campo do Direito com as Disciplinas Isoladas do Mestrado na Faculdade de Direito do Sul de Minas.
Para o 1º semestre de 2024, oferecemos disciplinas especializadas para aprimorar sua compreensão e habilidades.
 
Disciplinas Ofertadas:
 
Efetividade dos Direitos Fundamentais Sociais:
 
• Estado e Administração –  05 vagas
• Constituição e Relações Econômicas – 05 vagas
 
 
Relações Sociais e Democracia:
 
• Teoria Crítica e Democracia – 05 vagas.
• Direitos Sociais e a Proteção Constitucional dos Dir. da Personalidade – 05 vagas.
 
 
 
Conheça o Programa de Mestrado da FDSM: SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA DE MESTRADO
 
Informações de Contato:
 
 
 

Garanta seu lugar nestas disciplinas isoladas para aprimorar sua formação em Direito. Inscreva-se agora e dê o próximo passo para expandir seus conhecimentos!

 



Acessar notícia

Programas
de Bolsas e Financiamentos

A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.

Saiba mais
FIES

Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação

CREDIES

Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação

PMPA

Programa de Bolsa Estágio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre/MG com bolsas de até 80% na mensalidade.