Logo FDSM

Eventos da FDSM

Ano do Evento: 2024 2023 2022 2021 2020 2019

2024

Março

Publicado em: 11/03/2024 às 10:25
23/03/2024     09:00     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a palestra presencial intitulada "Alerta Amber", que será ministrada pelo Professor Me. Altair Mota Machado e pela acadêmica Mayara Turchetti Oliveira.

Ementa: A palestra tem como objetivo principal trazer noções gerais de como o Alerta Amber funciona, como surgiu e como poderá acontecer a aplicabilidade do Alerta no Brasil. Além disso, será feito uma análise dos principais motivos do grande número de crianças desaparecidas no Brasil e no mundo.

A atividade ocorrerá no dia 23/03/2024, sábado, as 09h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição.

Duração aproximada: 01h15

Vagas limitadas.



Saber mais
20/03/2024     18:00     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas e o Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão convidam todos os acadêmicos e a comunidade para a Oficina de Petição com o tema "Estratégias Eficientes para a Advocacia Moderna" que será ministrada pelos advogados e egressos Dr. Robson Eduardo Brandão Krepp, Dr. Claudinei Ferreira Moscardini Chavasco e pela Juíza de Direito do TJMG Dra. Juliana Mendes Pedrosa.

Os encontros ocorrerão nos dias 20, 21 e 22/03/2024, quarta a sexta-feira, as 18h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição. Segue programação completa.

Programação:
- 20/03/2024 as 18h: Exploração de técnicas avançadas para o desenvolvimento de petições iniciais com o Dr. Robson Eduardo Brandão Krepp.

FAZER MINHA INSCRIÇÃO PRESENCIAL

- 21/03/2024 as 18h: Estratégias eficientes na elaboração da contestação: abordagens práticas e jurídicas com o Dr. Claudinei Ferreira Moscardini Chavasco.

FAZER MINHA INSCRIÇÃO PRESENCIAL

- 22/03/2024 as 18h: Análise crítica das petições judiciais sob a ótica do Poder Judiciário, com ênfase em clareza, concisão e conformidade às normas processuais com a Dra. Juliana Mendes Pedrosa.

FAZER MINHA INSCRIÇÃO PRESENCIAL

Carga Horária: até 15 horas (05 horas de atividades complementares para cada dia).

Vagas limitadas.



Saber mais
Publicado em: 04/03/2024 às 15:42
16/03/2024     10:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Palestra presencial e que será transmitida ao vivo com o tema "Tutela constitucional da pessoa", sendo ministrada pelo Professor Doutor Ricardo Alves de Lima.

Ementa: O Direito Civil contempla relações jurídicas de ordem patrimonial e existencial. Para a compreensão das situações jurídicas existenciais é necessário o aprofundamento em relação à pessoa, centro em torno do qual se estruturam, na ordem constitucional, os direitos fundamentais e, na ordem civil, os direitos da personalidade.

A atividade ocorrerá no dia 16/03/2024, sábado, as 10h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
13/03/2024     18:00     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Mesa Redonda presencial e que será transmitida ao vivo com o tema "Violência doméstica e acolhimento: a necessidade de um atendimento humanizado", sendo ministrada pelos mestrandos Beatriz Porto Lopes, Iago Penha Maciel, Júlia Klehm Fermino, Kaique Ruan Rezende Santos e Guilherme Gessi Camargo e pelas representantes do CIAMPAR a advogada e egressa Larissa Machado Cruz e a psicóloga Imaculada Efigênia de Moraes da Silva.

Ementa: Os integrantes do Grupo de Inserção Social do PPGD da FDSM "Ampara mulher", em parceria com o CIAMPAR (Centro Integrado de Apoio à Mulher de Pouso Alegre e Região), apresentarão sobre a importância do acolhimento de mulheres e familiares vítimas de violência doméstica, a fim de expor o trabalho da instituição e as diversas ações de combate à violência doméstica em andamento.

A atividade ocorrerá no dia 13/03/2024, quarta-feira, as 18h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.

FAZER MINHA INSCRIÇÃO ON-LINE
FAZER MINHA INSCRIÇÃO PRESENCIAL



Saber mais
11/03/2024     17:30     Câmara Municipal de Pouso Alegre    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos da graduação e os mestrandos para se inscreverem no Projeto de Extensão com o tema "Câmara Universitária e Monitoria do Parlamento Jovem 2024" que será coordenado pela Professora Mestra Jéssica Pereira Arantes Konno Carrozza.

