Logo FDSM

OFICINA DE BONECAS ABAYOMIS

13/11/2018, terça-feira, às 17h30.

Inscrições abertas para a Oficina de Bonecas Abayomis sob a coordenação das Professoras Ana Carolina de Faria Silvestre e Denise Aparecida Gomes dos Santos.


A Faculdade de Direito do Sul de Minas convida todos os acadêmicos e a comunidade para a Oficina de Bonecas Abayomis que será ministrada pela acadêmica Renata Lopes de Oliveira Teixeira, integrante do Projeto de Extensão "Observatório de Direitos Humanos". Este será mais um evento em comemoração ao mês da Consciência Negra.

Ementa: Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e, a partir deles, criavam pequenas bonecas que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá. Sem costura alguma, as bonecas não possuem demarcação de olho, nariz ou boca, para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas. Participe da oficina de bonecas! Um mergulho na tradição e na história africano-brasileira!

Importante: traga uma tesoura para confeccionar a sua boneca.

A atividade ocorrerá no dia 13/11/2018, terça-feira, às 17h30, na Sala 02 do Núcleo de Prática Jurídica, localizada no quarto piso do prédio anexo desta instituição de ensino.

Vagas limitadas.
 

Programas
de Bolsas e Financiamentos

A chance de você realizar o seu sonho está cada vez mais próxima. São diversas opções de bolsas, e uma delas combina com você.

Saiba mais
FIES

Financiamento Estudantil do MEC destinado a financiar a graduação

CREDIES

Crédito Educacional que permite o pagamento de 50% do curso após a conclusão da graduação

BOLSA SOCIAL

Programa de bolsas institucional com descontos de até 30% na mensalidade.

PMPA

Programa de Bolsa Estágio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre/MG com bolsas de até 80% na mensalidade.