Políticas Editoriais

Foco e Escopo


A Ratio Juris. Revista Eletrônica da Graduação da Faculdade de Direito do Sul de Minas foi fundada em 2016, sendo uma publicação vinculada à Graduação da FDSM.

Em síntese, destina-se à publicação de artigos originais, comentários à jurisprudencia e trabalhos acadêmicos inéditos da área jurídica, fruto sobretudo de produção científica entre docentes e discentes da graduação a que se vincula, com o devido sistema de avaliação double blind peer review.

Portanto, sua linha editorial é compreensiva, admitindo-se produção em todos os ramos do Direito.


 

Políticas de Seção

Dos artigos originais

 

Esta seção está reservada para a divulgação de produções intelectuais não só dos membros do corpo docente da Faculdade de Direito do Sul de Minas, mas também de toda a comunidade externa de pesquisadores.

Em síntese, objetiva-se o recebimento de submissões de textos com atributos de atualidade, originalidade e relevância.

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dos comentários à jurisprudência

 

Esta seção está reservada para a divulgação de pequenas produções intelectuais de autores com vasta experiência profissional forense, tais como advogados, promotores, juízes, etc.

Em síntese, objetiva-se o recebimento de submissões de textos de pareceres jurídicos em geral ou uma análise de precendente, nesse caso, tendo como ponto de partida um determinado julgado constante em ementa.

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dos trabalhos acadêmicos

 

Esta seção está reservada para a divulgação de produções acadêmicas do corpo docente e discente da Faculdade de Direito do Sul de Minas, mas também de toda a comunidade externa dedicada às ciências jurídicas.

Em síntese, objetiva-se o recebimento de submissões de textos que tenham sido produzidos ao longo do curso de graduação, tais como ensaios, resenhas, resumos, traduções, trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, etc.

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares


A Ratio Juris. Revista Eletrônica da Graduação da Faculdade de Direito do Sul de Minas aceita artigos originais, comentários à jursiprudência e trabalhos acadêmicos inéditos para submissão.

Os textos são encaminhados para uma avaliação editorial prévia a respeito do cumprimento das normas da revista. Na sequência, são encaminhados para dois pareceristas ad hoc com titulação mínima de especialista na área do texto em avaliação (double blind peer review). Os pareceristas podem concluir pela aprovação sem restrições, aprovação condicionada a modificações ou reprovação. Havendo divergência entre os avaliadores, os texto são encaminhados para um terceiro parecerista.

Portanto, a avaliação dos textos submetidos compreende duas etapas: a) avaliação prévia dos editores, com foco na conformidade dos textos às normas da Revista; e b) avaliação da forma e do conteúdo, por dois ou três avaliadores ad hoc, no sistema double blind peer review, ou seja, sem qualquer informação sobre a autoria do trabalho.


 

Periodicidade


A Ratio Juris. Revista Eletrônica da Graduação da Faculdade de Direito do Sul de Minas é uma publicação semestral.


 

Política de Acesso Livre

 

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.