CIDADANIA CORPORATIVA E RESPONSABILIDADE SOCIAL: INTERFACES DO ENVOLVIMENTO EMPRESARIAL COM A SOCIEDADE

Glaucia Cardoso Teixeira Torres e Zulmar Fachin

O presente trabalho tem por objetivo abordar os institutos da cidadania corporativa e da responsabilidade social no âmbito das empresas, bem como suas interfaces no envolvimento da empresa com questões relevantes da sociedade contemporânea. Analisa o instituto da cidadania, partindo-se de um retrospecto histórico e identificando sua evolução, assim como a dos direitos originários que o compõem. Perquire algumas causas que tem levado ao fortalecimento da cidadania corporativa, esmiuçando os motivos que têm contribuído para que a empresa esteja inserida ao rol de atores participantes na solução de questões relevantes da sociedade contemporânea. Aborda a responsabilidade social empresarial, apontando suas principais características e nuances, correlacionando-a com a cidadania. Conclui identificando o grau de relevância da cidadania empresarial e da responsabilidade social empresarial na elevação da corporação a membro ativo da sociedade, contribuindo para a edificação de respostas às complexas demandas coletivas da sociedade contemporânea.

Cidadania; Empresa; Responsabilidade social.