DIREITO, ARTE E LITERATURA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES

29/08 a 09/10/2020, sexta às 17h ou sábado às 10h

Analisar obras artísticas (literárias/artísticas) a fim de refletir criticamente sobre o direito.

A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos para o Curso de Extensão com o tema "Direito, Arte e literatura: diálogos interdisciplinares" que será ministrado pelos Professores Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre e Dr. Rafael Lazzarotto Simioni.

Ementa: O direito e as artes (lato sensu), no horizonte das disciplinaridades, são universos de inteligibilidade autônomos. No entanto, o cruzamento entre eles é absolutamente frutífero para se pensar os institutos jurídicos, a relação entre direito natural e direito positivo, a relação entre narratividade, tradição e normatividade etc. Este curso pretende explorar algumas dimensões dessa potencialidade.

Programação:

- 29/08/2020, sábado, às 10h - Livro "A guerra não tem rosto de mulher", Svetlana Alexijevich: narratividade, tradição e normatividade.

- 04/09/2020, sexta-feira, às 17h - Livro "Hamlet", William Shakespeare: o mito da justiça perfeita.

- 12/09/2020, sábado, às 10h - Arte e direito: justiça e bem comum na "Allegoria del Buon Governo" de Ambrogio Lorenzetti.

- 18/09/2020, sexta-feira, às 17h - Livro "A revolução das mulheres", Aristófanes: as potencialidades/provocações convocadas pela comédia.

- 25/09/2020, sexta-feira, às 17h - Entre Themis e Athena: "A Justiça" de Alfredo Ceschiatti no STF.

- 09/10/2020, sexta-feira, às 17h - Antígona, Sófocles: direito natural e/ou direito positivo.

O Curso de Extensão será transmitido ao vivo pela internet na plataforma Webinarjam, com os links de acesso disponibilizados no Portal do Aluno, entre os dias 29/08/2020 e 09/10/2020, sexta-feira, das 17h às 18h30 ou sábados, das 10h às 11h30. Excepcionalmente, algumas datas e ou horários das aulas podem ser alterados sem qualquer prejuízo ao conteúdo programático e também algumas aulas podem ser somente gravadas.

Evento 670 - DIREITO, ARTE E LITERATURA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES