Imparcialidade das decisões e mídia brasileira na contemporaneidade: um estudo sobre democracia e direito

Autores

  • Renata Nascimento Gomes Schuwart Faculdade de Direito do Sul de Minas
  • Taís da Silva Castro

Resumo

A presente pesquisa destaca a atuação do Poder Judiciário brasileiro frente ao protagonismo midiático contemporâneo, além de uma breve análise do princípio da imparcialidade na práxis jurídica. Tem como objetivo analisar a influência da mídia na atividade jurisdicional desenvolvida pelo magistrado de modo amplo, bem como seu impacto sobre imparcialidade na tomada de decisão. Trata-se de uma pesquisa analítica, mediante consultas na literatura jurídica e extra jurídica. Com tamanho avanço tecnológico alcançado ao longo do século XXI, a mídia assume uma posição central no contexto social, transmitindo informações aos cidadãos e contribuindo para a formação de opiniões, protegida pelo Estado. Já o Poder Judiciário é um órgão fundamental para a manutenção do Estado Democrático de Direito e do bem comum. A influência da mídia na esfera jurídica é considerada um fato, não mais uma hipótese. E esta influência que a mídia exerce nas decisões judiciais deve ser objeto de estudo, discussão, considerando que esta interferência tem um potencial de causar prejuízo aos jurisdicionados, uma vez que a imparcialidade não se sustenta.

Biografia do Autor

Renata Nascimento Gomes Schuwart, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Professora Adjunta da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Mestre em Direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Especialista em Direito Constitucional da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Pós-Graduanda em Direito Processual Civil da Faculdade Telemaco Borba. Membro da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional - ABDPC.

Taís da Silva Castro

Bacharelanda em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Ex-Pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG (2017-2018)

Downloads

Publicado

2019-12-12

Edição

Seção

Dos Artigos Originais