Logo FDSM

Notícias

Ano de Publicação: 2024 2023 2022 2021 2020 2019

2024

Abril

Como a aplicação e o uso da Inteligência Artificial está impactando o Direito no âmbito do processo? De que forma podem ser construídos os modelos de IA, e quais são os principais benefícios de suas aplicações no Poder Judiciário brasileiro? Estas e outras questões serão apresentadas e discutidas no novo curso de extensão promovido pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), com o tema Inteligência Artificial aplicada ao Processo.

 

De acordo com o coordenador do curso, Prof. Me. Luiz Otávio de Oliveira Rezende, o objetivo é proporcionar aos alunos e profissionais de Direito a discussão sobre questões teóricas e práticas no âmbito do processo em razão da aplicação e do uso da Inteligência Artificial. “Desejamos também que eles compreendam a aplicação da IA nos institutos processuais, e quais os caminhos possivelmente estabelecidos como consequência da inter-relação entre as matérias. Trata-se de um tema muito atual e necessário ao cotidiano dos profissionais da área jurídica”, destacou.

 

O Prof. Me. Murillo Franco Camargo, Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região/MG e docente na graduação da FDSM irá ministrar as aulas. “Vamos discutir temas essenciais e muito atuais, que merecem a atenção dos estudantes e profissionais de Direito, tais como  Direito Probatório, Provas Digitais, Poder Judiciário e os núcleos 4.0, ODRs., Futuro dos institutos processuais, entre outras questões. Será uma oportunidade de atualização muito interessante aos advogados, alunos e demais profissionais de Direito”, explicou.

 

O curso de extensão Inteligência Artificial aplicada ao Processo será presencial, possibilitando completa interatividade entre o professor e os alunos. As aulas acontecerão aos sábados, das 9h às 12h, nos dias 04 e 18 de maio, e 08 de junho de 2024. Haverá emissão de certificado.

 

Inscrições e informações: www.fdsm.edu.br / WhatsApp 35 3449-8124.

 

O Prof. Me. Murillo Franco Camargo irá ministrar as aulas do novo curso de extensão da FDSM.



Acessar notícia

Os Grupos de Pesquisa coordenados pelos professores Dr. Rafael Alem Mello Ferreira, Dr. Edson Vieira da Silva Filho e Dr. Demétrius Amaral Beltrão estão com inscrições abertas, e são excelentes oportunidades de investimento na carreira acadêmica.

 

Escolha o tema de seu interesse e participe!

 

DIREITO E DEMOCRACIA: JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL AGRESSIVA

Coordenação: Prof. Dr. Rafael Alem Mello Ferreira

Objetivo do Grupo: Analisar e observar as decisões do Supremo Tribunal Federal e diagnosticar as teorias envolvidas nas decisões.

Inscrições até 12 de abril!

Informações: clique aqui.

 

GRUPO RAZÃO CRÍTICA E JUSTIÇA PENAL

Coordenação: Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho

Objetivo do Grupo: Analisar as formas de construção das diversas vertentes que fundamentam o Direito Penal, visando em especial avaliar a legitimidade de cada um deles, sob o ponto de vista do novo modelo constitucional brasileiro.

Inscrições até 15 de abril!

Informações: clique aqui.

 

ESTADO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

Coordenação: Prof. Dr. Demétrius Amaral Beltrão

Objetivo do Grupo: Entender o papel do Estado e os desafios por ele enfrentados na contemporaneidade, viabilizando a reflexão acerca da Constituição Econômica de 1988 e as possibilidades que ela abre para o desenvolvimento e a reestruturação do Estado brasileiro.

Inscrições até 22 de abril!

Informações: clique aqui.

 



Acessar notícia

A Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) realizará no dia 26 de abril uma Aula Magna com o Prof. Dr. Gustavo Ferraz de Campos Mônaco, um dos mais influentes juristas brasileiros da atualidade na área de Direito Internacional. Professor livre-docente, ele é o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo) e do Departamento de Direito Internacional e Comparado da instituição.


De acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da FDSM, Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, o tema da aula será o Controle de Constitucionalidade da Lei Estrangeira. “O Prof. Gustavo falará sobre um problema básico do Direito Internacional – os limites da aplicação da lei estrangeira em lides plurilocalizadas, que vêm crescendo de importância num mundo globalizado e interdependente. O objetivo é discutir, entre outras questões, as insuficiências dos tradicionais caminhos do Direito Internacional no trato da matéria e a importância de se incluir o controle da constitucionalidade da lei estrangeira como uma baliza da sua aplicação, ou não, pelo juiz nacional”, destacou.


A Aula Magna do Mestrado será exclusivamente presencial, e acontecerá no Salão do Tribunal do Júri da FDSM – dia 26 de abril (6ª feira), às 19h. As inscrições são gratuitas, e devem ser realizadas pelo site www.fdsm.edu.br . Vagas limitadas.


“O professor Gustavo Mônaco já lecionou em diversos cursos de pós-graduação da FDSM, é um dos maiores nomes do Direito no Brasil e nosso colega de longa data. Certamente será um grande evento. Convido a todos os nossos egressos, bem como os demais profissionais da área jurídica, para estarem conosco nessa Aula Magna”, concluiu o professor.    


