Publicado dia 15/03/2019 - 16:24:00

CICLO DE ESTUDOS AVANÇADOS 23/03/2019, sábado, às 09h.

Inscrições abertas para o Ciclo de Estudos Avançados com o tema "Sociedade e Criminalidade: crítica contemporânea ao modelo punitivo brasileiro" sob a coordenação do Professor Dr. Edson Vieira da Silva Filho.

A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos para o Ciclo de Estudos Avançados com o tema "Sociedade e Criminalidade: crítica contemporânea ao modelo punitivo brasileiro" que será ministrado pelo Professor Dr. Edson Vieira da Silva Filho e por seus monitores Lucas Souza Fuzari e Matheus Maciel Paiva.

Apresentação: O objetivo deste Ciclo de Estudos Avançados é resgatar e fomentar a discussão da criminologia na graduação, além de auxiliar os alunos do 1° período nesta mesma disciplina, atuando, portanto, como monitoria aos mesmos. Isso ocorrerá, pois, a estrutura do Ciclo de Estudos Avançados parte do conteúdo previsto no plano de ensino da disciplina. Contudo, buscando sempre complementá-la a partir de novas reflexões sobre o tema, uma abertura à multidisciplinariedade e debates após as exposições. Trata-se, portanto, de sedimentar este conhecimento lecionado em sala de aula e propiciar, aos alunos dos outros períodos da graduação, um resgate destes temas de suma importância nos dias atuais.

Programa:
1. Criminologia e criminalidade;
2. Interdisciplinaridade e multidisciplinaridade na criminologia;
3. Linhas históricas de criminologia;
4. A escola Clássica;
5. Criminalidade e Ideologia Burguesa;
6 A escola positiva;
7. Criminologia do marxismo;
8. Criminologia e Direito Penal: correlação operativa;
9. Métodos da pesquisa criminológica;
10. Fenomenologia geral da criminalidade – o crime e o mundo concreto;
11. O reducionismo estatístico das agências oficiais da criminalidade;
12. Mudanças sociais e criminalidade: guerra, crise das instituições, crises sociais.

O Ciclo de Estudos iniciará no dia 23/03/2019, sábado, das 09h às 11h, na sala de aula do 3º período B, localizada no segundo piso do prédio sede desta instituição.

Os encontros estão previstos para ocorrer nas seguintes datas: 23/03; 13/04; 11/05 e 08/06/2019.

Vagas limitadas: Serão distribuídas 15 vagas para os alunos da graduação, exceto os alunos do 1º período que poderão assistir livremente as exposições.
Cód 444: Ciclo de Estudos Avançados