Este projeto é uma iniciativa da Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho em parceria com Câmara Municipal e a FDSM, cujo objetivo é promover o envolvimento dos graduandos e mestrandos em Direito com as atividades do Poder Legislativo local voltadas à comunidade externa, especialmente a Câmara Mirim e a Câmara Jovem.

Na Monitoria do Parlamento Jovem os acadêmicos desenvolverão atividades com os estudantes do Ensino Médio participantes do projeto Parlamento Jovem de Minas. Neste ano, o tema será "Melhorias no Ensino Escolar" e os encontros acontecerão no período entre março e outubro, às segundas-feiras, com início no dia 25/03/2024.

Já na Câmara Universitária, no primeiro semestre, serão trabalhados temas políticos filosóficos com os alunos da Câmara Mirim e Jovem, por meio de debates e reflexões, abordando os pensamentos utilitário, libertário e da deontologia de Kant. Estas abordagens filosóficas são para aguçar a criticidade dos alunos, que é fundamental para a educação cidadã, por meio de reflexões e debates de temas atuais que envolvem toda a sociedade e o papel de cada cidadão no meio em que estão inseridos. No segundo semestre será desenvolvida a Ouvidoria Mirim e Jovem, na qual os alunos escolhem o tema que irão trabalhar e posteriormente colhem sugestões com os colegas nas suas respectivas escolas. As propostas são compiladas e as demandas mais solicitadas encaminhadas para o Poder Público. As atividades serão desenvolvidas de março a novembro, às quintas-feiras, iniciando em 21/03/2024.

Os encontros semanais acontecerão as 17h30 na Câmara Municipal de Pouso Alegre, conforme calendário disponível para consulta no Núcleo de Extensão.

As inscrições serão realizadas pessoalmente no Núcleo de Extensão ou através do e-mail extensao@fdsm.edu.br no período entre 05/03 e 19/03/2024.

Vagas limitadas.

Informações: Secretaria do Núcleo de Extensão (extensão@fdsm.edu.br e 3449-8125).


Saber mais
09/03/2024     09:30     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o CCXIX Simpósio presencial e que será transmitido ao vivo com o tema "SUS - Efetivação de Direito e sua (ins)sustentabilidade econômico-financeiro", sendo ministrado pelo Professor Mestre Julio Cesar da Silva Tavares e pela egressa e Diretora Administrativa do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, Jusselma de Paiva Reis.

Ementa: SUS - O modelo de financiamento e a realidade nos estabelecimentos de saúde.

A atividade ocorrerá no dia 09/03/2024, sábado, as 09h30, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais
Publicado em: 29/02/2024 às 11:21
09/03/2024     08:00     Sala de aula 3ºB    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida os acadêmicos do 1º período da graduação para o Curso de Extensão presencial e gratuito com o tema "Português Descomplicado" que será ministrado pelo Professor Marcelo Rolim.

O curso ocorrerá na sala de aula do terceiro período B (localizada no segundo piso do prédio sede), aos sábados, das 08h às 11h, nas seguintes datas: 09, 16 e 23/03/2024.

Público-alvo: Alunos do 1º período da graduação.

Vagas limitadas.



Saber mais
06/03/2024     18:00     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas e o Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão convidam todos os acadêmicos e a comunidade para a Semana da Mulher com o tema "Bem-estar e os direitos das mulheres no século XXI" que será ministrada pelas convidadas Dra. Fiorita Gonzales, Ma. Jéssica Pereira Arantes Konno Carrozza, Ma. Larissa Lemos Faria e Esp. Mariana Pereira da Rocha.

As atividades ocorrerão nos dias 06, 07 e 08/03/2024, quarta a sexta-feira, às 17h e às 18h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição. Segue programação completa.

Programação:

06/03/2024 às 18h
- Palestra: A importância do Direito para combater a violência obstétrica com a Médica e Professora Dra. Fiorita Gonzales Lopes Mundim.
Ementa: O objetivo principal da palestra é analisar a importância do direito para o combate da violência obstétrica, além de explicar em que consiste tal violência.

FAZER MINHA INSCRIÇÃO PRESENCIAL

07/03/2024 às 17h
- Cine: Transmissão e discussão do filme "O Renascimento do Parto" com a Professora Ma. Jéssica Pereira Arantes Konno Carrozza.
Ementa: Transmitir o filme que explica um pouco mais sobre a violência obstétrica, onde milhares de mulheres que procuram serviços de saúde na hora parto, infelizmente, sofrem diversos tipos de violências, ocasionando traumas significativos. Além disso, após a exibição do filme será feito um breve debate.