Mais informações: PPGD FDSM - 35 3449-8106 / ppgd@fdsm.edu.br


 



O Prof. Dr. Gustavo Ferraz de Campos Mônaco, coordenador do PPGD da USP.



Acessar notícia

O Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão promoveu no sábado, dia 6 de abril, o CCXXI Simpósio com o tema Os Desafios do Início da Advocacia Criminal, ministrado pelo advogado especialista em Direito Penal Dr. André Rachi Vartuli. Também participaram da mesa de trabalhos o egresso Davi de Andrade Leite e o acadêmico Marcello Yan de Castro, presidente do D.A.

 

Durante o evento, Dr. André Vartuli falou sobre os desafios inerentes ao início da carreira na advocacia criminal, abordando especialmente as dificuldades enfrentadas por profissionais recém ingressos na área. Também foi ressaltada a importância da ética profissional, e apresentadas algumas estratégias para uma defesa jurídica eficaz. “Promover eventos que aproximam os alunos da prática profissional demonstra um acompanhamento com as atualidades, porque a gente sempre vê um déficit significativo entre a teoria e a prática. E com esses eventos, estamos aproximando os estudantes da realidade da advocacia”, destacou.

 

O aluno Ruann Franco Fernandes elogiou o evento. "Achei muito bacana o Diretório Acadêmico trazer o André Vartuli na faculdade, porque além dele demonstrar a advocacia criminal e os enfrentamentos que o advogado criminal tem que combater diariamente, ele é um advogado jovem, o que traz inspiração para os alunos que estão na graduação e se interessam por essa área. Uma palestra muito boa, muito eficiente e que, com certeza vai fazer a diferença na vida dos estudantes”, afirmou.

 

O egresso e advogado Davi de Andrade Leite destacou a experiência apresentada pelo palestrante e a satisfação de participar do evento. "É com imensa satisfação que hoje pudemos participar dessa palestra ministrada pelo Dr. André Vartuli, um profissional extremamente gabaritado na seara do Tribunal do Júri. Agradeço o Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão da FDSM, na pessoa do presidente Marcello Castro, pelo convite”, disse.

 

O presidente do D.A., aluno Marcello Yan de Castro, reafirmou o compromisso do Diretório em promover eventos acadêmicos de alta qualidade. “A realização desse evento faz parte das pautas com as quais o D.A. se comprometeu, de trazer grandes palestrantes e promover esse incentivo para que os alunos possam frequentar as nossas palestras, agregando ainda mais conhecimento prático à vida acadêmica. E a vinda do André Vartuli corrobora com essa proposta, de trazer palestrantes que venham com a prática, e não somente com a teoria”, finalizou.

 

 

O advogado especialista em Direito Penal Dr. André Rachi Vartuli.

 

Evento lotou o Salão do Júri com a presença de alunos e egressos.

 

O egresso e advogado Davi de Andrade Leite.

 

O presidente do D.A., Marcello Yan de Castro e convidados.

 



Acessar notícia

Dando continuidade às atividades extensionistas realizadas em 2023, um grupo de alunos do 1º período da graduação visitou, nos dias 1º e 2 de abril, as instituições Casa de São Rafael e Asilo Betânia da Providência, em Pouso Alegre.

 

A Casa de São Rafael é direcionada à assistência social aos pacientes portadores de câncer em todas as idades. A instituição se mantém com recursos provindos de doações voluntárias, eventos, parcerias e projetos na área de captação. O objetivo é acolher o paciente oncológico carente em tratamento e disponibilizar todo o apoio necessário.

 

Já o Asilo Betânia da Providência presta assistência completa a pessoas idosas nas áreas médica, psicológica e social. A instituição existe há 85 anos, e é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, mantida principalmente a ajuda da comunidade. Atualmente são atendidos 72 idosos.

 

"Nós queremos que o conhecimento produzido na faculdade consiga ultrapassar os seus muros e chegue na sociedade. Só que é um caminho de mão dupla, porque nós queremos que os nossos alunos transmitam, mas também recebam algo. Assim a formação acadêmica ganha um cunho social que sensibiliza melhor o profissional que a gente forma aqui na Faculdade de Direito do Sul de Minas", destacou o coordenador dos projetos, Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho.

 

 

Visita à Casa de São Rafael

Crédito das fotos: Luan Rodrigues - acadêmico do 1º Período D 

 

 

 

 

Visita ao Asilo Betânia da Providência



Acessar notícia

Levar conhecimento e informação sobre o universo jurídico e educacional para as instituições de ensino de Pouso Alegre e região. Com este objetivo, a Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) segue a todo vapor com o Projeto FDSM nas Escolas.

 

O mês de abril iniciou com eventos nos dias 2 e 3, ministrados pelo Prof. Carlos Conti nas cidades de Pouso Alegre e Ipuiuna. As palestras são gratuitas, e com conteúdo sempre adequado conforme a realidade e necessidades da escola.

 

No dia 2 de abril, foi realizado um Bate-Papo com os Professores na Escola Estadual Cristiano Machado, em Ipuiuna. A palestra motivacional abordou diversos aspectos pedagógicos que envolvem a realidade escolar dos jovens nos dias atuais. Participaram 38 professores.

