O exercício da democracia representativa no tempo

Autores

  • Rafael Lazzarotto Simioni Faculdade de Direito do Sul de Minas
  • Luiz Guilherme Ribeiro da Cruz

Resumo

O presente artigo pretende debater acerca do atual momento da democracia representativa. Entende-se que não cabe mais pensar a representação política limitada ao período eleitoral, pois a sociedade contemporânea apresenta demandas complexas. Os cidadãos desejam espaços para manifestar suas ideias e opiniões e influenciar o processo de escolhas políticas. Este artigo, por meio do método dedutivo, a partir de revisão literária, busca analisar a democracia representativa no tempo histórico-social, que permitirá a construção coletiva de espaços de participação popular, com o objetivo de promover ambientes democráticos plurais e inclusivos, que se manterão em constante processo de temporalização. A abertura para a inserção de mecanismos de participação popular no âmbito da democracia representativa possibilitará a inclusão de novos atores no processo democrático.

Biografia do Autor

Rafael Lazzarotto Simioni, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação e do Curso de Graduação da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Pós-Doutorado em Filosofia e Teoria do Direito na Universidade de Coimbra, Portugal. Doutor em Direito da Universidade do Vale do Rio Sinos - UNISINOS. Mestre em Direito da Universidade de Caxias do Sul - UCS. Líder do Grupo de Pesquisa Margens do Direito. Advogado.

Luiz Guilherme Ribeiro da Cruz

Mestrando em Direito na Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Servidor efetivo da Câmara Municipal de Pouso Alegre-MG.

Downloads

Publicado

2021-12-14

Edição

Seção

Dos Artigos Originais