FAZER MINHA INSCRIÇÃO PRESENCIAL

08/03/2024 às 18h
- Mesa Redonda: Múltiplos saberes no enfrentamento a violência contra a mulher com a Ma. Larissa Lemos Faria e a psicóloga Esp. Mariana Pereira da Rocha.

FAZER MINHA INSCRIÇÃO PRESENCIAL

Carga Horária: até 15 horas (05 horas de atividades complementares para cada dia).

Vagas limitadas.



Saber mais
02/03/2024     09:30     Salão do Tribunal do Júri e Webinarjam    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Palestra presencial e que será transmitida ao vivo com o tema "As Constituições e o direito estão morrendo?", sendo ministrada pela Professora Mestra Jéssica Pereira Arantes Konno Carrozza.

Ementa: A internet e seus avanços oferecem inúmeras ferramentas que facilitam o nosso dia a dia, como o acesso à informação, a transparência, a diversidade e a comunicação. Ao mesmo tempo, apresenta novos perigos como a superexposição, a venda de dados de usuários, a polarização, doenças e vícios. E são essas novidades que nos possibilita questionar os limites impostos pelas Constituições e pelo direito em uma sociedade hiperconectada.

A atividade ocorrerá no dia 02/03/2024, sábado, às 09h30, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição e será transmitida ao vivo na plataforma Webinarjam.

ATENÇÃO ALUNOS: para se inscrever utilize o e-mail cadastrado na FDSM.



Saber mais

Fevereiro

28/02/2024     18:00     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas e o Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão convidam todos os acadêmicos e a comunidade para o I Seminário de Direito Contemporâneo do D.A. que será ministrado pelos convidados Dr. Georghio Tomelin, Dr. Fábio Gonzaga de Carvalho, Dra. Isabela Maia e Dr. Maikon Vilaça.

A atividade ocorrerá nos dias 28 e 29/02 e 01/03/2024, quarta a sexta-feira, a partir das 18h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição. Segue programação completa.

Programação:

28/02/2024 às 18h
- Palestra 01: O Judiciário e a Política com o Professor, advogado e consultor Dr. Georghio Tomelin

FAZER MINHA INSCRIÇÃO PRESENCIAL

29/02/2024 às 18h
- Palestra 02: Trabalho escravo na contemporaneidade: uma análise sob a perspectiva do Poder Judiciário com o Juiz Federal da 1ª Vara do Trabalho de Pouso Alegre Dr. Fábio Gonzaga de Carvalho.

FAZER MINHA INSCRIÇÃO PRESENCIAL

01/03/2024 às 18h
- Palestra 03:
Expositor 01: Marketing Jurídico e Ética Profissional com a Advogada e Conselheira Subseccional da OAB Dra. Isabela Maia.
Expositor 02: Direito Penal Contemporâneo com o Advogado e Presidente da Comissão Estadual de Assuntos Penitenciários da OAB/MG Dr. Maikon Vilaça.

FAZER MINHA INSCRIÇÃO PRESENCIAL

Carga Horária: até 15 horas (05 horas de atividades complementares para cada dia).

Vagas limitadas.



Saber mais
24/02/2024     09:00     Salão do Tribunal do Júri    Saiba mais
A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para o CCXVIII Simpósio presencial intitulado "A tecnologia e a economia cognitiva: desafios jurídicos na era digital", sendo ministrado pelos Professores Dr. Paulo José Libardoni, Mestre Marcos Tulio de Souza Bandeira e Ma. Magna Aguiar de Lacerda, egressa desta instituição.

Ementa: Direito e Tecnologia. Perspectivas contemporâneas do Direito. Universo de atuação jurisdicional. Mercado de Trabalho e os novos profissionais do Direito. Direito Fundamental ao trabalho. Formação jurídica na era digital.
A atividade ocorrerá no dia 24/02/2024, sábado, às 09h, no Salão do Tribunal do Júri desta instituição.

Duração aproximada: 02h30

Vagas limitadas.




Saber mais

Programas
de Bolsas e Financiamentos

A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.

Saiba mais
FIES

Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação

CREDIES

Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação

BOLSA SOCIAL

Programa de bolsas institucional com descontos de até 30% na mensalidade.

PMPA

Programa de Bolsa Estágio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre/MG com bolsas de até 80% na mensalidade.