EDUCAÇÃO EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS E PEDAGOGIA CRÍTICA: DIREITOS HUMANOS SÃO APENAS PARA INFRATORES PENAIS?
José Welington Cavalcante Rodrigues e Alexandre Magno Tavares da Silva
RESUMO
O discurso de que os direitos humanos somente advogam em favor de reeducandos penais tem adquirido bastante adesão dos subalternos desse mundo, o que é particularmente perigoso, porque tem repercutido negativamente na concretização das pautas desses direitos que foram inventados principalmente para favorecer a dignidade dos oprimidos. Mas por que isso tem acontecido? Diante desse questionamento, o objetivo deste artigo é analisar a importância da educação em e para os direitos humanos, sob uma perspectiva freiriana, para a desconstrução da tese de que esses direitos servem apenas para proteger pessoas que cometeram crimes. Para tanto, utilizaram-se o método dedutivo e a pesquisa bibliográfica de cunho crítico, o que resultou na conclusão de que a educação em e para os direitos humanos, por meio da conscientização de alunos e alunas, pode favorecer a emancipação dos oprimidos desse mundo que absorvem a tese ora contestada e que acabam por reproduzi-la.
PALAVRAS-CHAVE:
Educação; Direitos humanos; Pedagogia crítica.
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