 

Já nos dias 3, 8, 9 e 10 de abril o Prof. Conti esteve com os alunos do ensino das seguintes instituições: Colégio Anglo, Colégio Foch, Colégio Fênix, Curso Inteligência e Ação (Estiva), Colégio Maranatha, Centro Educativo Vida Nova (Camanducaia) e Escola Estadual João Ribeiro da Silva (Gonçalves).

 

As palestras são voltadas para alunos e educadores, e sempre com temas relacionados ao Direito, educação e motivação para uma carreira de sucesso. Somente neste ano a FDSM já esteve em instituições de Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Ipuiúna, São Sebastião da Bela Vista, Camanducaia e Gonçalves.

 

A FDSM agradece a excelente receptividade das escolas, e está à disposição da comunidade para eventos gratuitos com os estudantes do ensino médio. Mais informações: 35 3449-8124.

 

Palestra no Colégio Anglo, em Pouso Alegre.

 

 

Palestra na Escola Estadual João Ribeiro da Silva, em Gonçalves.   

 

 

Palestra no Colégio Fênix, em Pouso Alegre.

 

 

Palestra na FDSM, com os alunos do Curso Inteligência e Ação.

 

 

Bate-Papo com os Professores na Escola Estadual Cristiano Machado, em Ipuiuna.

 

 

 

Palestra no Colégio Foch, em Pouso Alegre.

 

 

 



Acessar notícia

Os alunos da FDSM iniciaram no dia 21 de março a edição 2024 do Projeto de Extensão Câmara Universitária e Monitoria do Parlamento Jovem, que neste ano será coordenado pela Profª Ma. Jéssica Pereira Arantes Konno Carrozza.

 

O projeto é uma iniciativa da Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho em parceria com Câmara Municipal e a FDSM, e tem como objetivo promover o envolvimento dos graduandos e mestrandos em Direito com as atividades do Poder Legislativo local voltadas à comunidade externa, especialmente a Câmara Mirim e a Câmara Jovem.

 

Na Câmara Universitária, no primeiro semestre, serão trabalhados temas políticos filosóficos com os alunos da Câmara Mirim e Jovem, por meio de debates e reflexões, abordando os pensamentos utilitário, libertário e da deontologia de Kant. No segundo semestre será desenvolvida a Ouvidoria Mirim e Jovem, na qual os alunos escolhem o tema que irão trabalhar e posteriormente colhem sugestões com os colegas nas suas respectivas escolas. As propostas são compiladas e as demandas mais solicitadas encaminhadas para o Poder Público.

 

Já na Monitoria do Parlamento Jovem os acadêmicos desenvolverão atividades com os estudantes do Ensino Médio participantes do projeto Parlamento Jovem de Minas. Neste ano, o tema será Melhorias no Ensino Escolar.

"O intuito desse Projeto de Extensão é aproximar os nossos alunos das atividades do Poder Legislativo de Pouso Alegre, para que eles possam ter vivência e experiência no direito público, direito administrativo, teoria do Estado e políticas públicas. Lá eles terão a oportunidade de monitorar a formação política dos jovens estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, bem participar na construção de projetos de lei que podem beneficiar a nossa cidade e região", destacou a Profª Ma. Jéssica Pereira Arantes Konno Carrozza. coordenadora do projeto.

 

Para a mestranda Maria Fernanda Pereira Rosa, atual coordenadora municipal do Parlamento Jovem, os projetos da Escola do Legislativo, apresentam através de uma abordagem única, grandes transformações na vida dos participantes. "Debater em um espaço de comunicação não-violenta é essencial para o crescimento e amadurecimento dos jovens do PJ, Câmara Mirim e Jovem. Os temas discutidos são extremamente relevantes e o contato com as diferenças amplia o debate capacidade de diálogo entre os integrantes. É uma grande alegria poder colaborar com a Assembleia Legislativa em conjunto com a Escola do Legislativo de Pouso Alegre", destacou.

 

Confira as fotos da primeira semana de atividades, realizadas nos dias 21 e 25 de março.

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Março

Aprimorar de forma completa o conhecimento jurídico dos alunos, sob o ponto de vista histórico, cultural e educacional. Esta é uma das premissas do curso de Direito da FDSM, e os eventos acadêmicos contemplam tal diferencial.

 

O mais recente tema abordado foi o Bicentenário da Constituição de 1824, em simpósio realizado no dia 25 de março. O evento foi ministrado pelo Prof. Me. Luiz Tarcísio de Paiva Costa, Profª Ma. Marina Helena Vieira da Silva e pelo egresso e mestrando Ricardo Biaso Ribeiro de Oliveira.

 

“A realização desta atividade para comemorar o bicentenário da constituição do Império de 1824 no Brasil é de extrema importância por uma série de razões históricas, culturais e educacionais. Este evento não apenas celebra um marco significativo na história do Brasil, mas também oferece uma oportunidade valiosa para reflexão, análise crítica e aprendizado”, destacou o Prof. Luiz Tarcísio.

 

 

Sobre a Constituição de 1824

 

A Constituição de 1824 foi a que vigorou por mais tempo, até a Proclamação da República em 1889. oi outorgada pelo imperador Dom Pedro I em 25 de março de 1824 e regeu as leis do país por 65 anos.

