REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS

REFLEXÕES SOBRE A DESIGUALDADE NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: DA EXCLUSÃO POLÍTICO-SOCIAL AO DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE HUMANA

Anna Carolina Kähler de Moraes Barros e Pedro Ivo Ribeiro Diniz



RESUMO

O presente trabalho pretende demonstrar de que forma a desigualdade na divisão de bens e saberes impacta no desenvolvimento da personalidade humana - a partir da teoria do reconhecimento e da hierarquia de necessidades - e na participação dos indivíduos na esfera política de formação de vontade.Nesse contexto, intenta-se discutir a desigualdade enquanto problema estrutural da sociedade e fenômeno responsável por mitigar direitos humanos.Objetiva-se, a partir de análises bibliográficas e documentais, evidenciar a necessidade de concretização de condições materiais mínimas como forma de capacitar os sujeitos a reivindicarem ativamente, e em pé de igualdade,seus direitos e pretensões. A pesquisa pretende sugerir uma revisão crítica da abordagem integrada adotada pela Agenda 2030 das Nações Unidas. Por meio dessa revisão, constata-se a indispensabilidade de concretização, em primeiro plano, do pilar social do desenvolvimento sustentável como forma de libertar os indivíduos de condições de vida degradantes e garantir a organização popular.


PALAVRAS-CHAVE:

Desigualdade; Exclusão político-social; Processo de reconhecimento; Hierarquia de necessidades; Agenda 2030



Clique aqui para acessar o artigo completo.

Programas
de Bolsas e Financiamentos

A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.

Saiba mais
FIES

Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação

CREDIES

Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação

BOLSA SOCIAL

Programa de bolsas institucional com descontos de até 30% na mensalidade.

PMPA

Programa de Bolsa Estágio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre/MG com bolsas de 90% na mensalidade.