A igualdade à luz dos paradigmas de Estado liberal e social

Autores

  • Cristiano Elias Faculdade de Direito do Sul de Minas
  • Tiago de Souza Fuzari Centro Universitário de Itajubá

Resumo

A compreensão da igualdade, enquanto princípio, vista ao longo da história, guarda uma série de variações de significância, no entanto é possível erigir uma construção dialógica entre a sua realização ou efetivação e o comportamento do quadro social no que concerne a sua deterioração. Desse modo, o presente texto cingir-se-á ao contexto desenhado a partir da idade moderna. Assim, será dada especial importância para essa relação entre o tratamento ou forma como se via a igualdade e os efeitos verificados no campo social, notadamente a partir das revoluções burguesas, estudando-a nos paradigmas de Estado liberal e social.

Biografia do Autor

Cristiano Elias, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação e da Graduação da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Secretário Titular da Fundação Sul Mineira de Ensino - FSME. Doutor em Direito Penal da Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Direito do Estado da Universidade de São Paulo - USP. Advogado.

Tiago de Souza Fuzari, Centro Universitário de Itajubá

Professor Adjunto do Curso de Direito do Centro Universitário de Itajubá - FEPI. Mestre em Direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Advogado.

Downloads

Publicado

2019-06-17

Edição

Seção

Dos Artigos Originais