 

Oito meses depois do Grito da Independência, a primeira Assembleia Constituinte foi instalada em maio de 1823 no Rio de Janeiro. O parlamento reuniu 84 representantes de 14 províncias para debater as cláusulas da Carta Magna. Seis meses depois, diante da proposta que limitava os poderes do monarca, Dom Pedro I dissolveu a Assembleia e nomeou um Conselho de Estados para elaborar uma Constituição que garantisse plenos poderes a ele.

 

Com 179 artigos, o texto que passou a valer em 1824 estabeleceu que o Brasil era uma monarquia constitucional, hereditária e representativa. E concedeu ao imperador poderes ilimitados como chefe supremo da nação.

 

O país adotou como oficial a Religião Católica Apostólica Romana, deixando livres os demais cultos de forma privada. A Constituição assegurou a liberdade de expressão, o direito à propriedade e o fim do foro privilegiado. As eleições seriam indiretas e censitárias. Pessoas pobres, religiosos, mulheres, escravos, indígenas e filhos dependentes economicamente não tinham direito a voto.

 

O Brasil já teve seis versões diferentes da Carta Magna antes da Constituição Cidadã em vigor no país, e a Constituição de 1824 foi a que vigorou por mais tempo, até a Proclamação da República em 1889. (Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/ )

 

 

O mestrando Ricardo Biaso e os professores Luiz Tarcísio de Oliveira Costa e Marina Vieira.

 

Evento contou com a presença de alunos e egressos.

 

 



Acessar notícia

No sábado, dia 23 de março, aconteceu na Faculdade de Direito do Sul de Minas a palestra “Alerta Amber”, ministrada pela acadêmica e vice-presidente do Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, Mayara Turchetti Oliveira, e pelo Prof. Me. Altair Mota Machado, coordenador do evento.

 

O objetivo da palestra foi apresentar noções gerais de como o Alerta Amber funciona, como surgiu e como poderá acontecer a aplicabilidade do Alerta no Brasil. Durante o evento, foi apresentada também uma análise dos principais motivos do grande número de crianças desaparecidas no Brasil e no mundo.

 

O que é o Alerta Amber?

 

O programa Amber Alert é um sistema de alertas urgentes estabelecido nos Estados Unidos – e adotado pelo Brasil – que é ativado em alguns casos de rapto ou sequestro de crianças. Este sistema dispara publicações nas plataformas da Meta para anunciar a descrição da criança seqüestrada, além de descrições de qualquer indivíduo suspeito de envolvimento no crime.

 

Como o Amber Alert funciona?

 

Quando uma criança desaparece ou é sequestrada, o Amber Alerts é ativado e um comunicado especial é encaminhado às plataformas da Meta para publicar o alerta no raio de até 160km do local do fato ocorrido.

 

Fonte: https://amberalertbrasil.mj.gov.br/

 

 

A aluna Mayara Turchetti Oliveira.

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

As Oficinas de Petição "Estratégias Eficientes para a Advocacia Moderna", promovidas pelo Diretório Acadêmico em parceria com a Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), aconteceram com grande sucesso nos dias 20, 21 e 22 de março. 

 

No dia 20 de março foi abordado o tema Exploração de técnicas avançadas para o desenvolvimento de petições iniciais, com o egresso e advogado Dr. Robson Eduardo Brandão Krepp. O Prof. Dr. Elias Kallás Filho, coordenador da graduação, dirigiu a mesa de trabalhos, com a participação da aluna Maria Alice Ponce.

 

Já no dia 21 a Oficina foi sobre Estratégias eficientes na elaboração da contestação: abordagens práticas e jurídicas, com o Dr. Claudinei Ferreira Moscardini Chavasco. A Profª Dra. Estela Vieira coordenou a mesa diretora dos trabalhos, com a participação do aluno Yago Vinícius Pereira Andrade.

 

A Oficina de encerramento na 6ª feira, 22, foi sobre o tema “Análise crítica das petições judiciais sob a ótica do Poder Judiciário, com ênfase em clareza, concisão e conformidade às normas processuais”, com a Dra. Juliana Mendes Pedrosa, Juíza em Pouso Alegre. A mesa de trabalhos foi coordenada pelo Prof. Me. Murillo Franco Camargo, Juiz do Trabalho em PA, com a participação do aluno Marcello Yan de Castro, presidente do Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão.

 

 

OFICINA DE ABERTURA: 20 DE MARÇO

O egresso e advogado Dr. Robson Eduardo Brandão Krepp abordou o tema Exploração de técnicas avançadas para o desenvolvimento de petições iniciais.

 

Evento contou com a presença de alunos e egressos.

 

O Coordenador da graduação, Prof. Dr. Elias Kallás Filho, e a acadêmica Maria Alice Ponce. 

 

A acadêmica Maria Alice Ponce, que compôs a mesa diretora dos trabalhos.

 

A acadêmica Maria Alice Ponce, o egresso e advogado Dr. Robson Eduardo Brandão Krepp, o presidente do Diretório Acadêmico, aluno Marcello Yan de Castro, e o Prof. Dr. Elias Kallás Filho.

 

 

OFICINA DO DIA 21 DE MARÇO

 

Dr. Claudinei Ferreira Moscardini Chavasco abordou o tema Estratégias eficientes na elaboração da contestação: abordagens práticas e jurídicas.

 

Evento foi prestigiado por alunos, egressos e profissionais do Direito.

