Direitos fundamentais e as migrações de nortistas e nordestinos para o município de Espírito Santo do Dourado - MG: um relato de experiência

Autores

  • Rafael Lazzarotto Simioni Faculdade de Direito do Sul de Minas
  • Alex Sander Olímpio
  • Eliza Pereira Reis
  • Glemilda Moreira
  • Lara C. Faria
  • Nathália Aparecida Costa
  • Vania Renata Novais Pereira

Resumo

Face ao histórico processo migratório dentro do Brasil, comumente associado a questões econômicas, faz-se necessário atentarmo-nos aos impactos ocasionados pelo movimento demográfico bem como pela colisão de culturas e costumes.  Esse relato de experiência diz respeito à migração interna no país, e versa sobre a dinâmica de brasileiros oriundos das regiões Norte e Nordeste para a cidade de Espírito Santo do Dourado, Minas Gerais, em busca de trabalho e melhor qualidade de vida. O estudo foi feito por alunos da graduação em Direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas, por meio de entrevistas presenciais com migrantes, agricultores, comerciantes locais e com o prefeito da cidade. 

Biografia do Autor

Rafael Lazzarotto Simioni, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Professor Titular da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Pós-Doutorado em Filosofia e Teoria do Direito na Universidade de Coimbra, Portugal. Doutor em Direito da Universidade do Vale do Rio Sinos - UNISINOS. Mestre em Direito da Universidade de Caxias do Sul - UCS. Líder do Grupo de Pesquisa Margens do Direito. Advogado.

Alex Sander Olímpio

Acadêmico da FDSM

Eliza Pereira Reis

Acadêmica da FDSM

Glemilda Moreira

Acadêmica da FDSM

Lara C. Faria

Acadêmica da FDSM

Nathália Aparecida Costa

Acadêmica da FDSM

Vania Renata Novais Pereira

Acadêmica da FDSM

Downloads

Publicado

2019-06-17

Edição

Seção

Dos Artigos Originais