 

A Profª Dra. Estela Vieira coordenou a mesa diretora dos trabalhos, com a participação do aluno Yago Vinícius Pereira Andrade.

 

 

OFICINA DO DIA 22 DE MARÇO

 

Análise crítica das petições judiciais sob a ótica do Poder Judiciário, com ênfase em clareza, concisão e conformidade às normas processuais foi o tema abordado pela Dra. Juliana Mendes Pedrosa, Juíza em Pouso Alegre. 

 

 

Alunos da graduação presentes no evento.

 

 

A mesa de trabalhos foi coordenada pelo Dr. Murillo Franco Camargo, Juiz do Trabalho em Pouso Alegre, com a participação do aluno Marcello Yan de Castro, presidente do Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão.

 



Acessar notícia

Os alunos do 1º Período da graduação da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) participaram, nesta 4ª feira, dia 20 de março, de um júri simulado. A atividade extraclasse, referente à disciplina Introdução ao Estudo do Direito, foi coordenada pelo Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, e aconteceu no Salão do Júri da Instituição.

 

De acordo com o Prof. Rafael, o júri fundamentou-se na clássica obra “ O caso dos Exploradores de Caverna (The Case of the Speluncean Explorers) publicada em 1949 pelo jurista britânico e professor de Harvard, Lon L. Fuller. A narrativa conta a história de cinco amigos que exploravam uma caverna quando aconteceu um desmoronamento. Eles ficaram presos, e o difícil resgate culminou na morte acidental de diversos socorristas. Há vários dias presos na caverna e, a ponto de morrerem de inanição, os exploradores resolveram assassinar um membro do grupo para servir de alimento e garantir a sobrevivência dos demais. Homicídio ou estado de necessidade? Um crime brutal ou uma situação de exceção? Este foi o caso a ser analisado e julgado pelos alunos.

 

A atividade contou com grande participação e envolvimento das três turmas, nos períodos da manhã e noite. A capacidade de argumentação dos acadêmicos ingressantes foi elogiada pelo professor. “A desenvoltura dos alunos foi ótima, e essa atividade permite a eles o exercício da oratória e do raciocínio jurídico, que são essenciais ao profissional de Direito. E na FDSM, isso é trabalhado desde o início do curso. Parabéns para todas as equipes de acusação e defesa, e parabéns também para os jurados que foram muito perspicazes na análise do caso”, concluiu o professor.

 

JÚRI COM OS ALUNOS DO 1º PERÍODO D.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JÚRI COM OS ALUNOS DO 1º PERÍODO A.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JÚRI COM OS ALUNOS DO 1º PERÍODO B.

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

No sábado, dia 16 de março, aconteceu na FDSM a palestra “Tutela Constitucional da Pessoa”, com o Prof. Dr. Ricardo Alves de Lima. O evento contou com a participação dos alunos em modo presencial e on-line.


O objetivo da palestra foi promover uma reflexão sobre as situações jurídicas existenciais dentro do Direito Civil, que se fundamentam na pessoa, centro em torno do qual se estruturam os direitos fundamentais e da personalidade.



 



 



 




Acessar notícia

Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos alunos ingressantes, a fim de prepara-los para desenvolverem ao máximo o seu potencial acadêmico, a FDSM iniciou neste sábado, dia 9, o Curso Gratuito Português Descomplicado para as turmas do 1º período.

 

O Prof. Marcelo Rolim, um dos profissionais mais bem conceituados de Pouso Alegre e região, com ampla experiência na área, é o responsável por ministrar o curso às turmas do 1º Período. Serão três encontros presenciais aos sábados, e ao final será concedido certificado.

 

A aluna Rayssa Brito Gonçalves elogiou a primeira aula. “Minha experiência com essa primeira aula foi a melhor possível. A língua portuguesa já é complexa por si só, e dentro do mundo jurídico ela é uma arma que tem que ser manejada com a melhor técnica possível. E esse curso está possibilitando para nós o aprimoramento dessas técnicas, e é sempre bom revisar os conteúdos de português, que são tão úteis no nosso dia a dia”, disse.

 

As próximas aulas do curso acontecerão nos dias 16 e 23 de março. Mais informações e inscrições – clique aqui.

 

 

 

 



Acessar notícia

Nos dias 6, 7 e 8 de março aconteceu na FDSM a Semana da Mulher, promovida pelo Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão com o apoio da faculdade.

 

A palestra de abertura foi sobre o tema A importância do Direito para combater a violência obstétrica, com a médica e professora Dra. Fiorita Gonzales Lopes Mundim. O objetivo foi analisar a importância do direito para o combate da violência obstétrica, além de explicar em que consiste tal violência.

 

Além da palestrante, compuseram a mesa diretora dos trabalhos a Profª Ma. Marcela Duarte e as alunas Ana Clara Maritan Resende e Rebeca de Souza Oliveira.

 

Já na 5ª feira, dia 7, aconteceu um Cine FDSM com a transmissão e discussão do filme O Renascimento do Parto, com a Profª Mª Jéssica Pereira Arantes Konno Carrozza. Após a exibição, foi realizado feito um breve debate mediado pela acadêmica Sabrina Ramos Gonçalves 

 

E na sexta-feira, 8 de março, aconteceu a Mesa Redonda Múltiplos saberes no enfrentamento a violência contra a mulher, com a Ma. Larissa Lemos Faria e a psicóloga Esp. Mariana Pereira da Rocha. As mediadoras foram a Profª Ma. Maria Eunice de Oliveira Costa e a acadêmica e vice-presidente do D.A., Mayara Turchetti.

 

 

Crédito das fotos: Isabelle Brandão 

 

REGISTROS DO EVENTO DO DIA 6 DE MARÇO

 

 

 

 

 

 

 

REGISTROS DO EVENTO DO DIA 7 DE MARÇO

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Nos dias 7 e 8 de março, a equipe do Escritório Modelo da FDSM realizou um treinamento com os alunos selecionados para estágio durante o ano de 2024. As atividades foram ministradas pelos professores José Carlos da Silva Oliveira, gestor do Escritório Modelo, e Matheus de Souza Garcia, advogado responsável pelo setor.

 

No dia 7 de março o treinamento foi ministrado pelo Prof.  Matheus, e aconteceu no Laboratório de Informática da FDSM. O objetivo foi apresentar e integrar os alunos ao sistema de atendimento e trabalhos do setor com relação à prática de estágio.

 

Já no dia 8 de março o treinamento foi realizado pelo Prof. Me. José Carlos da Silva Oliveira, gestor do Escritório Modelo, especificamente com os alunos selecionados para o setor de Mediação e Conciliação.

 

Os alunos selecionados foram: Iago José Faccio, Maira Ribeiro Moreira e Renata Pereira de Carvalho Vasconcelos Luz (área cível); Guilherme Lisboa Baltar, Juliana Evelyn da Silva Faria e Samira Mendes de Freitas (área de direito previdenciário); e Celmara Funchal Matos do Amaral e Maria Eduarda Fernandes de Paula (conciliação e mediação).

 

A FDSM deseja sucesso aos novos estagiários!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Com temas impactantes e grande presença de público, o I Seminário de Direito Contemporâneo abriu oficialmente, nos dias 28 e 29 de fevereiro, e 01º de março, a temporada dos grandes eventos acadêmicos realizados pelo Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão. Foram três dias de palestras sobre temas relevantes e atuais, com grandes nomes do Direito.

 

Na quarta-feira, 28 de março, o Seminário foi aberto com a palestra O Judiciário e a Política com o Professor, advogado e consultor, Dr. Georghio Tomelin. Já na quinta-feira, 29, o Juiz Federal da 1ª Vara do Trabalho de Pouso Alegre, Dr. Fábio Gonzaga de Carvalho, abordou com os alunos o tema Trabalho escravo na contemporaneidade: uma análise sob a perspectiva do Poder Judiciário.

 

Encerrando o evento, no dia 1º de março, aconteceram as palestras Direito Penal Contemporâneo com o advogado e Presidente da Comissão Estadual de Assuntos Penitenciários da OAB/MG, Dr. Maikon Vilaça, e Marketing Jurídico e Ética Profissional, com a Advogada e Conselheira Subseccional da OAB, Dra. Isabela Maia.

 

O I Seminário de Direito Contemporâneo do Diretório Acadêmico contou com a participação dos professores Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior, Me. Luiz Tarcísio de Paiva Costa e Me. José Augusto de Carvalho Neto, e o apoio da FDSM.

 

 

Registros da Abertura do Seminário, no dia 28 de fevereiro.

 

 

 

 

 

Registros da palestra de 29/02/24

Crédito das fotos: Victória Junqueira

 

 

 

 

 

 

Registros da palestra de 01/03/24

Crédito das fotos: Victória Junqueira

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Fevereiro

Com o objetivo de beneficiar e valorizar os seus alunos, a FDSM conta com o Programa Bolsa Estímulo, que concede bolsas parciais de estudos aos alunos da graduação com melhor desempenho acadêmico durante o semestre. A Bolsa Estimulo existe desde 2004, e beneficia os seis melhores alunos de cada turma com bolsas de até 30%.

 

Segundo o Coordenador Financeiro da faculdade, Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende, o Programa vem de encontro ao principal compromisso da FDSM: promover e valorizar o ensino de qualidade e a dedicação aos estudos. “Temos muita satisfação em proporcionar aos nossos alunos este benefício, que é uma forma de reconhecimento ao esforço deles. Quando valorizamos o bom desempenho acadêmico, estamos incentivando-os para que sejam profissionais responsáveis e dedicados em suas carreiras. Sabemos que o comprometimento de cada um se refletirá na formação e no futuro promissor que sonhamos para todos”, destaca.

 

Saiba quem foram os alunos destaque do 2º semestre de 2023 - clique aqui.

 

Alunos do 5º D que obtiveram melhor desempenho no 2º semestre de 2023.

 

Alunos do 3º B que obtiveram melhor desempenho no 2º semestre de 2023.

 

Alguns dos alunos do 7º D que obtiveram melhor desempenho no 2º semestre de 2023.

 

Alunos do 9º D que obtiveram melhor desempenho no 2º semestre de 2023.

 

Alguns dos alunos do 3º D que obtiveram melhor desempenho no 2º semestre de 2023.

 

Alguns dos alunos do 7º A que obtiveram melhor desempenho no 2º semestre de 2023.

 

Alguns dos alunos do 9º B que obtiveram melhor desempenho no 2º semestre de 2023.

 

Alunos do 5º B que obtiveram melhor desempenho no 2º semestre de 2023.

 

Alunos do 5º A que obtiveram melhor desempenho no 2º semestre de 2023.

 

Alunos do 9º A que obtiveram melhor desempenho no 2º semestre de 2023.

 



Acessar notícia

O Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, tradicional órgão de representação dos alunos da Faculdade de Direito do Sul de Minas, empossou sua nova diretoria para a gestão 2024. A equipe que integra a chapa “Renova D.A.” tomou posse na sexta-feira, dia 9 de fevereiro, com a presença de alunos, egressos, professores, autoridades e familiares dos novos membros.

 

Os professores José Augusto de Carvalho Neto, Luis Tarcísio de Paiva Costa, Maria Eunice de Oliveira Costa e Angelo Junqueira Guersoni prestigiaram a solenidade de posse. Também participaram os ex-presidentes e egressos Gustavo Freitas, e Igor Tavares, vereador pelo município de Pouso Alegre.

 

A nova diretoria é formada por alunos engajados nas questões acadêmicas, com participação em programas de monitoria, pesquisa, ações sociais. São eles:

 

  • Marcello Yan de Castro - Presidente
  • Mayara Turchetti Oliveira – Vice-Presidente
  • Ana Gabriela Onisto Oliveira – Tesoureira
  • Ana Clara Maritan Resende – 1ª Vice-Tesoureira
  • Yago Vinícius Pereira Andrade – Secretário
  • Giovana Bonini Simões – 1ª Vice-Secretária
  • Vitor Hugo Ribeiro Silva – 1º Suplente
  • Maria Alice Ponde – 2ª Suplente
  • Sabrina Ramos Gonçalves – 3ª Suplente
  • Maria Clara da Silva Souza – Conselheira Fiscal

 

A comunidade acadêmica da FDSM parabeniza os novos integrantes do Diretório Acadêmico, desejando-lhes muito sucesso!

 

Os novos membros da diretoria do D.A. com os professores Luís Tarcísio de Paiva Costa (esq.), Maria Eunice de Oliveira Costa e José Augusto de Carvalho Neto (dir).

 

O Prof. Luís Tarcísio de Paiva Costa em seu discurso de homenagem aos novos membros da diretoria.

 

O aluno Marcello Yan de Castro, novo presidente do D.A. em seu discurso de posse.

 

Alunos, professores, autoridades e egressos da FDSM, bem como amigos e familiares dos novos membros da diretoria prestigiaram o evento.

 

Marcello Yan de Castro - Presidente

 

Mayara Turchetti Oliveira – Vice-Presidente

 

Ana Gabriela Onisto Oliveira – Tesoureira

 

Ana Clara Maritan Resende – 1ª Vice-Tesoureira

 

Yago Vinícius Pereira Andrade – Secretário

 

Giovana Bonini Simões – 1ª Vice-Secretária

 

Vitor Hugo Ribeiro Silva – 1º Suplente

 

Maria Alice Ponce – 2ª Suplente

 

Sabrina Ramos Gonçalves – 3ª Suplente

 

Maria Clara da Silva Souza – Conselheira Fiscal



Acessar notícia

Uma viagem no tempo, rumo à tão sonhada formatura na graduação em Direito da FDSM. Esse foi o tema do evento “Viagem no Tempo”, realizado no dia 5 de fevereiro e que compôs a primeira aula dos alunos ingressantes de 2024.

 

A aula especial com os professores Carlos Conti e Rafael Simioni aconteceu no Salão Nobre. Os professores propuseram aos estudantes uma reflexão sobre vivências do passado, presente e o futuro que almejam para suas vidas.

 

Ao final, foi realizada uma formatura simbólica, para que os novos alunos experimentassem a sensação de subir no palco do Salão Nobre daqui a cinco anos, para o grande momento da Colação de Grau, em janeiro de 2029.

 

Desejamos sucesso aos novos talentos do Direito!

 

 

Evento com os alunos do Diurno.

 

 

 

Evento com os alunos do Noturno.

 

 



Acessar notícia

A convite da direção da ETE (Escola Técnica de Eletrônica) FMC, os professores Me. Carlos Alberto Conti Pereira e Dr. Ricardo Alves Lima participaram do evento Momento de Acolhida, realizado no sábado, dia 3 de fevereiro, no Auditório Sinhá Moreira, em Santa Rita do Sapucaí/MG.,

 

O evento reuniu educadores, estudantes e seus familiares para a palestra com o tema Responsabilidade Parental pelo uso da internet pelos filhos menores, ministrada pelos professores da FDSM.

 

Agradecemos a direção da ETE pelo convite, desejando um excelente ano letivo a toda a comunidade escolar!

 

 



Acessar notícia

Janeiro

Encerrando as solenidades oficiais de formatura, no dia 24 de janeiro, 4ª feira, aconteceu na Faculdade de Direito do Sul de Minas a Colação de Grau da 23ª Turma da Graduação em Direito/Período Diurno.

 

Familiares, amigos, professores, colaboradores e autoridades prestigiaram os novos bachareis em Direito. Foram homenageados os professores Luiz Tarcísio de Paiva Costa (paraninfo), Ricardo Alves de Lima (patrono) e José Augusto de Carvalho Neto (nome de turma). 

 

Também receberam homenagens especiais os professores Rafael Alem Mello Ferreira e Cristiano Thadeu e Silva Elias, e os colaboradores administrativos João Vieira Machado e Jander Henrique Rodrigues dos Reis.

 

A FDSM parabeniza todos os alunos, desejando-lhes muito sucesso em suas carreiras!

 

Cobertura fotográfica completa no Facebook fdsm.oficial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

Em clima festivo e de muita emoção a Faculdade de Direito do Sul de Minas realizou na noite de 3ª feira, dia 23 de janeiro, a solenidade de Colação de Grau da 60ª Turma da Graduação em Direito/Período Noturno, Turmas A e B.

 

O evento foi prestigiado por autoridades, professores, colaboradores e amigos dos formandos, lotando o Salão Nobre da instituição. Foram homenageados os professores Luiz Tarcísio de Paiva Costa como nome de turma, Rafael Alem Melo Ferreira como patrono e José Augusto de Carvalho Neto como paraninfo.  

 

Também receberam homenagens especiais a professora Maria Eunice de Oliveira Costa e os colaboradores administrativos Fernanda Wheby, Edilson Santos e Héder Andrade.

 

A FDSM parabeniza todos os alunos, desejando-lhes muito sucesso em suas carreiras!

 

Cobertura fotográfica completa no Facebook fdsm.oficial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Acessar notícia

O advogado Lucas Teodoro, formado pela FDSM em 2022, conquistou o 1º lugar no concurso para Analista Legislativo da Câmara Municipal de Pouso Alegre. O concurso aconteceu em 2023, e recebeu mais de 8 mil inscrições, com demanda de 574 candidatos por vaga.  

 

Desde a conclusão da graduação já foram quatro aprovações em concursos públicos, sendo dois deles em primeira colocação. Em depoimento, Lucas fala sobre suas conquistas e a gratidão pela FDSM. 

 

Eu me graduei na FDSM no ano de 2022 e, desde então, venho dedicando meus estudos para concursos públicos, sendo aprovado nos quatro concursos que eu prestei. Com poucos meses de estudo já tomei posse em meu 1º cargo público, na Câmara Municipal de Borda da Mata. O concurso da Câmara de Pouso Alegre foi muito disputado, e estou muito feliz com essa aprovação, que me permite sonhar em seguir novos voos, até então, inimagináveis. E, quem sabe, voltar à FDSM para seguir minha trajetória acadêmica cursando mestrado? Instituição a qual externo, em mais essa oportunidade, minha gratidão. 

 

A FDSM parabeniza o egresso pela conquista, desejando muito sucesso em sua carreira.  



Acessar notícia

A FDSM anuncia o período de rematrícula: de 15 a 31 deste mês. Alunos que renovarem suas matrículas e efetuarem o pagamento do boleto irão concorrer automaticamente a uma viagem exclusiva para Brasília, com sorteio em 9 de fevereiro. Para mais detalhes, acesse o regulamento no link abaixo.

 

Além da chance de ganhar a viagem, os participantes terão um abatimento no valor da rematrícula. A FDSM convida os alunos a aproveitarem esta oportunidade única para terem a chance de conhecer Brasília com essa viagem incrível!

 

Todos os alunos que realizarem o processo de rematrícula entre os 3° períodos e 9° estarão concorrendo à viagem. Esta iniciativa reflete o compromisso da FDSM em proporcionar experiências acadêmicas excepcionais que ampliam o desenvolvimento pessoal e acadêmico para que nossos alunos tenham sempre o melhor!

 

Realize sua rematrícula, garanta seu abatimento, realize o pagamento e concorra a essa super viagem!

Regulamento: CLIQUE AQUI E ACESSE O REGULAMENTO  E-book da rematrícula: CLIQUE AQUI E ACESSE

 

Informações de Contato:

WhatsApp:  (35) 9132-9285

E-mail: comercial@fdsm.edu.br 



Acessar notícia
Explore as oportunidades de crescimento acadêmico no campo do Direito com as Disciplinas Isoladas do Mestrado na Faculdade de Direito do Sul de Minas.
Para o 1º semestre de 2024, oferecemos disciplinas especializadas para aprimorar sua compreensão e habilidades.
 
Disciplinas Ofertadas:
 
Efetividade dos Direitos Fundamentais Sociais:
 
• Estado e Administração –  05 vagas
• Constituição e Relações Econômicas – 05 vagas
 
 
Relações Sociais e Democracia:
 
• Teoria Crítica e Democracia – 05 vagas.
• Direitos Sociais e a Proteção Constitucional dos Dir. da Personalidade – 05 vagas.
 
 
 
Conheça o Programa de Mestrado da FDSM: SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA DE MESTRADO
 
Informações de Contato:
 
 
 

Garanta seu lugar nestas disciplinas isoladas para aprimorar sua formação em Direito. Inscreva-se agora e dê o próximo passo para expandir seus conhecimentos!

 



Acessar notícia

Programas
de Bolsas e Financiamentos

A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.

Saiba mais
FIES

Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação

CREDIES

Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação

BOLSA SOCIAL

Programa de bolsas institucional com descontos de até 30% na mensalidade.

PMPA

Programa de Bolsa Estágio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre/MG com bolsas de até 80% na mensalidade.